Categoria: Cidades, Destaque, Especiais

O que é um (ou vários) pontinho amarelo em São José dos Campos?!

Da Redação SPRIO+ • 7/12/2018 • 2 meses atrás




por Gabriel Santana

Dias atrás um amigo me chamou pra conversar e, logo de cara, disse que estava “amando as bikes de minion“, se referindo as bicicletas compartilhadas que foram recentemente implantadas em São José dos Campos, minha cidade.

Ele, que é de Itajubá (MG) mas chegou aqui depois de anos em BH, completou dizendo que “a galera tava espalhando [as bicicletas] geral!”. E não é que ele percebeu uma realidade?!

Em todos os lugares que passo, seja nas principais avenidas ou até mesmo nas ruazinhas paralelas na região central da cidade, lá estão elas. Às vezes paradas nos locais incorretos, como nas calçadas, onde há (ou deveria haver) livre circulação de pedestres; às vezes amontoadinhas em local apropriado, esperando o próximo “passageiro”. “A ideia de deixar a bike em qualquer lugar é muito, muito boa, mas tem usuário que tá deixando a bike atravessada no meio da calçada, atrapalhando a passagem e a mobilidade de outros usuários, como pedestres e cadeirantes”, diz a jornalista e professora universitária, Kátia Zanvettor, 40.

foto: Charles Moura/PMSJC

Na cidade que, mesmo sendo do interior, é grande e totalmente industrial – com trânsito, muitas vezes, cheio de carros levando pessoas da casa para o trabalho e vice versa – a nova forma de locomover tem ganhado o coração dos joseenses. A estudante de direito Sarah Mutti, 18, disse que amou a ideia. “É uma ótima iniciativa e alternativa pra quem não quer ficar parado no trânsito e uma forma mais sustentável de poder andar pela cidade”, comentou. Ah, se eu não sabia como funcionava o app que dá acesso às bikes, agora eu sei, graças a jovem usuária. Ela me contou que, ao parar de andar e finalizar o uso, o aplicativo mostra a distância percorrida, quantas calorias foram para os ares,  o tempo utilizado e o quanto de CO² você deixou de emitir por optar pelo meio de transporte alternativo. “É muito fofinho!”, finalizou.

foto: arquivo pessoal/Sarah Mutti.

A Kátia, que comentei no início, disse que gostou da ideia, mas que ela demorou para aparecer em São José. “A ideia é ótima, mas chegou tarde na cidade. Precisa aumentar o numero de bicicletas e pontos disponíveis. Precisa ter bike adaptada para mamães e papais com filhos pequenos e precisa ter mais informação para o usuário”, pontua. 

foto: Gabriel Santana

Entre usuários completamente felizes e as sugestões que, naturalmente, vêm com qualquer novidade, os pontinhos amarelos se espalham pela área de abrangência do #BikeSanja, em São José dos Campos. Duas empresas dividem a frota de bicicletas compartilhadas (Yellow e Samba), cobrando valores iguais: R$ 1,00 por 15 minutos de uso. Se a tendência a usar esse meio de locomoção crescer, a saúde e o meio ambiente com certeza irão agradecer. 

Bom passeio!



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade

Últimas noticias

Cidades, Destaque

São José recebe caminhão de renegociação de dívidas

A cidade de São José dos Campos vai receber a partir desta terça-feira (22) o caminhão itinerário do Serasa. Ele …

3 horas atrás
Destaque, Economia

Sindicatos querem mobilização nacional contra fechamento da GM

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos defende uma mobilização nacional contra fechamento de fábricas da General Motors …

6 horas atrás
Destaque, Economia

BNDES altera destinação de recursos ao Museu Nacional

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou hoje (21) mudança de finalidade no contrato de financiamento firmado …

6 horas atrás
Economia, O Vale

Comércio eletrônico na RMVale cai 13% no terceiro trimestre

O faturamento real do comércio eletrônico da RMVale atingiu R$ 171,6 milhões no terceiro trimestre de 2018. Entretanto, houve queda …

9 horas atrás
Cidades, Destaque

Biometria e revisão em cartório serão obrigatórias para eleitores de São José dos Campos

Foto: Divulgação/PMSJC.
Para as próximas eleições municipais de 2020, os eleitores de São José dos Campos terão quer realizar obrigatoriamente a …

10 horas atrás
Esporte, Política

Brasil busca verbas para garantir participação na Universidade

Depois de uma edição em que levou a maior delegação de sua história para a olimpíada universitária (Universíade), em 2017, …

13 horas atrás
Esporte

Vôlei Taubaté vence Corinthians pela Superliga

O Vôlei Taubaté visitou o Corinthians neste domingo (20), em partida válida pela segunda rodada do returno da Superliga. O …

1 dia atrás
Esporte

Taubaté vence Penapolense na estreia da Série A2

O Taubaté visitou a Penapolense neste domingo (20), em partida válida pela estreia da equipe na Série A2 do paulista. …

1 dia atrás
Esporte

Vôlei Taubaté visita Corinthians pela Superliga

Após ter disputado a libertadores durante a semana, o Vôlei Taubaté visita o Corinthians neste domingo (20), em partida válida …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Cidades que têm guarda municipal armada apresentaram queda de homicídios, aponta estudo

Um estudo feito com o apoio de professores da FGV mostra que as cidades que armaram suas guardas municipais após …

2 dias atrás