28 de março de 2024
São José dos Campos 20° C
Chuvas esparsas
Dollar R$ 4,995
28/03
SJC 20° C
R$ 4,995


Categoria: Cidades, Destaque

Forte chuva castiga o litoral norte e deixa desabrigados

Redação SPRIO+ • Publicado em 17/05/2019, às 10:43 • Atualizado em 17/05/19, às 10:42

OVALE

Forte chuva castiga o litoral norte e deixa desabrigados

Trecho de Serra da Tamoios está interditado. Foto: Concessionária Tamoios

As fortes chuvas do fim da tarde desta quinta-feira (16) castigaram o Litoral Norte. De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) o volume de chuva acumulado em 72 horas é de 222.83 milímetros. O esperado para o mês de maio inteiro é de 106 milímetros.

Em Caraguatatuba, a prefeitura informou que, em decorrência das fortes chuvas, a Defesa Civil do município atendeu 36 ocorrências, entre elas, quatro famílias que ficaram desabrigadas, mas já foram acolhidas por parentes.

Um abrigo no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) está preparado para fazer o acolhimento de famílias que possam necessitar.Os bairros mais atingidos pelas águas são: Região Sul (Perequê-Mirim e Pegorelli); Região Central próximo a Serra; Região Norte (Casa Branca, Olaria, Jetuba e Jardim do Sol).

Em Ubatuba, o rio Tavares transbordou. Doze famílias, nos bairros Estufa I e Parque Guarani, tiveram que deixar as casas e estão na escola municipal Presidente Tancredo de Almeida Neve Com a previsão de mais chuvas para hoje e com a indicação de pico de maré alta às 14h, a drenagem das águas pluviais será prejudicada.

Equipes das prefeituras estão nas ruas desde ontem a noite monitorando áreas de risco e desobstruindo ruas. A Defesa Civil faz um alerta para todos os que estão em áreas alagáveis e regiões de encostas, para que saiam e procurem ficar em lugar seguro. Em caso de emergência, os munícipes devem acionar a Defesa Civil pelo 199 ou Bombeiros pelo 193.

TRÂNSITO

Segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, no trecho da Rio-Santos na Região Norte a circulação de veículos ocorre de forma lenta, pois ainda há água na altura do bairro do Jetuba.

Já o trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios permanece interditado na manhã desta sexta-feira (17) devido registro de quedas de barreiras no local. As equipes da Concessionária realizam o monitoramento do trecho e dos índices pluviométricos na região. Durante a madrugada, houve queda de barreiras nos kms 73 e 78. Às 6h30, um dos pluviômetros registrava acúmulo de 210 milímetros de chuva.

EDUCAÇÃO

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba informa que as escolas dos bairros Tabatinga, Massaguaçu, Olaria, Casa Branca (Regiões Norte e Centro) e Perequê-Mirim (Região Sul) funcionarão com capacidade reduzida devido às chuvas, que estão dificultando a acessibilidade às unidades.

O Ciefi Profª Maria Thereza de Souza Castro, no bairro Jetuba, é a única escola que não terá aula nesta sexta-feira, pois o acesso foi prejudicado.

Além disso, o transporte de universitários para outras cidades do Vale do Paraíba continuará suspenso.

SAÚDE

Segundo a Secretaria de Saúde, as Unidades Básicas de Saúde funcionam normalmente, mas com número reduzido de funcionários nas UBS’s do Norte, por causa da dificuldade que os funcionários estão para chegar aos locais de trabalho.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Os sistemas de abastecimento do litoral norte operam com capacidade reduzida em razão dos temporais que têm caído na região. A Sabesp informa que os sistemas de abastecimento estão prejudicados, principalmente na região de Água Branca, em Ilhabela.

Por serem mananciais de serra, com pequenos barramentos nas cachoeiras, a chuva intensa aumenta o volume de água e a velocidade com que ela se desloca trazendo grande quantidade de lama, pedras, galhos e outros resíduos da natureza que atingem as captações e comprometeram o tratamento de água que, no momento, opera de forma reduzida.

Os sistemas da Água Branca, em Ilhabela, Massaguaçu, em Caraguatatuba, Boiçucanga, em São Sebastião, e Carolina, em Ubatuba, foram os mais afetados.

A Companhia está disponibilizando caminhões-pipa para os atendimentos emergenciais e pede a compreensão e colaboração de toda a população no uso racional da água contida nos reservatórios domiciliares. Casos de emergência podem ser comunicados pelo telefone 0800 055 195.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade













Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.

+ noticias

Esporte, Mais Destaques

Depois de vitória, Vôlei São José reencontra o Joinville nas quartas da Superliga

Classificado na vice-liderança da primeira fase da Superliga, o Farma Conde Vôlei São José vai reencontrar o Joinville nas quartas …

21 horas atrás
Branded SP RIO+

São José comemora a Semana da Água com programação especial

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, a Prefeitura de São José dos Campos …

23 horas atrás
Esporte, Mais Destaques

Pelo top 4 da A2, São José precisa vencer o Velo Clube em casa nesta quarta

O São José entra em campo nesta quarta (27), contra o Velo Clube, para defender sua permanência na disputa pelo …

24 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

São Francisco Xavier deve ganhar câmeras inteligentes e base da Polícia Civil

O distrito de São Francisco Xavier, que pertence à cidade de São José dos Campos, têm sido pauta das autoridades …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Homem morre prensado por carreta na Gestamp, em Taubaté

A Polícia Civil investiga a morte de um homem de 59 anos em um acidente com uma carreta na manhã …

2 dias atrás
Branded SP RIO+

S. José é premiada como destaque em Alfabetização pelo Estado

São José dos Campos se destaca entre as cidades do Estado de São Paulo com mais de 500 mil habitantes …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Epidemia de dengue em SJC: com mais de 15 mil casos, prefeitura decreta estado de emergência

A Prefeitura de São José dos Campos decretou nesta segunda-feira (25) estado de emergência e alerta para epidemia de dengue …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Ciclistas ganham ‘bike point’ no Urbanova e Prefeitura pretende entregar outros espaços em SJC

Os ciclistas de São José dos Campos ganharam um “bike point” no bairro Urbanova na última semana. O espaço fica …

3 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Governo autoriza estudos de duplicação da rodovia SP-55, entre Ubatuba e Caraguá

O governador em exercício Felício Ramuth (PSD) assinou a autorização para que a concessionária Tamoios dê início aos estudos de …

3 dias atrás
Cidades, Destaque

Grupos prioritários já podem se vacinar contra a gripe em Jacareí

Jacareí deu início à Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (25). Diferente dos anos passados, na cidade, …

3 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - SP RIO+ 2024 © Todos os direitos reservados