18 de abril de 2024
São José dos Campos 19° C
Neblina
Dollar R$ 5,234
18/04
SJC 19° C
R$ 5,234




Categoria: Polícia

Delegacia no Rio treina policiais para atender público LGBTQ

Redação SPRIO+ • Publicado em 5/02/2019, às 17:58 • Atualizado em 5/02/19, às 17:58

Policiais civis da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro receberam hoje (5) treinamento para conhecer melhor a realidade da população de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e queer(LGBTQ) e aprimorar o atendimento na unidade. A capacitação foi conduzida por técnicos da autarquia Amizade Rio LGBT, que absorveu a estrutura do Programa Rio Sem Homofobia na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

A delegacia especializada foi criada em 13 de dezembro, quando ainda vigorava a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. Desde então, a unidade atende a casos de intolerância e crimes de ódio de diversos tipos, como homofobia, transfobia, discriminação religiosa e racismo.

O delegado titular da Decradi, Gilbert Stivanello, conta que a delegacia tem papel investigativo e de acolhimento e que os policiais da equipe foram selecionados para exercer esse papel junto ao público vítima dos crimes de intolerância.

“Estamos lidando com populações que por vezes já chegam vulnerabilizadas. A delegacia tem que fazer com que eles não se sintam mais uma vez discriminados ou maltratados, mas que se sintam acolhidos”, afirma o delegado, que identificou, por exemplo, a necessidade de aprofundar o conhecimento dos policiais sobre as nomenclaturas que identificam a população LGBT.

No treinamento, os policiais foram esclarecidos sobre termos como identidade de gênero, que envolve a identificação de cada indivíduo em relação aos gêneros masculino ou feminino; e orientação sexual, que diz respeito à atração por pessoas do mesmo sexo (homossexualidade), do sexo oposto (heterossexualidade) ou por ambos (bissexualidade).

O curso de sensibilização chega após qualificações sobre a legislação pertinente a esses temas e métodos de investigação de injúrias e ameaças na internet. Depois dessa etapa sobre população LGBTQ, os agentes também receberão treinamento para melhorar a abordagem a vítimas de discriminação religiosa, racismo e xenofobia.

O superintendente do programa Amizade Rio LGBT, Ernane Alexandre Pereira, explicou que os policiais não estão sendo treinados para dar um atendimento especial ao público LGBTQ, mas apenas para repeitar essa população, atentando para questões específicas, como respeitar o gênero e nome social da população trans em formulários, revistas e no trato pessoal.

“Acredito que o principal é a questão da abordagem”, disse Pereira, ao lembrar que, muitas vezes, a falta de acolhimento está em detalhes como um olhar discriminatório ou o mau uso dos artigos “o” ou “a”. “É importante também para que os inspetores se sintam seguros sobre como atender a população e que expressões devem usar”, acrescentou.

No ano passado, o então programa Rio Sem Homofobia registrou 231 atendimentos de vítimas de violência contra a população LGBT. As denúncias envolvem agressões ocorridas em locais como trabalho, escola, casa, órgãos públicos e redes sociais. Os crimes vão da ameaça ao homicídio.

(Agência Brasil)



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade













Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.



+ noticias

Destaque, Especiais, Esporte, Mais Destaques

Talento e base familiar podem dar a São José um novo grande skatista

As Olimpíadas de Tóquio apresentaram o skate para muita gente. A estreia da modalidade na maior competição esportiva do planeta …

2 dias atrás
Cidades

Mulheres com criança pulam do segundo andar de prédio após incêndio em Taubaté

Duas mulheres com uma criança, pularam de um apartamento no terceiro andar de um prédio no bairro Parque Aeroporto, na …

2 dias atrás
Esporte, Mais Destaques

Vôlei São José anuncia mudanças: trio convocado para a seleção deixa o elenco

Logo depois da polêmica da convocação de Douglas Souza para a seleção brasileira, o diretor do Vôlei São José, Ricardo …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Morre Dulce Hirata, ex-diretora do tradicional Instituto São José

Morreu nesta segunda-feira (15) aos 80 anos em São José dos Campos, a ex-diretora do colégio tradicional Instituto São José, …

2 dias atrás
Esporte, Mais Destaques

Com melhor campanha desde 2014, São José enfrenta o Fortaleza nas oitavas da NBB

O Coop São José Basketball enfrenta o Fortaleza Basquete Cearense neste domingo (21) pelas oitavas de final da NBB (Novo …

2 dias atrás
Esporte, Mais Destaques

São José tem dois jogadores indicados para a seleção do Paulista A2

Mesmo com a eliminação precoce do São José na Série A2 do Campeonato Paulista, a Águia do Vale tem dois …

2 dias atrás
Esporte, Mais Destaques

Douglas Souza é convocado mas recusa seleção brasileira: “Sigo só com meu clube”

O ponteiro do Farma Conde Vôlei São José, Douglas Souza, foi convocado para representar a seleção brasileira na Liga das …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Como se inscrever na feira de adoção de animais de grande porte em SJC

A Prefeitura de São José dos Campos (SJC) promoverá, nesta quinta (18), mais uma feira de adoção de animais de …

3 dias atrás
Branded SP RIO+

SESI-SP amplia programação em SJC e transforma espaço em Centro Cultural

O SESI-SP anuncia a ampliação da programação cultural em São José dos Campos. O espaço que já recebia shows, peças …

3 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Fotógrafo joseense, Ricardo Martins, lança livro Litoral Brasileiro nesta semana

O fotógrafo joseense, Ricardo Martins, vai lançar seu 13º livro nesta quinta-feira (18) em Ubatuba.
O Litoral Brasileiro retrata as belezas …

3 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - SP RIO+ 2024 © Todos os direitos reservados