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Categoria: Economia, Geral

Pelo 4º ano, telecomunicações lideram ranking de reclamações de consumidores

Da Redação SPRIO+ • Publicado em 17/03/2019, às 11:22 • Atualizado em 17/03/19, às 10:52




As empresas de telecomunicações foram, novamente, as campeãs de reclamações em 2018. Os dados são do portal consumidor.gov.br, ligado ao Ministério da Justiça, foram divulgados nesta sexta-feira (15), Dia Mundial do Consumidor.

De um total de mais de 609 mil reclamações, 40% são contra operadoras de telecomunicações. É o quarto ano seguido que o setor lidera o ranking.

Em contrapartida, essas empresas tem o maior índice de resolução de problemas. 89% do total das reclamações no portal foram resolvidas pelas empresas de telecomunicações.

O segundo setor que mais recebeu reclamações foi o dos bancos, financeiras e administradoras de cartão, que ficou com 22% do total das reclamações no ano passado.

Em seguida, pela ordem, estão os bancos de dados e cadastro de consumidores, como o SPC e Serasa, em terceiro lugar, depois vem o comércio eletrônico, de vendas pela internet, que ficou em quarto, e o transporte aéreo, em quinto.

O setor de avião civil recebeu quase 5% do total das críticas do ano passado.

A média de solução dos problemas dos consumidores no portal é de 81% e o prazo médio de resposta foi de 6 dias e meio.

Em seminário no ministério da Justiça e Segurança Pública, o ministro Sérgio Moro destacou que a pasta dará prioridade a ações coletivas.

Entre as ações estudadas, está uma para inibir os telefonemas diários que algumas empresas fazem, sem autorização, tentando vender produtos, como explicou o secretário nacional do consumidor, Luciano Timm.

Presente no seminário do dia do consumidor, a Procuradora-geral da República, Raquel Dodge, citou casos de abusos de empresas, como taxas de serviços bancários cobradas direto na conta corrente, a variação do preço de passagens aéreas em curto espaço de tempo e o uso indevido de informações privadas para manipular preços.

Em relação as reclamações que chegam por meio dos Procons nos estados, as 5 empresas campeãs de críticas dos consumidores são: primeiro a empresa Oi, depois a Vivo, também chamada de Telefônica.

Em seguida vem a Claro, que inclui também a NET, e em quarto colocado está a empresa TIM, todas da área das telecomunicações. Em quinto aparece o banco Bradesco, do setor financeiro.



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