Categoria: Destaque, Internacional

Japão se retira da comissão e retomará a caça comercial de baleias

Da Redação SPRIO+ • 26/12/2018 • 4 semanas atrás




O Japão anunciou hoje (26), por meio do secretário-geral do Gabinete de governo, Yoshihide Suga, que o país não fará mais parte da Comissão Internacional da Baleia (IWC, na sigla em inglês) e pretende retomar a caça comercial a partir de julho de 2019 nas águas de seu território e nas zonas econômicas exclusivas do país, sem avançar para o Oceano Antártico e nem no Hemisfério Sul.

Desde 21 de abril de 1951, o Japão era membro da comissão que preserva e impede a caça indiscriminada nos oceanos. Em 1986, a caça comercial também foi proibida após alguma espécies serem extintas pela prática.

Yoshihide Suga afirmou que deverão seguir os métodos da IWC para promover a caça de baleias de modo sustentável por mais de 30 anos, mas não teve sucesso nas negociações com outros países.

O Japão terá que notificar o governo dos Estados Unidos, responsáveis pela adesão ou retirada da comissão, até 1º de janeiro para que a decisão entre em vigor no dia 30 de junho.

O Japão segundo informações oficiais, captura baleias apenas para fins de pesquisa, o que já apresenta uma questão controversa aos críticos e organizações que protegem os animais. Os japoneses alegam que a carne de baleia é cultural do país, por isso, já tenta derrubar a proibição desde setembro deste ano durante uma reunião em Santa Catarina, mas acabou derrotado em votação.

O Greenpeace contestou e condenou a decisão dos japoneses por meio de uma nota oficial. “A declaração de hoje está em desacordo com a comunidade internacional, sem falar na proteção necessária para guardar o futuro dos oceanos e criaturas majestosas”.

A ONG completou afirmando que o governo do Japão deveria agir para conservar os ecossistemas marinhos ao invés de retomar a caça comercial.

Austrália e Nova Zelândia comemoraram a decisão dos japoneses de abandonar a caça as baleias na Antártida, mas lamentaram a decisão de voltar a promover a caça.

Foto: SEA.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade

Últimas noticias

Cidades, Destaque

São José recebe caminhão de renegociação de dívidas

A cidade de São José dos Campos vai receber a partir desta terça-feira (22) o caminhão itinerário do Serasa. Ele …

3 horas atrás
Destaque, Economia

Sindicatos querem mobilização nacional contra fechamento da GM

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos defende uma mobilização nacional contra fechamento de fábricas da General Motors …

5 horas atrás
Destaque, Economia

BNDES altera destinação de recursos ao Museu Nacional

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou hoje (21) mudança de finalidade no contrato de financiamento firmado …

6 horas atrás
Economia, O Vale

Comércio eletrônico na RMVale cai 13% no terceiro trimestre

O faturamento real do comércio eletrônico da RMVale atingiu R$ 171,6 milhões no terceiro trimestre de 2018. Entretanto, houve queda …

9 horas atrás
Cidades, Destaque

Biometria e revisão em cartório serão obrigatórias para eleitores de São José dos Campos

Foto: Divulgação/PMSJC.
Para as próximas eleições municipais de 2020, os eleitores de São José dos Campos terão quer realizar obrigatoriamente a …

9 horas atrás
Esporte, Política

Brasil busca verbas para garantir participação na Universidade

Depois de uma edição em que levou a maior delegação de sua história para a olimpíada universitária (Universíade), em 2017, …

13 horas atrás
Esporte

Vôlei Taubaté vence Corinthians pela Superliga

O Vôlei Taubaté visitou o Corinthians neste domingo (20), em partida válida pela segunda rodada do returno da Superliga. O …

24 horas atrás
Esporte

Taubaté vence Penapolense na estreia da Série A2

O Taubaté visitou a Penapolense neste domingo (20), em partida válida pela estreia da equipe na Série A2 do paulista. …

1 dia atrás
Esporte

Vôlei Taubaté visita Corinthians pela Superliga

Após ter disputado a libertadores durante a semana, o Vôlei Taubaté visita o Corinthians neste domingo (20), em partida válida …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Cidades que têm guarda municipal armada apresentaram queda de homicídios, aponta estudo

Um estudo feito com o apoio de professores da FGV mostra que as cidades que armaram suas guardas municipais após …

2 dias atrás