Categoria: São Paulo

Perícia aponta que vídeo com suposta orgia entre João Doria e cinco mulheres é montagem

Da Redação SPRIO+ • 25/10/2018 • 4 meses atrás




Análise das imagens mostra que rosto do candidato foi inserido digitalmente sobre a face de outro homem

Uma análise realizada pela perita criminal e advogada Roselle Sóglio aponta que o vídeo íntimo de um homem com pelo menos cinco mulheres, divulgado amplamente nas redes sociais na terça-feira (23), foi manipulado digitalmente para mostrar o rosto de João Doria, candidato ao governo do estado pelo PSDB, sobre a face de uma outra pessoa. O laudo foi produzido a pedido de VEJA SÃO PAULO.

Logo em uma análise superficial, alguns detalhes chamaram a atenção da perita. Em primeiro lugar, o homem deitado na cama olha continuamente na mesma direção, sem interagir com as mulheres. “Ele parece artificial, não esbanja nenhuma reação e fica estático na maior parte do tempo, o que não seria o caso num momento como aquele”, diz.

Outro ponto que despertou seu interesse foi a iluminação direcionada do espaço, que teria o propósito de esconder o rosto da pessoa. Segundo a especialista, a montagem não foi realizada sobre um vídeo qualquer da internet. Ou seja, as pessoas estavam naquele quarto com o intuito de gravar exatamente aquelas imagens. “O cenário foi montado de forma a colaborar com as alterações digitais que seriam realizadas depois”, diz.

Com o uso de um software forense de origem canadense, Roselle concluiu que o responsável pela manipulação criou uma espécie de “máscara digital” de João Doria, colando-a sobre as imagens reais do “ator” do vídeo. Em programas como o Adobe Premiere Pro, é possível inserir traços individuais de uma pessoa, como olheiras, papadas e contornos, um a um”, diz.

Como as intervenções no computador deixam marcas nos vídeos originais, o software forense detectou que há uma espécie de mancha no pescoço do homem. Além disso, em certos momentos, uma das mãos desaparece parcialmente, e o lábio, que deveria se mexer, fica estático.

A manipulação das cenas também seria perceptível quando uma das mulheres joga uma calcinha sobre a cama. “Em um vídeo normal, espera-se um movimento contínuo. Neste caso, claramente houve um corte”, diz Roselle Sóglio. A advogada e perita criminal atou em casos de grande repercussão nos últimos anos, como os de Isabella Nardoni (menina morta pelo pai e a madrasta), Elize Matsunaga (esquartejou o marido) e Marcelo Pesseguini (menino que teria matado os pais policiais e outros familiares).

Confirma abaixo a íntegra da conclusão da perícia:

  • “As imagens sofreram interpolações sequenciais na linha do tempo de exposição, o que caracteriza fraude imagética.

  • O vídeo objeto da análise apresenta máscaras sobrepostas sobre o rosto de outra pessoa, visualizando-se ainda movimentos disruptivos de pescoço, posicionamento ocular e montagens abruptas durante a passagem dos frames;

  • Observou-se ainda mudança de contraste e nitidez sutil na iluminação do cenário;

  • Anatomicamente, percebe-se uma mudança na sombra do arco orbital do personagem do sexo masculino, bem como no depressor da porção esquerda do lábio da referida pessoa;

  • A análise ainda revelou que, o flanco esquerdo do rosto do homem, mais especificamente na região labial, apresenta discrepância quanto a sua estaticidade, mostrando-se uma dinâmica artificial.

  • Observou-se na sequência em apreço uma derivação ocular do personagem na cena de movimento, o que evidencia manipulação de filtros específicos para reconstrução do rosto.

  • Foram constatados também curvas e granulados pesados na estética do vídeo, bem como manipulação do cenário no que se refere à iluminação para que esta minimize a possibilidade de constatação das alterações introduzidas e do posicionamento da câmera e do personagem do sexo masculino.

Apesar de indicar que o resultado da perícia é “100% conclusivo”, a profissional afirma que o laudo está sujeito a uma “reanálise”, caso surjam fatos novos que impactem suas conclusões. Um exemplo disso seria o aparecimento do arquivo original e do equipamento usado para a gravação do vídeo em questão.

No dia da divulgação das imagens, João Doria gravou um vídeo ao lado de sua mulher, Bia Doria, em que desmente a sua presença na orgia. Nesta quarta (24), procurado por VEJA SÃO PAULO para comentar o resultado da perícia, o candidato afirmou: “Meu completo repúdio a esse método de fazer campanhas com fake news e manipulação de vídeos. É uma vergonha que material desse tipo seja usado em uma campanha política”. O político pretende ingressar com uma ação na Justiça Eleitoral para pedir a punição dos responsáveis.

Fonte: Veja SP



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade

Últimas noticias

Economia

Nascidos em março e abril começam a receber abono salarial do PIS 2017

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O abono salarial do Programa de Integração Social (PIS), ano-base 2017, começa a ser pago esta semana para …

4 horas atrás
Cidades, Destaque

Dutra terá interdições para obra da via Cambuí nesta semana

Foto: Charles Moura/PMSJC
Entre a noite e a madrugada desta segunda-feira (18), a via Dutra terá interdições parciais e totais na …

7 horas atrás
Cidades, Destaque

Rodovia dos Tamoios tem queda de barreira neste domingo

Uma queda de barreira foi registrada na tarde deste domingo (17) no trecho de serra, km 71,8 da Rodovia dos …

7 horas atrás
Esporte

Taubaté perde para Juventus e segue sem vencer na Série A-2

O Burro da Central visitou o Juventus da Mocca nesta manhã de domingo (17), em busca de voltar a vencer …

1 dia atrás
Destaque, Esporte, Política

Após tragédia no Ninho do Urubu, CTs são fiscalizados e interditados

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Após a tragédia no Ninho do Urubu, que matou dez atletas da base do Flamengo, as autoridades passaram a …

1 dia atrás
Esporte

Taubaté visita o Juventus visando a recuperação na Série A2

Depois de três jogos sem vitória, o Taubaté visita o Juventus da Mocca, neste domingo (17), na Rua Javari, às …

2 dias atrás
Esporte

Na estreia de Ricardo Navajas, Vôlei Taubaté vence Itapetininga

O Taubaté recebeu o Itapetininga neste sábado (16), em jogo que marcou a estreia do técnico interino Ricardo Navajas no …

2 dias atrás
Esporte

Vôlei São José perde a quarta seguida na Superliga B

O São José Vôlei recebeu o Juiz de Fora nesta tarde de sábado (16) buscando a primeira vitória na Superliga …

2 dias atrás
Cidades, Destaque, Polícia

Justiça barra evento Bloco do Pimenta em Caçapava

A Justiça barrou a realização do evento bloco do pimenta que aconteceria neste sábado em Caçapava. A decisão judicial foi …

2 dias atrás
Cidades

São José tem cerca de 80 mil animais nas ruas; número de adoções cresce

Foto: Rogério Marques/OVale
São José dos Campos tem mais de 80 mil animais abandonados nas ruas, à espera de um amigo. …

2 dias atrás