19 de abril de 2024
São José dos Campos 22° C
Parcialmente nublado
Dollar R$ 5,201
19/04
SJC 22° C
R$ 5,201




Categoria: Cultura, Política

Desmatamento na Amazônia aumenta 13,7% em um ano

Redação SPRIO+ • Publicado em 24/11/2018, às 9:45 • Atualizado em 24/11/18, às 9:05

O desmatamento na Amazônia aumentou 13,7% entre agosto de 2017 e julho deste ano. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (23) pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A área total desmatada alcançou 7,9 mil quilômetros quadrados (km²), enquanto no período anterior o desmatamento foi de 6.947 km². Os estados que apresentaram os índices mais elevados de desmatamento foram: Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas.

Os ministérios esclarecem que, apesar de ter aumentado em relação ao ano passado, o desmatamento registrado neste ano foi reduzido em 72% em relação à taxa de 2004, quando o governo federal iniciou o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm). O resultado também representa 60% da meta prevista na Política Nacional sobre Mudança do Clima.

A medição do território desmatado é feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes).

As imagens do satélite registram as áreas em que a cobertura florestal primária foi completamente removida em mais de 6,25 hectares, independente da finalidade.

Uso alternativo do solo

A nota conjunta dos ministérios explica ainda que estabeleceu um procedimento para sistematizar as informações sobre as áreas que são autorizadas para retirada de vegetação para uso alternativo do solo. A medida, segundo o governo, visa dar maior transparência e aperfeiçoar a diferença entre o desmatamento ilegal e o autorizado pelos órgãos ambientais.

Dados preliminares do Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) mostram que, em 2018, a área autorizada para supressão vegetal foi de 615 km², enquanto no ano anterior foi de 499,7 km².

O levantamento aponta ainda que foi autorizada a exploração de 12.891.252 metros cúbicos (m³) de madeira em tora. Deste total, 8.583.159 m³ foram explorados.

Ações de combate

O Ministério do Meio Ambiente ressaltou que as ações de fiscalização ambiental e de combate ao desmatamento na Amazônia foram intensificadas desde o ano passado. Segundo a pasta, este ano o número de autuações pelo Ibama aumentou 6%.

O total de áreas embargadas cresceu 56%, o volume de madeira apreendida subiu 131% e o de equipamentos apreendidos, 183% neste último levantamento em relação aos resultados das operações contra ações ilegais do ano anterior.

As ações de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também cresceram. Em 2018, de acordo com o ministério, aumentaram em 40% as autuações, 20% as áreas embargadas e 40% as apreensões de madeira e equipamentos feitas pelo ICMBio.

A pasta acrescenta ainda que foram criadas mais 2 unidades de conservação de uso sustentável, que totalizam mais 600 mil hectares. No período, também foram instaurados pela Polícia Federal mais de 820 procedimentos contra crimes relacionados ao desmatamento ilegal, como lavagem de dinheiro, tráfico de armas, drogas e animais e trabalho escravo.

(Agência Brasil)

Foto: Agência Brasil.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade













Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.

+ noticias

Cidades, Mais Destaques

Estacionamento do Colinas terá festival para fãs de churrasco, cerveja e rock

O estacionamento do Colinas Shopping vai virar palco do Villa Barbecue, um festival de churrasco com cortes de carne, sobremesas, …

24 horas atrás
Esporte, Mais Destaques

São José e Jacareí jogam pelo título da Copa Caipira de rugby neste sábado

A Copa Caipira 2024 de rugby chega à sua última rodada com destaque para o aguardado Clássico Caipira entre Jacareí …

1 dia atrás
Cidades, Destaque

Hospital da Retaguarda reabre para internações a partir de segunda-feira (22) em SJC

O Hospital da Retaguarda na Vila Industrial reabre exclusivamente para internações a partir da próxima segunda-feira (22) em São José.
A …

1 dia atrás
Cidades, Mais Destaques

TJ atende pedido de desistência do Estado em ação para demolições de casas na Vila Sahy, em São Sebastião

O Tribunal de Justiça de São Paulo atendeu ao pedido do Governo do Estado, de desistência do processo para demolições …

1 dia atrás
Cidades, Mais Destaques

São José inicia campanha de vacinação contra brucelose, raiva e manquinha

A Prefeitura de São José dos Campos anunciou que a campanha de vacinação contra brucelose, raiva e manquinha, começará nesta …

1 dia atrás
Cidades, Destaque

Além de cerimônia na capela, noivos poderão fazer festa de casamento no Vicentina Aranha

A Capela Sagrado Coração de Jesus, dentro do Parque Vicentina Aranha, sem dúvidas é um dos lugares mais charmosos para …

1 dia atrás
Cidades, Mais Destaques

Chegada de frente fria derruba temperaturas no Vale do Paraíba

Uma massa de ar frio de origem polar chegou ao Brasil e vai derrubar as temperaturas no Vale do Paraíba …

1 dia atrás
Esporte, Mais Destaques

Nicholas renova com o São José até o final do Paulista A2 de 2025

O São José Esporte Clube concluiu a renovação de contrato do meia-atacante Nicholas Ienczczak até o final do Paulista A2 …

1 dia atrás
Cidades, Mais Destaques

Taubaté negocia prorrogar contrato com SPDM para administração do HMUT

A Prefeitura de Taubaté negocia a prorrogação do contrato com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), atual …

2 dias atrás
Colunas, Esporte, Mais Destaques

Franco, destaque da Portuguesa Santista, é o novo reforço do São José

O São José Esporte Clube anunciou a contratação do meio-campista Franco, de 31 anos, com o intuito de reforçar a …

2 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - SP RIO+ 2024 © Todos os direitos reservados