fbpx
Categoria: Cidades, Economia

Desemprego é o maior problema da economia, aponta pesquisa da ACI

Da Redação SPRIO+ Publicado em 15/05/2019, às 9:32 • Atualizado em 15/05/19, às 9:29




Xandu Alves/OVALE

Desemprego é o maior problema da economia, aponta pesquisa da ACI

Foto: Rogério Marques/OVALE

O consumidor de São José dos Campos aponta o desemprego como o maior problema para a economia. É o que mostra pesquisa da ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José em parceria com a Unitau (Universidade de Taubaté), divulgada nesta terça-feira.

A pesquisa perguntou ao cidadão qual o principal problema da economia. Para 63,8% dos entrevistados, é o desemprego, seguido por falta de ações do governo (8,8%), taxa de juros (7,5%), inflação (6,5%) e falta de investimentos públicos (5,2%).

Não à toa, o número de 13 milhões de desempregados no país, segundo o IBGE, assusta muita gente e dificulta o crescimento econômico.

Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, São José dos Campos fechou o primeiro trimestre deste ano com fechamento de 88 postos de trabalho, com o comércio perdendo 579 empregos e a indústria, -172. O setor de serviços abriu 875 vagas.

OTIMISMO

Mesmo com a sombra do desemprego, a pesquisa revelou um otimismo dos consumidores da cidade com a economia do país.

À pergunta sobre se a economia do país melhorou em 2019, 54,6% dos entrevistados disseram que sim, contra 26,8% que responderam não e 18,6% que não souberam opinar.

O levantamento é da Fapeti (Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação) e ouviu 382 pessoas, de 23 a 26 de abril, em locais de grande circulação. A margem de erro é de 5 pontos percentuais.

Com relação à economia em 2019, 48,5% dos entrevistados se declararam otimistas e 29% disseram ter um otimismo moderado –somadas, as taxas de otimismo somam 77,5%–, contra 13,7% que afirmaram não ter expectativa, 5,5% que disseram estar pessimistas e 0,7% que declararam um pessimismo moderado –somadas, as taxas de péssimos dão 6,2%.

Sobre o que esperar do comportamento da economia em 2019 frente ao desempenho de 2018, 66,1% esperam um desempenho melhor, 19,2% acreditam em um desempenho igual e 7,8% aguardam um resultado pior. “Esse cenário, somadas as diversas respostas, mostra uma expectativa positiva do joseense em relação à economia do país em 2019”, disse Humberto Dutra, presidente da ACI.

Governo Bolsonaro tem nota média 5 em São José

O levantamento da ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos em parceria com a Unitau (Universidade de Taubaté) mediu a aprovação do governo Jair Bolsonaro (PSL) em São José dos Campos, pedindo que os entrevistados dessem uma nota de zero a 10 à administração federal.

Foram entrevistadas 382 pessoas, entre 23 e 26 de abril, em locais de grande circulação na cidade.

Segundo a pesquisa, a nota que teve o maior número de citações foi 5, atribuída por 20,2% dos entrevistados, seguida pelas notas 4 (18,2%) e 6 (15,6%). As notas de zero a 4 somam 48,8% das respostas. As notas de 6 a 10 somam 30,9%.

POLÍTICA ECONÔMICA

O resultado pode ter sido impactado pelas incertezas que ainda rondam o governo Bolsonaro, em razão das dificuldades em aprovar pautas consideradas importantes para a economia, como a Reforma da Previdência.

“Não há clareza de qual vai ser a política econômica. Há fala do Paulo Guedes [ministro da Economia] de linha mais liberal, mas não está claro. Temos três grupos dentro do governo disputando espaço. Não há cenário para avaliar”, disse o economista.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade
Últimas noticias
Cidades

Homem é detido com armas e pacas abatidas em Guará

Um homem foi detido com um revolver, uma espingarda, munições e carne de animais silvestres foram na tarde desta segunda-feira …

10 horas atrás
Cidades

Prefeitura de Taubaté inicia bloqueio vacinal contra raiva

A Prefeitura de Taubaté iniciou, nesta segunda-feira (19), uma operação de bloqueio vacinal para cães e gatos após a confirmação …

10 horas atrás
Economia

Bolsa Família começa a pagar R$ 2,6 bilhões para beneficiários

Mais de 13,8  milhões famílias começam a receber o benefício do Bolsa Família relativo ao mês de agosto nesta segunda-feira …

11 horas atrás
Destaque, Economia

Municípios da RMVale estão com a gestão orçamentária comprometida, aponta site do TCE

Foto: Google Street View/Reprodução
Levantamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) mostra que 86% dos municípios paulistas …

11 horas atrás
Cidades

Vazamento de nitrogênio assusta moradores da zona leste de São José dos Campos

Um vazamento de nitrogênio de um caminhão assustou moradores do bairro Tatetuba em de São José dos Campos, na manhã …

12 horas atrás
Branded

Cultura Hip Hop em São Sebastião

O Hip Hop vai além das músicas e danças, conheça a arte do Grafite, um dos principais elementos desta cultura. …

12 horas atrás
Cidades

Um homem e uma criança se feriram em acidente na Avenida dos Astronautas em São José

Um homem de 35 anos e uma criança de 10 anos ficaram feridas em um acidente na Avenida dos Astronautas, …

12 horas atrás
Cidades, Emprego

Urbam abre concurso para motorista e técnico de segurança nesta terça

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Nesta terça-feira (20), a Urbam abre concurso público para motorista e técnico de segurança do trabalho. As inscrições …

12 horas atrás
Cidades

Homem morre atropelado por viatura da PM na zona sul de São José

Um homem de 50 anos foi atropelado por uma viatura da PM durante uma perseguição policial, na Zona Sul de …

13 horas atrás
Cidades, Política

Justiça declara mais de 80 cargos inconstitucionais em Aparecida

Foto: Arquivo/Flavio Pereira
O Tribunal de Justiça declarou mais de 80 cargos existentes na prefeitura de Aparecida como inconstitucionais. A decisão acata …

13 horas atrás