Categoria: Destaque, Geral, Polícia

Investigações contra João de Deus não param durante feriado

Da Redação SPRIO+ • 24/12/2018 • 3 semanas atrás




A força-tarefa do Ministério Público (MP) de Goiás, que investiga as denúncias de crimes sexuais envolvendo o médium João Teixeira de Farias, o João de Deus, de 76 anos, não vai parar neste feriado de Natal nem de Ano Novo. O grupo recebeu 596 relatos de mulheres que se dizem vítimas, das quais 75 já foram ouvidas em Goiás e em outros estados.

Das 255 pessoas identificadas, 23 tinham entre 9 e 14 anos na ocasião dos fatos,  28 entre 15 e 18 anos, e 70 com idade de 19 a 67 anos, segundo os promotores que atuam na força tarefa. Eles citam pelo menos três casos, cujos crimes envolvem estupro, violência sexual mediante fraude e estupro de vulnerável.

Para os promotores, o médium se valia da fé dos freqüentadores, do respeito que tinham por ele e da fragilidade das pessoas, muitas vezes, com graves doenças, para tirar proveito da situação.

João de Deus está preso preventivamente desde o dia 16, no Núcleo de Custódia de Aparecida de Goiânia, a 18 quilômetros da capital. A defesa já recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF), na tentativa de reverter a detenção para prisão domiciliar com tornozeleira.

Interdição

A Superintendência de Saúde em Vigilância de Goiás (Suvisa) fechou o laboratório que funcionava na farmácia da Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia. Segundo os técnicos, no local eram fabricados medicamentos em escala industrial, sem autorização.

De acordo com informações da força-tarefa, a interdição também menciona questões de manipulação contrárias às normas sanitárias e más condições de acondicionamento de instrumento cirúrgico. Houve autuação administrativa, cujo teor será analisado pelos promotores para as devidas responsabilizações.

A imprensa de Goiás informa sobre a existência de nove inquéritos já instaurados contra João de Deus, dos 16 casos denunciados à Polícia Civil até momento. Em um deles, já concluído, o médium foi indiciado por violação sexual mediante fraude.

 O delegado-geral que acompanha o caso, André Fernandes, destacou que um grupo trabalha especificamente para analisar as armas localizadas em uma das residências do médium. Também há avaliação das pedras preciosas e do dinheiro encontrado, inclusive em moeda estrangeira.

Busca e apreensão 

Há três dias, houve nova busca na casa de atendimento do médium, em Abadiânia, para complementação do levantamento estrutural do empreendimento, em operação que envolveu a Polícia Civil e a Superintendência de Vigilância Sanitária.

A promotora de Justiça Gabriella de Queiroz disse que  foram apreendidos novos materiais, cuja especificação será detalhada pela Polícia Civil ao término dos trabalhos.

A força-tarefa do MP foi instituída pelo procurador-geral de Justiça no dia 10 de dezembro e ampliada, tendo agora como integrantes os coordenadores dos centros de Apoio Operacional Criminal e de Direitos Humanos, Luciano Meireles e Patrícia Otoni; o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Thiago Galindo; e os promotores de Justiça Cristiane Marques, Gabriella de Queiroz (membro do Gaeco), Paulo Penna Prado (subcoordenador do Centro de Apoio Operacional – CAO Criminal) e Augusto César Borges.

(Agência Brasil)

Foto: Agência Brasil.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade

Últimas noticias

Cidades, Destaque

Após ‘saidinha’, 117 não voltam para penitenciárias na RMVale

A RMVale têm 177 detentos que ainda não voltaram da ‘saidinha’ de Natal do fim do ano passado. Durante o …

4 horas atrás
Economia

Receita Federal exclui 521 mil empresas devedoras do Simples Nacional

A Receita Federal excluiu 521.018 micro e pequenas empresas que não quitaram os débitos com o Simples Nacional, regime especial …

5 horas atrás
Cidades, Rio de Janeiro, São Paulo

Via Dutra atinge o menor índice de vítimas fatais desde 1996

No ano de 2018, a via Dutra atingiu o menor índice de vítimas fatais. Entre janeiro e dezembro, foram contabilizados …

6 horas atrás
Cidades, Destaque

Fundo Social de Solidariedade de São José tem alta de 60% nas doações em 2018

O Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos encerrou o ano de 2018 em alta com o crescimento …

10 horas atrás
Destaque, Economia

Receita Federal abre consulta para restituição do Imposto de Renda de 2008 a 2018

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (14) a consulta de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, que …

11 horas atrás
Cidades, Destaque

Felicio diz que reajuste na tarifa depende de análise de custos

Após as empresas de ônibus de São José dos Campos pedirem aumento no valor da tarifa, o prefeito Felicio Ramuth …

13 horas atrás
Esporte

Vôlei Taubaté enfrenta San Juan-ARG pela Copa Libertadores de Vôlei

Após vencer na superliga nacional, o Taubaté muda suas atenções para a Copa Libertadores de Vôlei. O time da região …

14 horas atrás
Esporte

Manthiqueira é goleado e está eliminado da Copinha

No estádio Dário Rodrigues Leite, o Manthiqueira recebeu o Vasco da Gama em busca da classificação para as oitavas de …

1 dia atrás
Cidades, Destaque

Justiça nega pedido do MP para barrar obra do Arco da Inovação

A Justiça negou nesta segunda-feira o pedido liminar do Ministério Público para barrar as obras do Arco da Inovação, ponte …

1 dia atrás
Economia

Petrobras retomará programa de desinvestimento após decisão de Toffoli

A Petrobras informou que irá retomar o programa de desinvestimento após decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. No último …

1 dia atrás