Categoria: O Vale, Tecnologia

Lançamento de satélite do ITA é adiado nos EUA

Da Redação SPRIO+ • 20/11/2018 • 2 meses atrás




Previsto para ocorrer na tarde desta segunda-feira, o lançamento do nanossatélite ITASAT-1 foi adiado por problemas técnicos na Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia (EUA). Uma nova data de lançamento ainda não foi definida.

A informação foi confirmada pela AEB (Agência Espacial Brasileira) e pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), de São José dos Campos, parceiros no desenvolvimento do pequeno satélite, que é do tamanho de uma caixa de sapatos e pesa 5,2 quilos. Esse tipo de satélite é chamado de cubesat.

O ITASAT-1 será o segundo cubesat do ITA a ser lançado ao espaço — primeiro foi o AESP-14 (janeiro de 2015)– e o quarto do país, incluindo o pioneiro NanosatC-Br1, desenvolvido pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e pela Universidade Federal de Santa Maria.

O nanossatélite do ITA irá ao espaço por meio do foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, que também levará outros satélites ao espaço.

O equipamento do ITA será lançado a cerca de 600 km de altitude e é considerado um passo importante para o projeto brasileiro Garatéa (consórcio de institutos, universidades e empresas), que ambiciona levar um satélite à Lua. O ITASAT-1 faz parte da base tecnológica para a missão lunar Garatéa-L, que planeja colocar uma sonda na órbita lunar.

ITASAT-1 levará um transponder de coleta de dados, desenvolvido pelo Inpe, uma GPS feito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com o IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), em São José e uma placa de sensores, além de câmera comercial e transmissor para rádios amadores.

Iniciado em 2005, o projeto começou com um satélite entre 80 e 100 quilos, mobilizando alunos de graduação, de mestrado e de doutorado de várias universidades do Brasil. O investimento passou de R$ 15 milhões, mas em 2014 a AEB desistiu do projeto.

(O Vale)

Foto: Divulgação.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade

Últimas noticias

Cidades, Destaque

São José recebe caminhão de renegociação de dívidas

A cidade de São José dos Campos vai receber a partir desta terça-feira (22) o caminhão itinerário do Serasa. Ele …

3 horas atrás
Destaque, Economia

Sindicatos querem mobilização nacional contra fechamento da GM

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos defende uma mobilização nacional contra fechamento de fábricas da General Motors …

5 horas atrás
Destaque, Economia

BNDES altera destinação de recursos ao Museu Nacional

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou hoje (21) mudança de finalidade no contrato de financiamento firmado …

6 horas atrás
Economia, O Vale

Comércio eletrônico na RMVale cai 13% no terceiro trimestre

O faturamento real do comércio eletrônico da RMVale atingiu R$ 171,6 milhões no terceiro trimestre de 2018. Entretanto, houve queda …

9 horas atrás
Cidades, Destaque

Biometria e revisão em cartório serão obrigatórias para eleitores de São José dos Campos

Foto: Divulgação/PMSJC.
Para as próximas eleições municipais de 2020, os eleitores de São José dos Campos terão quer realizar obrigatoriamente a …

9 horas atrás
Esporte, Política

Brasil busca verbas para garantir participação na Universidade

Depois de uma edição em que levou a maior delegação de sua história para a olimpíada universitária (Universíade), em 2017, …

13 horas atrás
Esporte

Vôlei Taubaté vence Corinthians pela Superliga

O Vôlei Taubaté visitou o Corinthians neste domingo (20), em partida válida pela segunda rodada do returno da Superliga. O …

1 dia atrás
Esporte

Taubaté vence Penapolense na estreia da Série A2

O Taubaté visitou a Penapolense neste domingo (20), em partida válida pela estreia da equipe na Série A2 do paulista. …

1 dia atrás
Esporte

Vôlei Taubaté visita Corinthians pela Superliga

Após ter disputado a libertadores durante a semana, o Vôlei Taubaté visita o Corinthians neste domingo (20), em partida válida …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Cidades que têm guarda municipal armada apresentaram queda de homicídios, aponta estudo

Um estudo feito com o apoio de professores da FGV mostra que as cidades que armaram suas guardas municipais após …

2 dias atrás