Categoria: Educação

Hoje é o último dia de matrícula do ProUni

Da Redação SPRIO+ • 14/02/2019 • 1 mês atrás




 

Hoje (14), é o último dia para os estudantes selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) fazerem a matrícula nas instituições de ensino superior. O resultado da primeira chamada foi divulgado no último dia 6.

Os estudantes devem comparecer às instituições com os documentos que comprovam as informações prestadas na ficha de inscrição. Cabe aos candidatos verificar os horários e o local de comparecimento para a aferição das informações. A lista da documentação necessária está disponível na internet.

Algumas instituições podem exigir dos candidatos aprovados que façam uma prova. Os estudantes devem verificar, no momento da inscrição, se a instituição vai aplicar processo seletivo próprio. As instituições que optarem por processo próprio devem explicar o procedimento formalmente aos estudantes, no prazo máximo de 24 horas da divulgação dos resultados das chamadas.

O registro da aprovação ou reprovação dos candidatos no Sistema Informatizado do ProUni e a emissão dos respectivos termos de Concessão de Bolsa ou termos de Reprovação pelas instituições de ensino serão feitos entre os dias 6 e 18 de fevereiro para os selecionados na primeira chamada. Caso o estudante não compareça no prazo estipulado, ele será reprovado.

Aqueles que não foram selecionados na primeira chamada poderão ainda ser aprovados na segunda, que será divulgada no dia 20 de fevereiro. Haverá também uma terceira chance. Quem não for escolhido pode integrar a lista de espera nos dias 7 e 8 de março.

Inscrições

Ao todo, 946.979 candidatos se inscreveram na primeira edição do ProUni deste ano, de acordo com o Ministério da Educação. Como cada candidato podia escolher até duas opções de curso, o número de inscrições chegou a 1.820.446.

Nesta edição, são ofertadas 243.888 bolsas de estudo em 1.239 instituições particulares de ensino. Do total de bolsas, 116.813 são integrais e 127.075, parciais, de 50% do valor das mensalidades.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, o programa oferece isenção de tributos às instituições que aderem ao programa. Podem participar estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido no mínimo 450 pontos na média das provas, sem zerar a redação. O candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (bolsa integral) ou de até três salários mínimos (bolsa parcial 50%).

Os estudantes selecionados podem pleitear ainda Bolsa Permanência, para ajudar nos custos dos estudos, e podem também usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para garantir parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade

Últimas noticias

Esporte

Taubaté vence Água Santa e encaminha classificação para a próxima fase

Buscando a classificação para a próxima fase, o Taubaté visitou o Água Santa, na tarde deste sábado (23), em Diadema.
Os …

1 hora atrás
Esporte

Vôlei Taubaté vence Campinas, e larga na frente nos play-offs da Superliga

Buscando vencer a primeira partida das quartas de final da Superliga, o Vôlei Taubaté recebeu o Campinas, na manhã deste …

4 horas atrás
Destaque, Economia

Embraer reduz 10% empregados no Brasil e amplia 44% no exterior

Nos últimos cinco anos, a Embraer gerou mais postos de trabalho no exterior do que dentro do Brasil, risco que …

9 horas atrás
Esporte

São José Futsal é derrotado na estreia do Campeonato Paulista

Em jogo válido pela estreia da equipe na temporada, o São José Futsal visitou o Corinthians, na noite desta sexta-feira …

20 horas atrás
Esporte

Taubaté Futsal estreia com vitória na Copa Paulista

O Taubaté Futsal recebeu na noite desta sexta-feira (22) o Pulo do Gato, em jogo válido pela primeira rodada da …

21 horas atrás
Cidades

Novo posto de atendimento ao eleitor é inaugurado em shopping de São José dos Campos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Um Posto de Atendimento ao Eleitor da Justiça Eleitoral Paulista foi inaugurado no Vale Sul Shopping, em …

1 dia atrás
Agenda Cultural

Agenda Cultural – 22/03

Festival Gastronômico, Raça Negra, As Taubateanas, Ney Matogrosso, e muito mais…
Confira a AGENDA CULTURAL da região para o fim de …

1 dia atrás
Cidades

Prefeito de Caraguatatuba se reúne com secretário estadual de Meio Ambiente para discutir questões ambientais pendentes

Foto: Divulgação/PMC
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu com o secretário estadual de Meio Ambiente, Marcos Penido, nesta quinta-feira …

1 dia atrás
Cidades

Prefeitura e Sabesp iniciam obras de recuperação na Juca Esteves, em Taubaté

Foto: PMT
A Prefeitura de Taubaté e Sabesp iniciam na próxima segunda-feira (25) as obras de recuperação do trecho danificado da …

1 dia atrás
Cidades, Economia

Jacareí abre consultas públicas para debater orçamento de 2020

Foto: Alex Brito/PMJ
A Prefeitura de Jacareí inicia na próxima segunda-feira o projeto ‘Participa Jacareí’ para elaboração da Lei de Diretrizes …

1 dia atrás