fbpx
Categoria: Justiça, Rio de Janeiro

Investigações sobre morte de pastor Anderson continuam

Delegada diz que outros membros da família serão investigados

Akemi Nitahara/Agência Brasil Publicado em 15/08/2019, às 15:03 • Atualizado em 15/08/19, às 15:04




Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Apesar da conclusão do inquérito policial, não terminaram as investigações para apurar o assassinato do pastor Anderson do Carmo de Souza, marido da deputada federal Flordelis dos Santos (PDS-RJ). O inquérito inicial foi entregue nesta quinta-feira (15) ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e pede o indiciamento de Flávio dos Santos Rodrigues e Lucas Cezar dos Santos de Souza, ambos filhos do casal, por homicídio qualificado, já que impossibilitou a defesa da vítima, e por motivação torpe. 

Hoje (15), em coletiva de imprensa, a delegada responsável pelo caso, Bárbara Lomba, titular da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, disse que o encerramento da primeira parte da investigação ocorreu apenas por uma questão processual, pois o prazo da prisão provisória dos dois venceu. O crime ocorreu no dia 16 de junho e Flávio e Lucas foram presos no dia 20 de junho. 

“Nós precisamos concluir o inquérito policial porque entendemos que eles precisam continuar custodiados em caráter cautelar. Esse foi o pedido da Polícia Civil ao judiciário, a prisão preventiva deles foi pedida, porque entendemos que há razões, os pressupostos legais estão presentes para que eles continuem presos preventivamente. Isso nos fez ter que encerrar este inquérito policial”. 

Outro inquérito foi instaurado para continuar as investigações. Segundo a delegada, há indicações de que outras pessoas podem ter participado do crime. “A motivação não é individual do Lucas e do Flávio, é uma motivação global, principal, final do crime, que é de quem tinha interesse no homicídio além dos indiciados iniciais. O que há nesta altura da investigação é que a motivação seria por razões financeiras de administração de bens. Essa seria uma das linhas”. 

Bárbara informa que outras pessoas que fazem parte do contexto do crime podem ser investigadas, inclusive a deputada. “Há fatos a serem elucidados ainda. A deputada Flordelis faz parte da família, o crime foi cometido no âmbito familiar, então eu não vou dizer que ela já é investigada, mas há uma possibilidade de outras pessoas da família serem investigadas. Não podemos descartar a deputada Flordelis, mas não significa que já há provas”. 

De acordo com a delegada, o indiciamento ocorreu com base em provas e na confissão dos envolvidos. “A arma do crime, comprovada por exame pericial, foi encontrada dentro do quarto do Flávio. Havia um pelo preso ao cano da arma e a perícia forense comprovou que é do Flávio. O Flávio confessou que efetuou os disparos contra a vítima com aquela arma e o Lucas confessou que fez os contatos para o fornecimento da arma de fogo utilizada no crime, sabendo da intenção do Flávio de matar a vítima”. 

Segundo Bárbara Lomba, pessoas ouvidas na investigação falaram de desavenças na família e Flávio mencionou uma “raiva genérica” por algo que ele possa ter sabido, mas que não se comprovou. “O Flávio relata informalmente, nós notamos que há problemas de relacionamento dentro da família”. 

A polícia ainda não decidiu se será feita uma reconstituição do crime.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade
Últimas noticias
Cidades

RMVale deve registrar forte onda de calor até sexta-feira

Foto: Divulgação
Após atingir a maior temperatura do inverno, as tardes da RMVale devem continuar quentes até a próxima sexta-feira (20), …

3 horas atrás
Cidades

Lei Seca: 94% dos motoristas passam em teste durante evento em São José

Foto: Beto Faria/PMSJC
As operações educativas e de fiscalização, por meio das blitze da Lei Seca, realizadas no último fim de …

3 horas atrás
Cidades

Estado anuncia início de recuperação da SP-55 com investimento de R$ 9 mi em São Sebastião

Foto: Divulgação/Defesa Civil
O Governo do Estado anunciou, na última sexta-feira (13), o início da obra de recuperação na Rodovia Doutor …

3 horas atrás
Economia

Arábia Saudita anuncia compra de frutas, castanhas e ovos do Brasil

Foto: Lilo Clareto/ISA
O Ministério da Agricultura anunciou nesta terça-feira (17) um acordo comercial com a Arábia Saudita para ampliação das …

2 horas atrás
Cidades

Lobo-Guará é capturado por bombeiros em Taubaté

Foto: Reprodução
Um lobo-guará foi capturado por bombeiros na noite desta segunda-feira na região do Independência em Taubaté. Um vídeo publicado …

31 minutos atrás
Cidades

Encontro de líderes empresariais debate inovação em São José

Foto: Divulgação
O evento ‘Innovation Brazil Leaders Forum’, realizado desde o último domingo no Parque Tecnológico de São José dos Campos, …

28 minutos atrás
Cidades

Potim confirma primeiro caso de sarampo

Foto: Marcelo Camargo
A Vigilância Epidemiológica de Potim confirmou o primeiro caso de sarampo no município em 2019. A suspeita é …

21 minutos atrás
Cidades, Destaque

Governo do Estado avalia investimento para obra da Linha Verde em São José

Foto: PMSJC
O governo do Estado vai avaliar um pedido de Felicio Ramuth (PSDB) por um aporte de R$ 30 milhões …

2 horas atrás
Cidades, Economia

RMVale terá só 31% do orçamento previsto pela Agemvale para 2019

Foto: Divulgação
Ao final deste ano, o orçamento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba será 31% do total pedido para …

2 horas atrás
Economia

Petrobras diz que não há previsão para reajuste de preços

Fonte: Divulgação
A Petrobras informou, por meio de nota, que está monitorando o mercado internacional de petróleo, em função dos ataques …

2 horas atrás