fbpx
Categoria: Economia

Governo aumenta previsão de crescimento da economia para 0,85%

A estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, foi divulgada nesta terça-feira (10), no boletim Macro Fiscal.

Kelly Oliveira/Agência Brasil Publicado em 10/09/2019, às 11:39 • Atualizado em 10/09/19, às 11:39




Foto: Marcello Casal Jr

O governo aumentou ligeiramente a previsão para o crescimento da economia brasileira de 0,81% para 0,85%, neste ano. A estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, foi divulgada nesta terça-feira (10), no boletim Macro Fiscal.

“Projeta-se a recuperação da atividade a partir de setembro deste ano, como resposta dos efeitos iniciais do corte de juros, da elevação da confiança e início das liberações de recursos do saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço”, diz o relatório.

Inflação

A estimativa para a inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), passou de 3,8% para 3,6%, em 2019.

Segundo o boletim, a revisão para baixo na estimativa foi causada pela “descompressão” dos preço de alimentos. “Após choque de alta desses preços no primeiro trimestre, houve reversão parcial no segundo trimestre, com tendência mantida para os meses de julho e agosto”. O boletim também destacou os reajustes de combustíveis e energia elétrica e a “relativa estabilidade da inflação de serviços”.

A previsão para 2019 está abaixo do centro da meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional, que é 4,25% em 2019, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Desafios para a economia

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, afirmou que há 3 desafios a serem superados para a retomada do crescimento econômico de longo prazo: um importante, um urgente e um de conjuntura. Ele classificou como importante a recuperação da produtividade da economia brasileira, que entre 2010 e 2017 recuou a uma taxa de 2,11%. “Se nós não recuperamos a produtividade da economia brasileira não haverá crescimento sustentável de longo prazo”, disse. Sachsida afirmou que foram “anos de políticas econômicas equivocadas que acabaram com o crescimento da produtividade no Brasil”.

Sachsida classificou como desafio urgente o cenário fiscal. “É fundamental endereçarmos a questão fiscal no Brasil. A nova Previdência foi um passo fundamental, mas uma ampla agenda ainda é necessária para resolver esse desafio”, disse. E por fim, o terceiro desafio é a conjunta internacional, com “desaceleração generalizada” na economia mundial.

Liberação do FGTS

No boletim, a Secretaria de Política Econômica analisou o impacto da liberação de saques do FGTS. Por meio a Medida Provisória 889 de 2019 o governo liberou, a retirada de até R$ 500 por conta ativa ou inativa do FGTS, chamado de saque imediato, e a partir de abril do próximo ano, foi criada a modalidade do saque aniversário. Segundo a Caixa, o saque Aniversário é uma alternativa à sistemática de saque por rescisão do contrato de trabalho, que permitirá a retirada de parte do saldo da conta do FGTS anualmente, no mês de aniversário.

Para a secretaria, as medidas de curto prazo da liberação do saque são aumento do consumo e redução do endividamento das famílias. “À medida que as famílias podem quitar suas dívidas, as condições de crédito melhoram, sendo esse um fator relevante para o novo ciclo da retomada do crescimento”, diz o boletim.

O saque aniversário gera efeitos de longo prazo: redução da rotatividade no mercado de trabalho, redução da informalidade, desoneração do trabalho e expansão do crédito. À medida que o trabalhador permanece no emprego, o valor do saque converge para um valor próximo a um salário anual adicional. “Assim, o retorno marginal de permanência no emprego aumenta ao passar do tempo, ao invés de reduzir, como ocorre na sistemática de saque por demissão. O resultado é uma redução da rotatividade no mercado de trabalho. Esta implica em aumento dos investimentos em treinamento, além de ganhos com a experiência, que elevam a produtividade do trabalho”.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade
Últimas noticias
Economia

Arábia Saudita anuncia compra de frutas, castanhas e ovos do Brasil

Foto: Lilo Clareto/ISA
O Ministério da Agricultura anunciou nesta terça-feira (17) um acordo comercial com a Arábia Saudita para ampliação das …

3 horas atrás
Cidades

Lobo-Guará é capturado por bombeiros em Taubaté

Foto: Reprodução
Um lobo-guará foi capturado por bombeiros na noite desta segunda-feira na região do Independência em Taubaté. Um vídeo publicado …

1 hora atrás
Cidades

Encontro de líderes empresariais debate inovação em São José

Foto: Divulgação
O evento ‘Innovation Brazil Leaders Forum’, realizado desde o último domingo no Parque Tecnológico de São José dos Campos, …

1 hora atrás
Cidades

Potim confirma primeiro caso de sarampo

Foto: Marcelo Camargo
A Vigilância Epidemiológica de Potim confirmou o primeiro caso de sarampo no município em 2019. A suspeita é …

53 minutos atrás
Cidades, Destaque

Governo do Estado avalia investimento para obra da Linha Verde em São José

Foto: PMSJC
O governo do Estado vai avaliar um pedido de Felicio Ramuth (PSDB) por um aporte de R$ 30 milhões …

2 horas atrás
Cidades, Economia

RMVale terá só 31% do orçamento previsto pela Agemvale para 2019

Foto: Divulgação
Ao final deste ano, o orçamento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba será 31% do total pedido para …

2 horas atrás
Economia

Petrobras diz que não há previsão para reajuste de preços

Fonte: Divulgação
A Petrobras informou, por meio de nota, que está monitorando o mercado internacional de petróleo, em função dos ataques …

2 horas atrás
Cidades

Jacareí cria nova força-tarefa para área de Segurança

Foto: Cristina Reis/PMJ
O prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), oficializou em decreto a criação de uma força-tarefa para atuar a …

4 horas atrás
Esporte

Pela Liga Paulista, São José Futsal é superado pelo Sorocaba

Foto: Fernanda Pasqualetto
A fim de conquistar mais uma vitória na Liga Paulista, o São José Futsal recebeu o Sorocaba, na …

13 horas atrás
Economia

Paulo Skaf participará de evento com empresários do Vale do Paraíba

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O encontro ‘Diálogos pelo Brasil’ terá a participação do presidente da FIESP e do CIESP, Paulo Skaf, …

20 horas atrás