Categoria: Automobilismo

Um ano de pentacampeões

Da Redação SPRIO+ • 4/01/2019 • 2 semanas atrás




Por Luiz Antonio

Foto: Andy Hone Pirelli/Lat Images.

Não é todo ano que temos três pentacampeões nas três categorias top do esporte a motor internacional. Mas, quais as semelhanças e diferenças entre Lewis Hamilton, Scott Dixon e Marc Márquez, além dos cincos títulos e do fato de disputarem categorias bastante distintas entre si, como Fórmula 1, Fórmula Indy e Moto GP, respectivamente?

À primeira vista, as conquistas antecipadas de Hamilton e Márquez podem induzir ao leitor a pensar que tiveram vida fácil durante o campeonato todo, dispondo de equipamentos superiores à concorrência, como já se viu em outras oportunidades. Isso não foi verdade!

Muito pelo contrário! Em muitas corridas, o inglês, por exemplo, contou com uma Mercedes menos eficiente que as Ferraris de Vettel e Raikkonen, que maltratava os pneus e não era tão rápida de reta como os carros vermelhos. De fato, em alguns finais de semana, como Rússia e Japão as flechas de prata não tiveram concorrência, todavia, pode-se dizer, com segurança, que o que realmente fez a diferença foi o talento natural de Lewis, muito semelhante ao do nosso saudoso Ayrton Senna e sem iguais no grid atual. Além disso, teve o sangue frio que seu concorrente direto Sebastian Vettel não possuiu em momentos cruciais do campeonato, como no conturbado e molhado GP da Alemanha.

Marquez segue uma cartilha semelhante à Hamilton, talvez com maior mérito, por dispor de uma Honda inferior, principalmente, em relação às velozes Ducatti de Duvizioso e Lorenzo, por toda a temporada. Praticamente, dominou o campeonato do começo fim, lançando mão de sua reconhecida agressividade, aliada a uma pilotagem segura, como não se via no começo de sua carreira. Caiu pouco e viu seus principais rivais caírem muito. Se alguém tem dúvida que tinha uma moto inferior à concorrência, dê uma pesquisada na posição no campeonato do seu companheiro de equipe Dani Pedrosa.

 Dixon, por sua vez, teve uma vida um pouco mais difícil que os seus pares pentacampeões. Em um ano de mudanças no regulamento com a estreia de um novo carro, mais difícil de guiar, demorou a pegar a mão do mesmo. Mas, aos poucos foi se acostumando com os Dallaras DW12, fazendo prevalecer sua sabida competência em economizar combustível e ser agressivo na hora certa. Com isso, entregou bons e regulares resultados, mesmo contando com uma Chip Ganassi pouco inspirada, que lhe entregou um carro bem inferior à concorrência.

Em uma sempre competitiva Indy, Scott mostrou mais uma vez porque é o melhor piloto em atividade e que tem ainda muita lenha para queimar. Espero que isso também se reverta em melhores resultados nas 500 milhas de Indianapolis, já que bebeu o leite dos campeões apenas uma vez até agora.

Lewis Hamilton, Scott Dixon e Marc Márquez propiciaram para qualquer entusiasta do esporte a motor momentos de muita emoção ao longo suas vitoriosas carreiras. Neste ano, não foi diferente! Apesar das estatísticas sugerirem o contrário, conseguiram suas façanhas com muita competência e habilidade, entrando merecidamente para o rol dos melhores de suas respectivas categorias.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade

Últimas noticias

Cidades, Destaque

São José recebe caminhão de renegociação de dívidas

A cidade de São José dos Campos vai receber a partir desta terça-feira (22) o caminhão itinerário do Serasa. Ele …

3 horas atrás
Destaque, Economia

Sindicatos querem mobilização nacional contra fechamento da GM

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos defende uma mobilização nacional contra fechamento de fábricas da General Motors …

5 horas atrás
Destaque, Economia

BNDES altera destinação de recursos ao Museu Nacional

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou hoje (21) mudança de finalidade no contrato de financiamento firmado …

6 horas atrás
Economia, O Vale

Comércio eletrônico na RMVale cai 13% no terceiro trimestre

O faturamento real do comércio eletrônico da RMVale atingiu R$ 171,6 milhões no terceiro trimestre de 2018. Entretanto, houve queda …

9 horas atrás
Cidades, Destaque

Biometria e revisão em cartório serão obrigatórias para eleitores de São José dos Campos

Foto: Divulgação/PMSJC.
Para as próximas eleições municipais de 2020, os eleitores de São José dos Campos terão quer realizar obrigatoriamente a …

9 horas atrás
Esporte, Política

Brasil busca verbas para garantir participação na Universidade

Depois de uma edição em que levou a maior delegação de sua história para a olimpíada universitária (Universíade), em 2017, …

13 horas atrás
Esporte

Vôlei Taubaté vence Corinthians pela Superliga

O Vôlei Taubaté visitou o Corinthians neste domingo (20), em partida válida pela segunda rodada do returno da Superliga. O …

24 horas atrás
Esporte

Taubaté vence Penapolense na estreia da Série A2

O Taubaté visitou a Penapolense neste domingo (20), em partida válida pela estreia da equipe na Série A2 do paulista. …

1 dia atrás
Esporte

Vôlei Taubaté visita Corinthians pela Superliga

Após ter disputado a libertadores durante a semana, o Vôlei Taubaté visita o Corinthians neste domingo (20), em partida válida …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Cidades que têm guarda municipal armada apresentaram queda de homicídios, aponta estudo

Um estudo feito com o apoio de professores da FGV mostra que as cidades que armaram suas guardas municipais após …

2 dias atrás