Categoria: Cultura, Política

Desmatamento na Amazônia aumenta 13,7% em um ano

Da Redação SPRIO+ • 24/11/2018 • 3 semanas atrás




O desmatamento na Amazônia aumentou 13,7% entre agosto de 2017 e julho deste ano. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (23) pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A área total desmatada alcançou 7,9 mil quilômetros quadrados (km²), enquanto no período anterior o desmatamento foi de 6.947 km². Os estados que apresentaram os índices mais elevados de desmatamento foram: Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas.

Os ministérios esclarecem que, apesar de ter aumentado em relação ao ano passado, o desmatamento registrado neste ano foi reduzido em 72% em relação à taxa de 2004, quando o governo federal iniciou o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm). O resultado também representa 60% da meta prevista na Política Nacional sobre Mudança do Clima.

A medição do território desmatado é feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes).

As imagens do satélite registram as áreas em que a cobertura florestal primária foi completamente removida em mais de 6,25 hectares, independente da finalidade.

Uso alternativo do solo

A nota conjunta dos ministérios explica ainda que estabeleceu um procedimento para sistematizar as informações sobre as áreas que são autorizadas para retirada de vegetação para uso alternativo do solo. A medida, segundo o governo, visa dar maior transparência e aperfeiçoar a diferença entre o desmatamento ilegal e o autorizado pelos órgãos ambientais.

Dados preliminares do Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) mostram que, em 2018, a área autorizada para supressão vegetal foi de 615 km², enquanto no ano anterior foi de 499,7 km².

O levantamento aponta ainda que foi autorizada a exploração de 12.891.252 metros cúbicos (m³) de madeira em tora. Deste total, 8.583.159 m³ foram explorados.

Ações de combate

O Ministério do Meio Ambiente ressaltou que as ações de fiscalização ambiental e de combate ao desmatamento na Amazônia foram intensificadas desde o ano passado. Segundo a pasta, este ano o número de autuações pelo Ibama aumentou 6%.

O total de áreas embargadas cresceu 56%, o volume de madeira apreendida subiu 131% e o de equipamentos apreendidos, 183% neste último levantamento em relação aos resultados das operações contra ações ilegais do ano anterior.

As ações de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também cresceram. Em 2018, de acordo com o ministério, aumentaram em 40% as autuações, 20% as áreas embargadas e 40% as apreensões de madeira e equipamentos feitas pelo ICMBio.

A pasta acrescenta ainda que foram criadas mais 2 unidades de conservação de uso sustentável, que totalizam mais 600 mil hectares. No período, também foram instaurados pela Polícia Federal mais de 820 procedimentos contra crimes relacionados ao desmatamento ilegal, como lavagem de dinheiro, tráfico de armas, drogas e animais e trabalho escravo.

(Agência Brasil)

Foto: Agência Brasil.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade

Últimas noticias

Cidades, Destaque, Geral

Carvalho Pinto terá interdições no trecho de Taubaté a partir de segunda-feira

foto: divulgação.
A rodovia Carvalho Pinto, na região entre Guararema e Taubaté, em ambos os sentidos, sofrerão interdições alternadas entre todas …

7 horas atrás
Cidades, São Paulo

MPF oferece 27 denúncias à Justiça por fraudes na lei Rouanet

O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo encaminhou à Justiça 27 denúncias na Operação Boca Livre, que investigava um …

8 horas atrás
Cidades, Destaque

Quase 300 objetos são localizados pelas equipes da via NovaDutra na rodovia

Perder objetos e documentos é algo que pode ocorrer no nosso dia a dia. Mas imagine perder um sofá, uma …

8 horas atrás
Agenda Cultural, Cidades, Cultura

2º Festival da Cerveja Artesanal de Ilhabela começa nesta sexta-feira (14)

A segunda edição do Festival da Cerveja Artesanal de Ilhabela começa nesta sexta-feira (14). O evento será na Praça Coronel …

9 horas atrás
Cidades, O Vale

Vazamento afeta abastecimento de bairros em Jacareí

Bairros de Jacareí terão oscilação no abastecimento de água nesta sexta-feira (14). De acordo com o SAAE (Serviço Autônomo de Água …

9 horas atrás
Cidades, Destaque, Economia

Governador eleito João Doria divulga plano para a privatização do aeroporto de São José dos Campos

foto: Claudio Vieira/PMSJC
Em coletiva de imprensa realizada ontem em São Paulo, João Doria (PSDB) divulgou os planos de governo da sua …

12 horas atrás
Cidades, Destaque, O Vale, Saúde

RMVale tem 11 cidades em alerta para dengue e zika

foto: divulgação.
Quase um em cada três municípios da região do Vale do Paraíba está em estado de alerta para surto …

15 horas atrás
Destaque, Economia, Geral, O Vale

Consumidor do Vale usa 13.º para quitar dívidas e comprar presente, diz pesquisa

foto: Adenir Brito.
Pesquisa da ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos mostra que 32,4% dos consumidores vão …

15 horas atrás
Cidades, Destaque, O Vale, Política

Câmara faz alteração em cargos e corta 21 funcionários comissionados

foto: Flávio Pereira/CMSJC.
Sob pressão, a Câmara de São José dos Campos aprovou nesta quinta-feira um aumento para 15% no percentual …

15 horas atrás
Agenda Cultural, Destaque

Festival de Cosplay, cover de Beatles e festival de rap são destaques na agenda deste fim de semana

Sem programação para este fim de semana? Confira o que a SP Rio + separou para você.
A banda araraquarense The …

16 horas atrás