fbpx
Categoria: Política

Senado terá semana de negociações para votar reforma da Previdência

A expectativa é de um trâmite mais rápido

Marcelo Brandão/Agência Brasil Publicado em 9/09/2019, às 11:46 • Atualizado em 9/09/19, às 11:48




Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Depois de mais de dois anos de articulações, a reforma da Previdência, finalmente foi analisada e aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados e ganha fôlego no Senado, onde, com um número menor de parlamentares (81 contra 513 na Câmara), a expectativa é de um trâmite mais rápido.

O texto aprovado pelos deputados passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e uma votação, na próxima semana, tem o apoio do presidente da Casa, Davi Alcolumbre. Ele espera firmar os acordos necessários com as lideranças partidárias e de bancadas para acelerar os prazos.

Pelo regimento, o texto precisa passar por cinco sessões de discussão no plenário antes de ser votada em primeiro turno. Mas um acordo entre líderes da base, do centro e da oposição poderia reduzir esse prazo.

“Estamos em processo de diálogo. Eu falei, desde a primeira vez que me perguntaram, que eu ia tentar construir um acordo, falar com os líderes. Então estou tentando convencê-los a votar na semana que vem”, disse Alcolumbre na última quinta-feira (5).

O acordo de líderes a ser tentado por Alcolumbre precisa ter a anuência também da oposição. E, segundo o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (REDE-AP), o acordo para abreviar a votação não será fechado.

“Não aceitamos atalhos em um tema tão sensível aos direitos do povo, em retirar direitos do povo. Não tem acordo com os líderes da oposição para abreviar ritos de procedimentos. Para nós, a proposta de emenda constitucional vai ser votada no tempo que tiver que ser votada, cumprindo todos os prazos regimentais”, disse Randolfe.

Caso o acordo não seja possível, o prazo de cinco sessões de discussão antes da votação deverá ser cumprido. Em todo caso, a votação em segundo turno está marcada para 10 de outubro. O presidente do Senado está otimista quanto à aprovação no próximo mês. “Nosso prazo é ainda o que estabelecemos no acordo, que é de votar em 10 de outubro a PEC número 6 e marcarmos uma sessão para promulgarmos”, disse Alcolumbre.

Para esta terça-feira (10), está marcada uma sessão temática para discutir a Previdência. A sessão será realizada no plenário da Casa do Senado e está prevista a participação secretário especial de Previdência, Rogério Marinho, e do ex-ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini.

PEC Paralela

Durante votação do relatório da reforma, produzido por Tasso Jereissati (PSDB-CE), foram votadas oito sugestões de emendas, apenas uma foi aprovada. A emenda de autoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM) estipula que pensionistas não podem receber valor inferior a um salário-mínimo.

As demais emendas foram rejeitadas. Elas previam queda de receita para a União, conforme argumentou o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE). No intuito de atender demandas consideradas meritórias, Jereissati propôs a criação de uma nova proposta de emenda à Constituição, uma espécie de emenda paralela, que traz pontos não incluídos na PEC original. A ideia é, principalmente, não fazer mudanças que obrigassem a proposta original a voltar para a Câmara.

O carro-chefe da PEC paralela é a possibilidade de incluir servidores estaduais e municipais na reforma da previdência. Mas ela também traz outras questões, como o fim das renúncias fiscais para entidades filantrópicas e regras mais brandas de aposentadoria para policiais, bombeiros, agentes prisionais, guardas municipais e outras carreiras ligadas à segurança pública.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade
Últimas noticias
Cidades, Política

Vereadores de Taubaté somaram 62 faltas não justificadas em 2019

Foto: Divulgação
Os vereadores de Taubaté somaram 62 faltas não justificadas nas sessões realizadas em 2019. Os dados foram publicados no …

2 horas atrás
Cidades

Projeto para drenagem do Tanquinho fica para junho em Jacareí

Foto: PMJ
Encarada pelo prefeito Izaias Santana (PSDB) como ‘grande desafio’ para conter inundações, a drenagem do córrego do Tanquinho tem …

2 horas atrás
Cidades

Carro cai em buraco na obra da Charles Schneider em Taubaté

Foto: Giovanna Vaz
Durante as fortes chuvas registradas na região nesta terça-feira (25), um carro caiu dentro de um buraco no …

19 horas atrás
Cidades

Chuvas causam alagamentos e o registro de 63 ocorrências em Jacareí

Foto: Corpo de Bombeiros
As fortes chuvas que tiveram início no final da tarde de terça-feira (25) deixaram alagamentos, pessoas ilhadas …

19 horas atrás
Cidades, Destaque

Tamoios deve receber movimento intenso no retorno do Carnaval

Foto: Divulgação/ Tamoios
A Rodovia dos Tamoios deve receber um movimento intenso de veículos até a tarde desta Quarta-feira de Cinzas …

2 dias atrás
Cidades, Meio Ambiente

Marinha alerta para frente fria e ventos fortes no Litoral Norte

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alertou para formação de uma frente fria …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Secretário de Transportes vistoria a Rio-Santos para operação de retorno do Carnaval

Foto: Divulgação/ PMSS
O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, realizou vistoria nesta segunda-feira (24) na rodovia …

2 dias atrás
Cidades, Polícia

Baep aposta em drones para monitoramento no carnaval

Foto: Grupo Ocorrência 24h

Para prevenir a violência e ajudar na segurança dos foliões, o Baep (Batalhão de Ações Especiais de …

3 dias atrás
Cidades

Carnaval termina com intervenção policial em São José

Foto: Pagina Respira São José

A noite de Carnaval deste domingo (23) terminou com intervenção da Polícia Militar na avenida Anchieta, região central …

3 dias atrás
Cidades

Turistas ficam feridas após deck de pousada desabar em São Sebastião

Foto: Divulgação

Duas turistas, uma de 39 e outra de 42 anos, ficam feridas após um deck de uma pousada em …

3 dias atrás