Categoria: Cultura, Destaque, O Vale

Instituto Embraer celebra os 50 anos do voo do Bandeirante com instalação artística

Da Redação SPRIO+ • 11/12/2018 • 1 mês atrás




foto: divulgação/Embraer.

Um dos marcos da aviação civil nacional, o avião Bandeirante, da Embraer, acaba de ganhar uma instalação artística que traz nas entrelinhas a sua importância na história: “Primeiro sopro”.

Inspirada na flor Dente-de-Leão, a escultura assinada por Carmela Rocha e Marko Brajovic está exposta no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, local onde a obra poderá ser vista diariamente por cerca de 100 mil pessoas.

A obra recria em estruturas de aço três flores e possui quatro metros de altura e quase cinco metros de largura. A parte de cima possui um núcleo de aço que foi perfurado e de onde partem hastes. Na ponta de cada uma delas, a réplica de um avião Bandeirante impresso em 3D. São, ao todo, 480 elementos.

“Foi um trabalho de engenharia complexo. Levamos quatro meses entre criação, adaptação e validação do projeto, estudos técnicos e produção”, afirmou Brajovic.

Aniversário.

A obra tem o objetivo de transmitir – para o maior número de pessoas e de forma lúdica – a coragem e a fé que moveram os profissionais responsáveis pela fabricação do Bandeirante e o voo realizado em 1968.

“A ideia inicial é comemorar os 50 anos da Embraer (que será completado em 2019) neste ano, em que nós celebramos ainda os 50 anos do primeiro vôo do Bandeirante”, afirmou Thaís Marçon, coordenadora de cultura e memória do Instituto Embraer. “E a obra traz o avião como o sopro que fez com que a indústria da aeronáutica fosse desenvolvida no Brasil e que fomentou a aviação comercial regional. E o Bandeirante representa isso: ele é o grão do que a Embraer veio a se tornar”, continuou.

“Abrir as portas do aeroporto para essa exposição é uma forma de dar os parabéns a uma das maiores e mais importantes fabricantes de aeronaves do mundo”, afirmou Gustavo Figueiredo, presidente do GRU Airport.

Hi-Tech.

Viajantes que passarem pelo aeroporto no período da exposição, além de ver as obras, poderão tirar fotos com dispositivos eletrônicos, e, por meio de uma tecnologia de realidade aumentada, pequenos aviões aparecerão voando na imagem.

Serviço.

A obra está no Check-in G, Terminal 3, no aeroporto (Rod. Hélio Smidt, s/nº – Cumbica, Guarulhos). A entrada é gratuita.

fonte: OVALE.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade

Últimas noticias

Cidades, Destaque

São José recebe caminhão de renegociação de dívidas

A cidade de São José dos Campos vai receber a partir desta terça-feira (22) o caminhão itinerário do Serasa. Ele …

3 horas atrás
Destaque, Economia

Sindicatos querem mobilização nacional contra fechamento da GM

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos defende uma mobilização nacional contra fechamento de fábricas da General Motors …

5 horas atrás
Destaque, Economia

BNDES altera destinação de recursos ao Museu Nacional

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou hoje (21) mudança de finalidade no contrato de financiamento firmado …

6 horas atrás
Economia, O Vale

Comércio eletrônico na RMVale cai 13% no terceiro trimestre

O faturamento real do comércio eletrônico da RMVale atingiu R$ 171,6 milhões no terceiro trimestre de 2018. Entretanto, houve queda …

9 horas atrás
Cidades, Destaque

Biometria e revisão em cartório serão obrigatórias para eleitores de São José dos Campos

Foto: Divulgação/PMSJC.
Para as próximas eleições municipais de 2020, os eleitores de São José dos Campos terão quer realizar obrigatoriamente a …

9 horas atrás
Esporte, Política

Brasil busca verbas para garantir participação na Universidade

Depois de uma edição em que levou a maior delegação de sua história para a olimpíada universitária (Universíade), em 2017, …

13 horas atrás
Esporte

Vôlei Taubaté vence Corinthians pela Superliga

O Vôlei Taubaté visitou o Corinthians neste domingo (20), em partida válida pela segunda rodada do returno da Superliga. O …

24 horas atrás
Esporte

Taubaté vence Penapolense na estreia da Série A2

O Taubaté visitou a Penapolense neste domingo (20), em partida válida pela estreia da equipe na Série A2 do paulista. …

1 dia atrás
Esporte

Vôlei Taubaté visita Corinthians pela Superliga

Após ter disputado a libertadores durante a semana, o Vôlei Taubaté visita o Corinthians neste domingo (20), em partida válida …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Cidades que têm guarda municipal armada apresentaram queda de homicídios, aponta estudo

Um estudo feito com o apoio de professores da FGV mostra que as cidades que armaram suas guardas municipais após …

2 dias atrás