Categoria: Polícia, Rio de Janeiro

Polícia apreende 8,5 toneladas de drogas e 23 fuzis no Rio de Janeiro

Da Redação SPRIO+ Publicado em 19/07/2019, às 9:22 • Atualizado em 19/07/19, às 9:19




Cristina Índio/Agência Brasil

Polícia apreende 8,5 toneladas de drogas e 23 fuzis no Rio de Janeiro

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro apreenderam em operação conjunta nesta quinta-feira (18) 8,5 toneladas de drogas, entre cocaína, pasta de cocaína, maconha, haxixe e skank; 30 armas, sendo 23 fuzis, duas metralhadoras, duas espingardas 12 milímetros, uma submetralhadora Ina, uma pistola e um revólver, além de 75 granadas.

Segundo o governador do estado, Wilson Witzel, foi a maior apreensão de armas e drogas da história do estado. “O recado está dado. Não enfrente a polícia. Se enfrentar a polícia só há dois caminhos: será preso ou morto. Nós não teremos leniência. Não teremos piedade com quem não tem respeito com o ser humano alheio. Não tem respeito com a sociedade e com nossos policiais”, disse o governador em coletiva à imprensa para divulgar os dados da ação.

A operação, que ocorreu no Complexo da Maré, zona norte do Rio, ainda resultou em cinco prisões e na morte de um homem em confronto com a polícia.“Isso aqui é o resultado da operação singular das forças de segurança do próprio estado. É maior apreensão da história realizada por polícia civil e militar de qualquer estado brasileiro”, ressaltou Witzel.

Terroristas

O governador classificou de “terroristas” os traficantes que comandam o tráfico de drogas na região, onde o material foi encontrado em dois paióis, um na comunidade Nova Holanda e outro no Parque União, os dois no Complexo da Maré.

“Essas armas que aqui estão não são armas utilizadas por pessoas que moram na comunidade e que são trabalhadoras. Não são armas usadas por pretos, pobres e favelados. São armas usadas por terroristas que utilizam a comunidade como escudo, que utilizam o poder de fogo bélico e estão sendo patrocinados por cartéis internacionais. Felizmente, aqui no Rio de Janeiro a facilidade com que se andava com fuzil e se permitia a entrada de drogas chegou ao fim”, afirmou, agradecendo o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) pela parceria na operação.

Apesar de reconhecer que a privacidade é protegida pela Constituição, salvo quando a lei determina o contrário, Witzel justificou que dado o tipo de operação de hoje, quando é muito grande a possibilidade de se encontrar armas e drogas em qualquer residência, não há necessidade de mandado de busca e apreensão. Segundo ele, a situação em flagrante permite que durante o dia se faça a busca e apreensão independente de mandado.

O governador acrescentou que muitos moradores colaboram com a atuação da polícia no trabalho de varredura, mas destacou que outros acabam se calando com medo do tráfico. “Ainda que o morador não queira, o tráfico exige que ele guarde o armamento. Os moradores muitas vezes não vão querer colaborar porque o tráfico está obrigando eles, e se colaborarem [com a polícia] serão mortos. Em operação como essa, mandados de busca e apreensão se tornam inexequíveis diante da falta de endereço e de números certos. Havendo uma situação de risco, em que várias casas podem, possivelmente, ser depósitos de armas e drogas, independente da vontade do morador, a busca e apreensão independente de mandado é uma necessidade que o próprio Código de Processo Penal autoriza. Não vejo aí nenhum tipo de violação à legalidade”, concluiu.

Operação

A operação de hoje começou a ser preparada há duas semanas com a integração dos serviços de inteligência das polícias civil e militar. O delegado titular da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (DESARME), Marcus Amin, adiantou que o trabalho integrado continua e em breve deve haver a deflagração de uma nova fase da operação, que pode resultar em quantidade maior de armas e drogas.

Para ele, a apreensão desta quinta-feira, vai representar um baque na principal facção que atua no Rio de Janeiro. “Quando se apreende uma grande quantidade de uma liderança só, acaba fazendo com que ela diminua a sua área de atuação”, apontou Amin.

Conforme Amin, o armamento e as drogas apreendidas pertenciam aos traficantes Miro, da Nova Holanda e Mário Bigode, do Parque União. Os dois estão foragidos. De acordo com o delegado, Miro tinha intenção de usar o armamento para ocupar áreas de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Na operação, foi preso Adriano Cruz de Oliveira, conhecido como Adriano Gordinho. Ele é apontado como o segundo homem na hierarquia do tráfico de drogas na comunidade Parque União e principal aliado do chefe do tráfico local, conhecido como Alvarenga.

Adriano é condenado a mais de 35 anos de prisão e estava foragido da justiça. “As armas funcionavam como uma reserva técnica”.

Segundo o comandante do Batalhão de Ações com Cães (BAC), tenente-coronel Rafael Sepúlveda, as apreensões de drogas realizadas pela unidade este ano já ultrapassaram 10 toneladas, próximo do que foi alcançado em todo o ano passado, quando o BAC apreendeu 13,2 toneladas. Na operação foram empregados 40 policiais civil e 120 militares, com o auxílio de 4 cães.

 



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade:
Últimas noticias
Economia

Governo de SP disponibiliza R$ 70 milhões em linhas de crédito

Foto: Governo de SP
Por meio do Banco do Povo, o governo de São Paulo vai liberar mais R$ 70 milhões …

10 horas atrás
Economia

Governo promulga acordo de livre comércio automotivo com o Paraguai

Foto: Filipe Araujo/AE
O presidente Jair Bolsonaro promulgou o acordo de livre comércio automotivo assinado com o governo do Paraguai em fevereiro …

11 horas atrás
Cidades, Destaque

Prefeitura de São José dos Campos lança o projeto do primeiro VLP articulado elétrico do país

Foto: Ilustração/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos lançou nesta segunda-feira (10), o projeto do primeiro articulado elétrico do país. …

13 horas atrás
Economia

Mercado financeiro projeta queda de 5,62% na economia este ano

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A previsão do mercado financeiro para a queda da economia brasileira este ano foi ajustada de …

14 horas atrás
Destaque, Economia

Na fase amarela, academias, bares, restaurantes e salões de beleza reabrem em São José; veja regras

Bares e restaurantes, academias e salões de beleza reabrem nesta segunda – Foto: SP RIO +
A fase amarela do Plano …

14 horas atrás
Cidades

Ciclovia do Arco da Inovação é entregue em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos entregou neste domingo (9) a ciclovia que integra o complexo viário …

14 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Parte do transporte público de São José dos Campos é paralisado nesta segunda-feira

Foto: Charles Moura/PMSJC
Parte da frota do transporte coletivo foi paralisada na manhã desta segunda-feira (10) em São José dos Campos.  …

18 horas atrás
Esporte

Max Verstappen estraga festa da Mercedes e vence GP dos 70 anos da F1

Foto: Reuters

Neste domingo (9), em Silverstone, na Inglaterra, Max Verstappen, holandês da RBR, venceu o GP dos 70 anos da Fórmula 1. …

1 dia atrás
Esporte, Mais Destaques

Palmeiras vence Corinthians nos pênaltis e é campeão paulista

Foto: Rodrigo Corsi/FPF

O Palmeiras venceu o Corinthians nos pênaltis por 4 a 3 na tarde deste sábado (8) e levou …

2 dias atrás
Esporte

Série A do Campeonato Brasileiro começa neste sábado

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O jogo entre Fortaleza e Athletico-PR, às 19h (de Brasília) deste sábado (7) na Arena Castelão, abre a …

3 dias atrás