28 de março de 2024
São José dos Campos 19° C
Chuva
Dollar R$ 4,993
28/03
SJC 19° C
R$ 4,993


Categoria: Esporte

Brasil abre última semana do Pan como vice-líder do quadro de medalhas

Só neste domingo foram 16 subidas ao pódio, com sete ouros

Cláudia S. Rodrigues/TV Brasil • Publicado em 5/08/2019, às 14:24 • Atualizado em 5/08/19, às 14:24

Foto: Danilo Borges

Foi um domingo de vitórias para o Brasil, que conquistou 16 medalhas, sete de ouro. Já é o melhor desempenho da delegação brasileira desde o início desta competição, em 24 de julho. O Brasil abriu o domingo na quarta posição no quadro de medalhas – atrás dos Estados Unidos, do Canadá e  do México – e terminou o dia no segundo lugar, com 72 medalhas (22 de ouro, 16 de prata e 34 de bronze). Os Estados Unidos mantêm a liderança no quadro geral, com 32 medalhas (54 de ouro 44 de prata e 34 de bronze). O México é o terceiro, com 70 medalhas (20 de ouro, 15 de prata e 35 de bronze).

A canoagem, modalidade em que o Brasil mais conquistou medalhas de ouro neste domingo, levou dois atletas brasileiros duas vezes ao mais alto lugar do pódio. Pepê Gonçalves foi campeão na categoria slalon K1 e também no K1 extremo e Ana Sátila ficou em primeiro lugar no slalom C1 e no K1 extremo. O canoísta Felipe Borges ficou com a medalha de um bronze no slalon C1.

A participação do Brasil nessa modalidade já desponta como a melhor da história dos Jogos Pan-Americanos: um total de oito pódios (cinco ouros e três bronzes). No início desta edição, os primeiros pódios vieram na canoagem de velocidade com Isaquias Queiroz (ouro no C1 1000m), Ana Paula Vergutz (bronze no K1 500m) e Vagner Souta (bronze no K1 1000m). Até o Pan de Lima, a melhor passagem da canoagem brasileira havia sido em Toronto, com 14 pódios (três ouros, seis pratas, e cinco bronzes).

Hipismo obtém vaga olímpica

A equipe brasileira, formada pelos cavaleiros Carlos Parros, Rafael Losano e Marcelo Tosi, garantiu presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano que vem, ao conquistar a medalha de prata no conjunto completo de equitação (CCE). O grupo não pôde contar com o cavaleiro Ruy Leme da Fonseca, que no sábado (3) sofreu um grave acidente: ao cair do cavalo e ser atingido pelo próprio animal, Ruy Fonseca teve fraturas no úmero e em três costelas. Ele permanece hospitalizado, em observação, na capital peruana.

Na prova individual, Carlos Parro ficou com o bronze ao terminar em terceiro lugar, atrás dos norte-americanos Boyd Martin (ouro) e Lynn Symansky (prata).

Maratona aquática

O domingo foi dourado para a baiana Ana Marcela Cunha, que venceu a maratona aquática feminina (10 Km): foi o primeiro ouro da atleta nesta categoria e também pódio inédito para o Brasil na história da competição. A atleta completou o percurso em 2h00min51s9, com incríveis 31.3 segundos à frente da segunda colocada, a argentina Cecília Biagioli (2h01min23s2) . O bronze ficou com outra brasileira, Viviane Jungblunt, que chegou em terceiro lugar (2h01min24s0).

Surfe

O surfe brasileiro também fez história neste domingo no Jogos Pan-Americanos de Lima: a carioca Chloé Calmon, foi campeã na categoria longboard. Foi o segundo ouro inédito para o país: o primeiro foi de outra surfista, Lena Ribeiro Guimarães, campeã no stand-up paddle (SUP), na última sexta-feira (2). Também teve um bronze ontem, com a brasileira Nicole Paccelli, na categoria SUP wave.

