Categoria: Destaque, Internacional

Países latino-americanos decidem romper relações com a Venezuela de Maduro

Da Redação SPRIO+ • 6/01/2019 • 2 semanas atrás




O Grupo de Lima, bloco de países latino-americanos criado em 2017 para analisar e defender a democracia na Venezuela, concordou em impor sanções unilaterais contra o governo de Caracas, caso o presidente Nicolás Maduro insista em tomar posse em novo mandato presidencial, a partir de quinta-feira (10).

Os Estados Unidos não fazem parte oficialmente do Grupo de Lima, mas participam das reuniões do bloco como observadores. O grupo é formado por países como Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia, Canadá e Brasil, entre outros.

Na declaração assinada pelos países componentes do grupo, o governo venezuelano foi classificado como ditadura pela primeira vez. O documento sugere que cada nação reveja os níveis de diplomacia com base na restauração da democracia na Venezuela. Além disso, a declaração do Grupo de Lima deixa os países do continente americano livres para aplicarem as sanções que julgarem necessárias, de forma unilateral, a exemplo dos Estados Unidos, que já romperam tratados e contratos econômicos com o governo de Maduro.

O Brasil não se manifestou oficialmente sobre a manutenção das relações diplomáticas com a Venezuela. O representante brasileiro no grupo, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse, pelas redes sociais, esperar que Maduro desista de tomar posse em novo mandato e que sejam realizadas novas eleições no país sob o comando da Assembleia Nacional Venezuelana.

Neste sábado (5), a Assembleia Nacional da Venezuela, controlada pela oposição, deve declarar o novo mandato de Maduro ilegítimo. Os parlamentares venezuelanos classificaram o presidente de “usurpador” porque ele foi eleito para mais um mandato em eleições antecipadas, em maio de 2018, convocadas por Assembleia Constituinte. A estrutura foi criada por Maduro e acabou com todos os poderes dos parlamentares eleitos do país.

O novo mandato de Nicolás Maduro, previsto para começar nesta quinta-feira (10), vai até 2025.

Foto: Reprodução.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade

Últimas noticias

Cidades, Destaque

São José recebe caminhão de renegociação de dívidas

A cidade de São José dos Campos vai receber a partir desta terça-feira (22) o caminhão itinerário do Serasa. Ele …

3 horas atrás
Destaque, Economia

Sindicatos querem mobilização nacional contra fechamento da GM

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos defende uma mobilização nacional contra fechamento de fábricas da General Motors …

5 horas atrás
Destaque, Economia

BNDES altera destinação de recursos ao Museu Nacional

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou hoje (21) mudança de finalidade no contrato de financiamento firmado …

6 horas atrás
Economia, O Vale

Comércio eletrônico na RMVale cai 13% no terceiro trimestre

O faturamento real do comércio eletrônico da RMVale atingiu R$ 171,6 milhões no terceiro trimestre de 2018. Entretanto, houve queda …

9 horas atrás
Cidades, Destaque

Biometria e revisão em cartório serão obrigatórias para eleitores de São José dos Campos

Foto: Divulgação/PMSJC.
Para as próximas eleições municipais de 2020, os eleitores de São José dos Campos terão quer realizar obrigatoriamente a …

9 horas atrás
Esporte, Política

Brasil busca verbas para garantir participação na Universidade

Depois de uma edição em que levou a maior delegação de sua história para a olimpíada universitária (Universíade), em 2017, …

13 horas atrás
Esporte

Vôlei Taubaté vence Corinthians pela Superliga

O Vôlei Taubaté visitou o Corinthians neste domingo (20), em partida válida pela segunda rodada do returno da Superliga. O …

24 horas atrás
Esporte

Taubaté vence Penapolense na estreia da Série A2

O Taubaté visitou a Penapolense neste domingo (20), em partida válida pela estreia da equipe na Série A2 do paulista. …

1 dia atrás
Esporte

Vôlei Taubaté visita Corinthians pela Superliga

Após ter disputado a libertadores durante a semana, o Vôlei Taubaté visita o Corinthians neste domingo (20), em partida válida …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Cidades que têm guarda municipal armada apresentaram queda de homicídios, aponta estudo

Um estudo feito com o apoio de professores da FGV mostra que as cidades que armaram suas guardas municipais após …

2 dias atrás