fbpx
Categoria: Destaque, Economia

Indústria do Vale tem saldo de emprego positivo no mês de junho

Da Redação SPRIO+ Publicado em 18/07/2019, às 8:59 • Atualizado em 18/07/19, às 8:56




Xandu Alves/OVALE

Indústria do Vale tem saldo de emprego positivo no mês de junho

Foto: Agência Brasil

Após cortar emprego por três meses consecutivos no ano, a indústria do Vale do Paraíba gerou 350 postos de trabalho em junho, de acordo com levantamento do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Trata-se do melhor resultado para um único mês desde julho do ano passado, quando a indústria da região abriu 550 novos empregos.

Também é o saldo mais positivo para o mês de junho dos últimos cinco anos. Todos os períodos anteriores tiveram perda de vagas na indústria no sexto mês: -300 (junho de 2018), -50 (2017), -740 (2016), -850 (2015) e -570 (2014).

Neste ano, o setor industrial do Vale abriu novos postos de trabalho em janeiro (330) e fevereiro (180), e perdeu vagas nos meses seguintes: março (-60), abril (-290) e maio (-950). Este último resultado foi o pior para um único mês desde agosto de 2018, quando a RMVale cortou 1.100 postos na indústria.

A boa notícia, contudo, infelizmente, termina aí. No acumulado do primeiro semestre, a região perdeu 450 empregos industriais, demissões que sobem para 1.400 no acumulado dos últimos 12 meses.

Em todo estado, a indústria encerrou 13 mil vagas de trabalho em junho. No acumulado do ano, o saldo ficou positivo em 2,5 mil empregos em São Paulo.

“A geração de emprego foi fraca no 1º semestre, abaixo das nossas expectativas. Esse resultado sinaliza que a indústria paulista deve ter fechamento líquido de vagas no ano de 2019”, disse, em nota, José Ricardo Roriz, 2º vice-presidente da Fiesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Ciesp.

“Para sair da crise, o país precisa de novos investimentos, e isso não vem ocorrendo há bastante tempo. Há uma desconfiança na política econômica dos governos”, afirmou o economista Edson Trajano, pesquisador do Nupes (Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais) da Unitau.

Regional de Taubaté do Ciesp registra 250 empregos em junho; já São José criou 150

Com 28 cidades, a regional de Taubaté do Ciesp foi a que mais gerou novas vagas em junho, com 250 no setor industrial. O resultado reverte parte da perda de 800 postos de trabalho industriais em maio na mesma regional, a maior empregadora do setor industrial no Vale.

No acumulado do ano, os municípios da regional de Taubaté perderam 100 empregos, resultado idêntico ao do acumulado dos últimos 12 meses.

A regional de São José dos Campos (oito cidades) do Ciesp criou 150 empregos na indústria em junho, com -100 vagas no ano e -1.000, nos últimos 12 meses.

Com três cidades, a regional de Jacareí reduziu as contratações em março (-50) e também nos outros indicadores -250 (ano) e -300 (últimos 12 meses).



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade
Últimas noticias
Cidades

Homem é detido com armas e pacas abatidas em Guará

Um homem foi detido com um revolver, uma espingarda, munições e carne de animais silvestres foram na tarde desta segunda-feira …

10 horas atrás
Cidades

Prefeitura de Taubaté inicia bloqueio vacinal contra raiva

A Prefeitura de Taubaté iniciou, nesta segunda-feira (19), uma operação de bloqueio vacinal para cães e gatos após a confirmação …

10 horas atrás
Economia

Bolsa Família começa a pagar R$ 2,6 bilhões para beneficiários

Mais de 13,8  milhões famílias começam a receber o benefício do Bolsa Família relativo ao mês de agosto nesta segunda-feira …

10 horas atrás
Destaque, Economia

Municípios da RMVale estão com a gestão orçamentária comprometida, aponta site do TCE

Foto: Google Street View/Reprodução
Levantamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) mostra que 86% dos municípios paulistas …

11 horas atrás
Cidades

Vazamento de nitrogênio assusta moradores da zona leste de São José dos Campos

Um vazamento de nitrogênio de um caminhão assustou moradores do bairro Tatetuba em de São José dos Campos, na manhã …

12 horas atrás
Branded

Cultura Hip Hop em São Sebastião

O Hip Hop vai além das músicas e danças, conheça a arte do Grafite, um dos principais elementos desta cultura. …

12 horas atrás
Cidades

Um homem e uma criança se feriram em acidente na Avenida dos Astronautas em São José

Um homem de 35 anos e uma criança de 10 anos ficaram feridas em um acidente na Avenida dos Astronautas, …

12 horas atrás
Cidades, Emprego

Urbam abre concurso para motorista e técnico de segurança nesta terça

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Nesta terça-feira (20), a Urbam abre concurso público para motorista e técnico de segurança do trabalho. As inscrições …

12 horas atrás
Cidades

Homem morre atropelado por viatura da PM na zona sul de São José

Um homem de 50 anos foi atropelado por uma viatura da PM durante uma perseguição policial, na Zona Sul de …

13 horas atrás
Cidades, Política

Justiça declara mais de 80 cargos inconstitucionais em Aparecida

Foto: Arquivo/Flavio Pereira
O Tribunal de Justiça declarou mais de 80 cargos existentes na prefeitura de Aparecida como inconstitucionais. A decisão acata …

13 horas atrás