O surfe estreou como modalidade nos Jogos de Lima e entrará pela primeira vez nos Jogos Olímpicos no ano que vem, em Tóquio.

Tênis

Na final do individual masculino de tênis, quem levou a melhor foi o mineiro João Menezes, de 22 anos, após uma batalha dura contra o chileno Tomás Barrios. O brasileiro saiu na frente: venceu o primeiro set por 7-5, mas Barrios empatou em seguida, fechando a segunda parcial em 3-6. João Menezes retomou o domínio do jogo no terceiro e último set: venceu por 6-4, e conquistou o título para o Brasil, após 11 anos. Os útlimos brasileiros a conquistar o ouro em jogos Pan-Americanos foram Flávio Saretta (2007) e Fernando Meligeni (2003), também com vitórias sobre chilenos.

Atletismo

Nas primeiras provas de atletismo dos Jogos de Lima, o Brasil subiu duas vezes ao pódio: na marcha atlética, Caio Bonfim ficou com a medalha de prata, após ser ultrapassado na última volta pelo equatoriano Brian Pintado. Mais cedo, Érica Senna conquistou a medalha de bronze nos 20Km feminino.

Vôlei

A seleção brasileira de vôlei masculino, que foi para o Pan de Lima com um time alternativo – a equipe principal vai disputar o Pré-Olímpico de 9 a 11 deste mês – ficou com a medalha de bronze, após derrotar o Chile por 3 sets a 0, parciais de 25/12, 25/19, e 25/21). A Argentina conquistou o ouro após ganhar de Cuba por 2 sets a 0. A seleção cubana ficou com a prata.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade













Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.

+ noticias

Esporte, Mais Destaques

Depois de vitória, Vôlei São José reencontra o Joinville nas quartas da Superliga

Classificado na vice-liderança da primeira fase da Superliga, o Farma Conde Vôlei São José vai reencontrar o Joinville nas quartas …

19 horas atrás
Branded SP RIO+

São José comemora a Semana da Água com programação especial

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, a Prefeitura de São José dos Campos …

21 horas atrás
Esporte, Mais Destaques

Pelo top 4 da A2, São José precisa vencer o Velo Clube em casa nesta quarta

O São José entra em campo nesta quarta (27), contra o Velo Clube, para defender sua permanência na disputa pelo …

21 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

São Francisco Xavier deve ganhar câmeras inteligentes e base da Polícia Civil

O distrito de São Francisco Xavier, que pertence à cidade de São José dos Campos, têm sido pauta das autoridades …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Homem morre prensado por carreta na Gestamp, em Taubaté

A Polícia Civil investiga a morte de um homem de 59 anos em um acidente com uma carreta na manhã …

2 dias atrás
Branded SP RIO+

S. José é premiada como destaque em Alfabetização pelo Estado

São José dos Campos se destaca entre as cidades do Estado de São Paulo com mais de 500 mil habitantes …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Epidemia de dengue em SJC: com mais de 15 mil casos, prefeitura decreta estado de emergência

A Prefeitura de São José dos Campos decretou nesta segunda-feira (25) estado de emergência e alerta para epidemia de dengue …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Ciclistas ganham ‘bike point’ no Urbanova e Prefeitura pretende entregar outros espaços em SJC

Os ciclistas de São José dos Campos ganharam um “bike point” no bairro Urbanova na última semana. O espaço fica …

3 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Governo autoriza estudos de duplicação da rodovia SP-55, entre Ubatuba e Caraguá

O governador em exercício Felício Ramuth (PSD) assinou a autorização para que a concessionária Tamoios dê início aos estudos de …

3 dias atrás
Cidades, Destaque

Grupos prioritários já podem se vacinar contra a gripe em Jacareí

Jacareí deu início à Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (25). Diferente dos anos passados, na cidade, …

3 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - SP RIO+ 2024 © Todos os direitos reservados