Categoria: Cultura, Destaque, O Vale

Destruída por criminosos, casa de cultura Júlio Neme será reaberta em São Francisco Xavier

Da Redação SPRIO+ • 12/12/2018 • 1 mês atrás




foto: Danilo Ferreira/FCCR.

Neste sábado (15), às 10h, ocorre a reabertura da casa de cultura Julio Neme, no distrito de São Francisco Xavier. O espaço, que havia sido destruído após a ação de criminosos em julho de 2017, foi reconstruído – a priori – com as mesmas características do prédio anterior, porém, com sua estrutura ampliada.

Na ocasião da ocorrência, homens armados explodiram a agência bancária do Santander, vizinha ao prédio da casa de cultura. Este, acabou sendo atingido pela explosão e teve a sua estrutura condenada pela Defesa Civil. Assim, o espaço teve de ser demolido.

“Depois de longa negociação com o banco, conseguimos viabilizar junto a sua seguradora a reconstrução do prédio. Este nos foi entregue no mês passado para que fizéssemos os últimos arremates, como a divisão interna em drywall (placa de gesso), conforme as nossas necessidades, e a colocação do mobiliário. “Agora, pronto, o espaço será entregue de volta à comunidade”, afirmou Aldo Zonzini, presidente da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), instituição que responde pelo espaço.

Segundo dados da fundação, a Julio Neme atende cerca de 250 pessoas em oficinas fixas e outras 500 em atividades extras, como eventos esporádicos realizados no local.

Nessa nova configuração, o banco deixou de fazer parte da estrutura do prédio. Por consequência, a casa teve seu espaço ampliado em 30%.

“A construção ficou bonita e muito bem feita”, elogiou Zonzini. “As atividades culturais, que estavam sendo realizadas temporariamente em outros locais do distrito, retornam para o seu espaço de origem, mas agora em um local mais adequado e estruturado”, informou.

Boas-vindas.

A programação de abertura, na praça Cônego Manzi (em frente a casa de cultura), começa com a apresentação da Banda de Santana, às 10h.

Na sequência, às 10h30, enquanto o grupo Caixa de Histórias apresenta a peça infantil “A casa de dentro da gente”; ocorre também uma exposição fotográfica de Danilo Ferrara, aberta a visitação.

Às 11h30, uma roda de viola com café comunitário ganha agenda, com Oliveira Neto e amigos. Entre às 14h e às 16h, ocorrerá uma oficina de Histórias em Quadrinhos. Mas, quem continuar na praça, às 14h30, poderá se divertir com a apresentação musical do grupo Dedinho de Prosa.

Fechando a programação, apresentação musical com a Orquestra Possível.

A entrada para todas as atividades será gratuita.

fonte: OVALE.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade

Últimas noticias

Cidades, Destaque

São José recebe caminhão de renegociação de dívidas

A cidade de São José dos Campos vai receber a partir desta terça-feira (22) o caminhão itinerário do Serasa. Ele …

3 horas atrás
Destaque, Economia

Sindicatos querem mobilização nacional contra fechamento da GM

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos defende uma mobilização nacional contra fechamento de fábricas da General Motors …

6 horas atrás
Destaque, Economia

BNDES altera destinação de recursos ao Museu Nacional

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou hoje (21) mudança de finalidade no contrato de financiamento firmado …

6 horas atrás
Economia, O Vale

Comércio eletrônico na RMVale cai 13% no terceiro trimestre

O faturamento real do comércio eletrônico da RMVale atingiu R$ 171,6 milhões no terceiro trimestre de 2018. Entretanto, houve queda …

9 horas atrás
Cidades, Destaque

Biometria e revisão em cartório serão obrigatórias para eleitores de São José dos Campos

Foto: Divulgação/PMSJC.
Para as próximas eleições municipais de 2020, os eleitores de São José dos Campos terão quer realizar obrigatoriamente a …

10 horas atrás
Esporte, Política

Brasil busca verbas para garantir participação na Universidade

Depois de uma edição em que levou a maior delegação de sua história para a olimpíada universitária (Universíade), em 2017, …

13 horas atrás
Esporte

Vôlei Taubaté vence Corinthians pela Superliga

O Vôlei Taubaté visitou o Corinthians neste domingo (20), em partida válida pela segunda rodada do returno da Superliga. O …

1 dia atrás
Esporte

Taubaté vence Penapolense na estreia da Série A2

O Taubaté visitou a Penapolense neste domingo (20), em partida válida pela estreia da equipe na Série A2 do paulista. …

1 dia atrás
Esporte

Vôlei Taubaté visita Corinthians pela Superliga

Após ter disputado a libertadores durante a semana, o Vôlei Taubaté visita o Corinthians neste domingo (20), em partida válida …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Cidades que têm guarda municipal armada apresentaram queda de homicídios, aponta estudo

Um estudo feito com o apoio de professores da FGV mostra que as cidades que armaram suas guardas municipais após …

2 dias atrás