Categoria: Cidades, O Vale

Sabesp emite alerta sobre lixo e ligações irregulares no Litoral Norte

Da Redação SPRIO+ Publicado em 15/04/2019, às 14:17 • Atualizado em 15/04/19, às 14:19




A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) emitiu um alerta para o Litoral Norte sobre os sistemas de esgotamento sanitário, que acabam afetados pelo grande volume de resíduos sólidos e águas pluviais – fruto de ligações irregulares, que chegam até suas redes coletoras, provocando obstruções.

De acordo com a Companhia, isso acontece porque muitos imóveis acabam conectando calhas e ralos na rede de esgotos, prática esta proibida por lei pelo decreto estadual nº 8468 – 8/09/1976, inclusive passível de multa.

Dessa forma, quando chove, todo o volume de água que deveria chegar à galeria de águas pluviais, e posteriormente aos córregos e rios, vai diretamente para as tubulações da Companhia descaracterizando o efluente doméstico, ou seja, diluindo esse esgoto até então bruto, que após os temporais acaba muitas vezes extravasando nos poços de visita com aspecto e coloração semelhante à água. Um grande volume de água de chuva acaba levando areia, terra e lixo para o sistema da Sabesp, provocando entupimento e vazamentos.

Outro problema de grande incidência, segundo a Companhia, está relacionado ao mau uso das redes, com o descarte de lixo por meio do vaso sanitários e ralos de pias. Entre os resíduos mais comuns, que vão parar diretamente nas redes coletoras estão absorventes, fraldas, cotonetes, preservativos, fio dental, remédios vencidos, fios de cabelo, bitucas de cigarros, restos de comida e até mesmo óleo vegetal – 1 litro tem a capacidade de poluir 25 mil litros de água. “Para entender o transtorno, bastaria pensar na tubulação de esgoto como uma artéria do corpo humano, passível de entupimento e comprometimento do sistema de circulação pelo excesso de gordura no sangue”, informa a Sabesp.

“A ligação de águas pluviais na rede e o seu mau uso com o descarte de resíduos sólidos, provoca consequentemente a obstrução das tubulações/artérias fazendo com que o esgoto doméstico, diluído e descaracterizado pelo excesso de água de chuva transborde pelos poços de visitas ou retorne para os imóveis pelos ralos de pias e banheiros. Uma vez que a atribuição da Sabesp é especificamente coletar e tratar esgotos domésticos, cabe ao município fiscalizar, identificar e autuar conexões clandestinas”, diz a nota.

Conforme explica o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro. A quantidade de água de chuva, lixo e gordura na rede é absurda. “É preciso conscientização. Para se ter uma ideia, as manutenções periódicas das redes de esgotos do Litoral Norte registram uma média de 20 a 24 toneladas/mês de lixo em nossas tubulações. Estamos falando de ligações de água de chuva em nossas redes e do lixo que é descartado nos vasos sanitários e pias”, destacou.

Consequências do cumulado de chuva em 2019 

As tempestades que atingiram o Litoral Norte castigaram as quatro cidades, e segundo informações oficiais dos municípios, somente em março o acumulado de chuva ultrapassou 600 milímetros, praticamente dobrando a média histórica, que no caso de Ubatuba era de 320 milímetros, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Em Ilhabela, por exemplo, o acumulado atingiu a máxima de 740 milímetros, quase seis vezes mais que o índice registrado no mesmo período em 2018, de 129,7 milímetros.

“Para o bom funcionamento das redes coletoras, mesmo em períodos de fortes chuvas, cada um deve fazer a sua parte, depositando todo e qualquer resíduo sólido nas lixeiras enuncanos vasos sanitários – isso vale também para restos de comida, incluindo pó de café e até mesmo óleo de cozinha, que em contato com outros resíduos forma uma espécie de cola, danificando a tubulação”, afirma a companhia. 

Em caso de dúvidas, a Companhia orienta a ligação para a Central de Atendimento, que funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 0195.

OVALE

Foto: Divulgação



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Últimas noticias
Cidades, Economia

Sindicato organiza protesto pela reabertura de bares e restaurantes em São José dos Campos

Foto: Divulgação
O SINHORES – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São José dos Campos e região – entidade …

6 horas atrás
Cidades, Destaque, Saúde

São José registra mais duas mortes por coronavírus e sobe para 95; casos chegam a 3.195

Ponto de ônibus sendo desinfectado em São José – Foto: Sergio Nascimento / Jornal OVALE
A Prefeitura de São José dos …

6 horas atrás
Economia

512 mil contribuintes do Vale do Paraíba entregam declaração de Imposto de Renda 2020

Imposto de renda – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Receita Federal recebeu mais de 512 mil declarações de Imposto de …

6 horas atrás
Cidades

Diocese de Taubaté anuncia retorno gradual das missas a partir deste final de semana

Catedral São Francisco das Chagas, em Taubaté. Foto: Ivan Simas
A Diocese de Taubaté anunciou um retorno gradual das missas já …

7 horas atrás
Cidades, Política

Justiça considera ilegal licença-prêmio imposta a servidores na pandemia em Jacareí

Paço Municipal de Jacareí – Foto: Divulgação
A Justiça considerou ilegal a concessão de licença-prêmio imposta pelo governo Izaias Santana (PSDB) …

8 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Prefeito de Campos do Jordão, Fred Guidoni testa positivo para a Covid-19

Fred Guidoni (PSDB), prefeito de Campos do Jordão- Foto: Divulgação / PMCJ
O prefeito Fred Guidoni (PSDB), de Campos do Jordão, …

8 horas atrás
Economia

Embraer entrega jato comercial de número 1.600

Foto: Divulgação
A Embraer celebrou nesta quarta-feira (1º) a entrega do seu jato comercial (E-Jet) de número 1.600, do modelo E190-E2. …

11 horas atrás
Cidades

Felicio estipula prazo para inauguração do ‘Cidade Inteligente’, e do novo COI

Foto: Charles de Moura/PMSJC
O prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), espera concluir até setembro a implantação do …

12 horas atrás
Cidades

Urbam testa projeto de iluminação cênica na Ponte Estaiada

Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
A Urbam (Urbanizadora Municipal) realiza testes esta semana no projeto de iluminação cênica da Ponte Estaiada, em São …

12 horas atrás
Economia

Entregadores de apps fazem greve nacional nesta quarta-feira

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Os entregadores de aplicativos promovem uma greve nacional hoje (1º) por melhores condições de trabalho, medidas de proteção …

14 horas atrás