Categoria: Destaque, Educação, O Vale

Mais de 950 presos da RMVale estão inscritos para o Enem PPL 2018

Da Redação SPRIO+ • 10/12/2018 • 1 mês atrás




Em um recorte regional, 956 detentos das cidade de Caraguatatuba, Potim, São José dos Campos, Taubaté e Tremembé farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). A prova será aplicada a 13.870 reeducandos no estado de São Paulo, um aumento de mais de 26% em relação ao ano passado.

O Enem PPL é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é exigido o mesmo conteúdo do exame feito para as pessoas que estão em liberdade. A diferença é o local da aplicação da prova, que neste caso é realizada nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional de cada unidade federativa do Brasil.

As provas acontecem na próxima terça e quarta-feira (11 e 12) no período da tarde, a partir das 13h30, sendo que no primeiro dia os estudantes entram mais cedo para preencher um questionário socioeconômico. No dia 11, serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos, de Ciências Humanas e de Redação. Na segunda etapa, dia 12, os presos respondem às questões de Ciências da Natureza e de Matemática. Os reeducandos têm cinco horas e trinta minutos para concluir o exame, o tempo é contato a partir da autorização do aplicador responsável.

Para a preparação deste ano, a maioria dos presídios participantes têm grupos de estudo coordenados por monitores da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e por professores das escolas vinculadas – desde 2013 o ensino nos estabelecimentos penais é oferecido por docentes da rede pública, por meio da parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Secretaria de Estado da Educação. Atualmente, mais de 33 mil presos estudam no ensino formal e não formal (cursos profissionalizantes, extracurriculares, atividades complementares) em todo o estado.

(O Vale)

Foto: Divulgação/SAP



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade

Últimas noticias

Cidades, Destaque

São José recebe caminhão de renegociação de dívidas

A cidade de São José dos Campos vai receber a partir desta terça-feira (22) o caminhão itinerário do Serasa. Ele …

3 horas atrás
Destaque, Economia

Sindicatos querem mobilização nacional contra fechamento da GM

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos defende uma mobilização nacional contra fechamento de fábricas da General Motors …

5 horas atrás
Destaque, Economia

BNDES altera destinação de recursos ao Museu Nacional

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou hoje (21) mudança de finalidade no contrato de financiamento firmado …

6 horas atrás
Economia, O Vale

Comércio eletrônico na RMVale cai 13% no terceiro trimestre

O faturamento real do comércio eletrônico da RMVale atingiu R$ 171,6 milhões no terceiro trimestre de 2018. Entretanto, houve queda …

9 horas atrás
Cidades, Destaque

Biometria e revisão em cartório serão obrigatórias para eleitores de São José dos Campos

Foto: Divulgação/PMSJC.
Para as próximas eleições municipais de 2020, os eleitores de São José dos Campos terão quer realizar obrigatoriamente a …

9 horas atrás
Esporte, Política

Brasil busca verbas para garantir participação na Universidade

Depois de uma edição em que levou a maior delegação de sua história para a olimpíada universitária (Universíade), em 2017, …

13 horas atrás
Esporte

Vôlei Taubaté vence Corinthians pela Superliga

O Vôlei Taubaté visitou o Corinthians neste domingo (20), em partida válida pela segunda rodada do returno da Superliga. O …

1 dia atrás
Esporte

Taubaté vence Penapolense na estreia da Série A2

O Taubaté visitou a Penapolense neste domingo (20), em partida válida pela estreia da equipe na Série A2 do paulista. …

1 dia atrás
Esporte

Vôlei Taubaté visita Corinthians pela Superliga

Após ter disputado a libertadores durante a semana, o Vôlei Taubaté visita o Corinthians neste domingo (20), em partida válida …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Cidades que têm guarda municipal armada apresentaram queda de homicídios, aponta estudo

Um estudo feito com o apoio de professores da FGV mostra que as cidades que armaram suas guardas municipais após …

2 dias atrás