Categoria: Entretenimento, Geral, Tecnologia

Sonda Chinesa faz fotos inéditas do lado oculto da Lua

Da Redação SPRIO+ • 10/01/2019 • 2 semanas atrás




Foto:Divulgação/ Agência Espacial Chinesa

Após fazer história e pousar de maneira nunca antes feita no lado oculto da Lua, no último dia 03 de janeiro (quinta-feira), a sonda ChinesaChang’e 4 já iniciou sua missão de reconhecimento de regiões até então inexploradas pela humanidade. Ontem (06), a Administração Nacional Espacial da China publicou fotos em alta resolução capturadas pela sonda.

Como a comunicação direta com o lado oculto da Lua é difícil de ser realizada, as imagens feitas pela sonda, passaram por um satélite de retransmissão espacial batizado de Queqiao antes de chegar à Terra. 

Nas fotos, é possível ver que o jipe espacial Yutu 2 conseguiu deixar com sucesso o módulo de pouso e agora realiza a exploração de um local conhecido como Cratera Von Kármán, próximo ao Polo Sul lunar. O Yutu 2 conta com um sistema de deslocamento especialmente desenvolvido para percorrer terrenos irregulares e apresentar um bom desempenho mesmo com a baixa gravidade da Lua. 

Foto:Divulgação/ Agência Espacial Chinesa

Por conta da sincronia entre os movimentos da Terra e da Lua, parte dela sempre permanece oculto ao nosso olhar, o que também dificulta o lançamento de naves para essa região, sendo a primeira vez que uma sonda desembarca nesse local. 

De acordo com a Administração Nacional Espacial da China, a missão da sonda Chang’e-4 será a de fazer medições detalhadas do terreno e da composição mineral da Lua, pois, acredita-se que a região do Polo Sul lunar tenha sido formada durante uma gigantesca colisão.

Os chineses já planejam uma nova viagem ao satélite natural. A missão Chang’e-5 será lançada ainda neste ano e terá o objetivo de trazer amostras da Lua pela primeira vez à Terra desde a década de 1970. A sonda pretende aterrissar em um mar lunar chamado Oceanus Procellarum. Nenhuma nova amostra lunar entrou em laboratórios terrestres desde a expedição Luna 24, da antiga União Soviética, no ano de 1976.

Por: Douglas Cruz



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade

Últimas noticias

Cidades, Destaque

São José recebe caminhão de renegociação de dívidas

A cidade de São José dos Campos vai receber a partir desta terça-feira (22) o caminhão itinerário do Serasa. Ele …

3 horas atrás
Destaque, Economia

Sindicatos querem mobilização nacional contra fechamento da GM

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos defende uma mobilização nacional contra fechamento de fábricas da General Motors …

5 horas atrás
Destaque, Economia

BNDES altera destinação de recursos ao Museu Nacional

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou hoje (21) mudança de finalidade no contrato de financiamento firmado …

6 horas atrás
Economia, O Vale

Comércio eletrônico na RMVale cai 13% no terceiro trimestre

O faturamento real do comércio eletrônico da RMVale atingiu R$ 171,6 milhões no terceiro trimestre de 2018. Entretanto, houve queda …

9 horas atrás
Cidades, Destaque

Biometria e revisão em cartório serão obrigatórias para eleitores de São José dos Campos

Foto: Divulgação/PMSJC.
Para as próximas eleições municipais de 2020, os eleitores de São José dos Campos terão quer realizar obrigatoriamente a …

9 horas atrás
Esporte, Política

Brasil busca verbas para garantir participação na Universidade

Depois de uma edição em que levou a maior delegação de sua história para a olimpíada universitária (Universíade), em 2017, …

13 horas atrás
Esporte

Vôlei Taubaté vence Corinthians pela Superliga

O Vôlei Taubaté visitou o Corinthians neste domingo (20), em partida válida pela segunda rodada do returno da Superliga. O …

24 horas atrás
Esporte

Taubaté vence Penapolense na estreia da Série A2

O Taubaté visitou a Penapolense neste domingo (20), em partida válida pela estreia da equipe na Série A2 do paulista. …

1 dia atrás
Esporte

Vôlei Taubaté visita Corinthians pela Superliga

Após ter disputado a libertadores durante a semana, o Vôlei Taubaté visita o Corinthians neste domingo (20), em partida válida …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Cidades que têm guarda municipal armada apresentaram queda de homicídios, aponta estudo

Um estudo feito com o apoio de professores da FGV mostra que as cidades que armaram suas guardas municipais após …

2 dias atrás