fbpx
Categoria: Geral

Cinco aeroportos reforçam fiscalização de bagagens de mão

Da Redação SPRIO+ Publicado em 13/05/2019, às 14:32 • Atualizado em 13/05/19, às 14:30




Pedro Peduzzi/Agência Brasil

Cinco aeroportos reforçam fiscalização de bagagens de mão

Foto: Antônio Cruz

Cinco aeroportos terão procedimentos de fiscalização mais rigorosos a partir desta segunda-feira (13) sobre as bagagens de mão de passageiros em voos domésticos. São eles: o aeroporto de Santa Genoveva (Goiânia); Salgado Filho (Porto Alegre); Congonhas (São Paulo); Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro).

Dessa forma, bagagens que não se enquadram nas dimensões permitidas – 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade – terão de ser despachadas. A Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear) alerta que, dependendo da tarifa adquirida pelos passageiros, o despacho poderá ser cobrado.

Segundo a entidade, os valores da taxa extra variam a partir de R$ 59. Para evitar que os passageiros sejam pegos de surpresa, a Abear iniciou em abril uma campanha de orientação em conjunto com representantes de companhias aéreas.Os 15 aeroportos com maior movimento de passageiros no país participam da iniciativa. A cada um foi dado um período de aproximadamente duas semanas para que informar sobre as medidas aos passageiros. Passado o período de campanha, malas fora do padrão terão de ser despachadas no momento do check in.

A cobrança por bagagens despachadas teve início em 2017. Na época, as companhias aéreas e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) alegaram que a medida resultaria na redução do preço das passagens aéreas.

Perguntada sobre se as novas medidas já estariam colaborando para a redução do preço das passagens aéreas, a Abear informou que a desregulamentação do transporte de bagagem despachada “é apenas um dos muitos fatores que influenciam preços do transporte aéreo”, e que “o setor, como todo o país, lidou com a grave crise econômica e vê crescimento econômico praticamente nulo nos últimos quatro anos, ainda que tenha que absorver uma disparada de custos”.

De acordo com a entidade que representa as empresas aéreas, as novas regras possibilitaram às companhias “um novo tipo de tarifa econômica, só com bagagem de mão, preferida hoje por 65% dos clientes”.

A Abear acrescenta que, nos últimos dois anos, “isso ajudou a trazer de volta para os aviões mais de 7 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais que haviam deixado de viajar durante o período recente de crise econômica”.

Triagem

A triagem por meio de fiscalizações mais rigorosas começou a ser feita desde o dia 25 de abril nos aeroportos Aeroporto Afonso Pena (Curitiba), Aeroporto Viracopos (Campinas), Aeroporto Aluízio Alves (Natal).

Em Brasília, a triagem no aeroporto Juscelino Kubitschek começou no dia 26 de abril. Desde o dia 2 de maio, passou a ser implementada nos aeroportos de Confins (Belo Horizonte); Pinto Martins (Fortaleza); Guararapes (Recife); e Val-de-Cans (Belém).

Segundo a Abear, o mesmo será adotado a partir de 23 de maio no aeroportos Luís Eduardo Magalhães (Salvador) e aeroporto internacional de São Paulo (Guarulhos).

Outros 90 aeroportos em todo o país terão gabaritos com as medidas padronizadas pelas empresas aéreas em seus respectivos balcões de check-in.



Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades, Destaque

Ministério Público aciona prefeituras do Litoral Norte por descumprimento do Plano SP

Foto: PMC
O Ministério Público está movendo uma ação contra as cidades do Litoral Norte – Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião …

3 minutos atrás
Cidades, Mais Destaques

Paralisação na Ecobus compromete funcionamento do transporte público em São Sebastião

Foto: Divulgação/Arquivo
A Prefeitura de São Sebastião informou na manhã desta quinta-feira (15) que, devido à paralisação da Ecobus, a chegada …

32 minutos atrás
Cidades, Mais Destaques

Ilhabela retoma controle de acesso neste final de semana na travessia de balsa

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ilhabela retoma neste final de semana o controle de acesso na entrada do município no sistema …

40 minutos atrás
Cidades, Destaque

São José dos Campos será certificada como Cidade Inteligente pela ABNT, diz prefeitura

Foto: Adenir Britto/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos informou que será o primeiro município brasileiro a ser certificado pela …

50 minutos atrás
Esporte

São José entra na reta final de preparação para estreia no Campeonato Brasileiro Feminino

Foto: Divulgação
O São José Esporte Clube entrou na reta final de preparação para a estreia no Campeonato Brasileiro de futebol …

20 horas atrás
Esporte

Vôlei Taubaté inicia disputa pelo título da Superliga Nacional contra o Minas

Foto: Matheus Gentil/MaxxSports
O Vôlei Taubaté inicia nesta quarta-feira (14) a disputa pelo título da Superliga Masculina 2020/21 contra o Minas. …

24 horas atrás
Economia

Mais de 620 mil micro e pequenas empresas foram abertas em 2020

Foto: Rio de Janeiro
Dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que, em 2020, foram abertas …

1 dia atrás
Cidades, Emprego

PAT de Pindamonhangaba oferece 30 vagas de emprego nesta quarta-feira

Foto: Divulgação
O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Pindamonhangaba está oferecendo nesta quarta-feira (14), um total de 30 oportunidades …

1 dia atrás
Cidades, Emprego

PAT de Caraguatatuba está com 40 vagas de emprego nesta quarta-feira

Foto: Divulgação
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba divulgou nesta quarta-feira (14), mais de 40 vagas de emprego …

1 dia atrás
Cidades

Caçapava completa 166 anos nesta quarta-feira

Foto: Arte/PMC
Caçapava celebra seus 166 anos nesta quarta-feira (14) com uma programação virtual especial. Por causa da pandemia, não haverá …

1 dia atrás