fbpx
Categoria: Economia, Saúde

Número de beneficiários de planos de saúde cai 0,3% em 12 meses

No segmento odontológico, tendência é de crescimento, diz especialista

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Publicado em 10/09/2019, às 9:29 • Atualizado em 10/09/19, às 11:07




Número de beneficiários de planos de saúde cai 0,3% em 12 meses

Fonte: Agência Brasil

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (9), pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) revelou que o número de beneficiários de planos de saúde caiu 0,3% – o equivalente à perda de 133,3 mil vínculos – entre julho deste ano e igual mês do ano passado, somando um total de 46,99 milhões de pessoas. De acordo com o IESS, esta é a primeira vez, desde março de 2012, que as carteiras das operadoras de planos de saúde têm menos de 47 milhões de vínculos.

Segundo o superintendente executivo do IESS, José Cechin, a redução do número de beneficiários não está em desalinho com o que vem acontecendo no setor nos últimos anos. Cechin lembrou que, nos planos médico-hospitalares, o pico de queda foi sentido a partir de dezembro de 2014 e que 3 milhões de beneficiários deixaram os planos em 2015 e em 2016 – 1,5 milhão em cada ano, e mais um pouco em 2017.

“Foram mais de 3 milhões de perdas de vínculos de planos médico-hospitalares em 2015, 2016 e 2017. De então para cá, o setor veio andando de lado. Um momento sobe, um momento cai e fica oscilando em torno de 47,1 milhões e 47,2 milhões [de beneficiários]. Desta vez, oscilou para baixo”, disse Cechin.

Apesar disso, houve aumento de 2,2% na quantidade de vínculos com pessoas de 59 anos ou mais, o que equivale a 147,3 mil novos contratos, ressaltou.

Para Cechin, a redução de 0,3% registrada nos 12 meses findos em julho “é um pequeno soluço”, e a expectativa para o próximo resultado é de recuperação. Ele disse que tem sido assim nos últimos meses e que não acredita que isso tenha iniciado uma tendência de decréscimo do número de beneficiários.” É apenas uma oscilação circunstancial, conjuntural.”

Cechin lembrou que as empresas costumam oferecer planos de saúde a seus funcionários: dois terços dos planos médico-hospitalares são corporativos. “Se, nas empresas, há desemprego, as pessoas que tinham emprego perdem o plano”, lamentou. Segundo ele, isso explica a grande saída de beneficiários dos planos de saúde em 2015 e 2016.

Ele disse que, quando a economia voltar a crescer, as empresas terão melhores condições financeiras e vão contratar pessoal que terá planos de saúde.

Odontológicos

Em contrapartida à queda de vínculos nos planos médico-hospitalares, os que cobrem tratamentos odontológicos mantêm trajetória de crescimento. Quando o segmento teve início, com regulamentação a partir de 2000/2001, havia menos de 1 milhão de beneficiários, lembrou Cechin. Atualmente, esses planos detêm 24,96 milhões de beneficiários, e a tendência é de expansão.

“É tradição desse mercado crescer continuamente, mesmo na recessão e na crise”, disse Cechin, que atribuiu a expansão do setor odontológico à mensalidade paga, que é mais baixa que a de um plano médico, e as pessoas podem pagar. Ele acrescentou que muitas empresas que gostariam de oferecer um plano médico a seus funcionários ainda não têm porte, nem economicidade, renda e finanças para tal, e optam pelo odontológico, cujo tíquete é bem mais baixo.

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade que promove e realiza estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas no setor brasileiro.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade
Últimas noticias
Economia

Arábia Saudita anuncia compra de frutas, castanhas e ovos do Brasil

Foto: Lilo Clareto/ISA
O Ministério da Agricultura anunciou nesta terça-feira (17) um acordo comercial com a Arábia Saudita para ampliação das …

3 horas atrás
Cidades

Lobo-Guará é capturado por bombeiros em Taubaté

Foto: Reprodução
Um lobo-guará foi capturado por bombeiros na noite desta segunda-feira na região do Independência em Taubaté. Um vídeo publicado …

59 minutos atrás
Cidades

Encontro de líderes empresariais debate inovação em São José

Foto: Divulgação
O evento ‘Innovation Brazil Leaders Forum’, realizado desde o último domingo no Parque Tecnológico de São José dos Campos, …

57 minutos atrás
Cidades

Potim confirma primeiro caso de sarampo

Foto: Marcelo Camargo
A Vigilância Epidemiológica de Potim confirmou o primeiro caso de sarampo no município em 2019. A suspeita é …

50 minutos atrás
Cidades, Destaque

Governo do Estado avalia investimento para obra da Linha Verde em São José

Foto: PMSJC
O governo do Estado vai avaliar um pedido de Felicio Ramuth (PSDB) por um aporte de R$ 30 milhões …

2 horas atrás
Cidades, Economia

RMVale terá só 31% do orçamento previsto pela Agemvale para 2019

Foto: Divulgação
Ao final deste ano, o orçamento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba será 31% do total pedido para …

2 horas atrás
Economia

Petrobras diz que não há previsão para reajuste de preços

Fonte: Divulgação
A Petrobras informou, por meio de nota, que está monitorando o mercado internacional de petróleo, em função dos ataques …

2 horas atrás
Cidades

Jacareí cria nova força-tarefa para área de Segurança

Foto: Cristina Reis/PMJ
O prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), oficializou em decreto a criação de uma força-tarefa para atuar a …

4 horas atrás
Esporte

Pela Liga Paulista, São José Futsal é superado pelo Sorocaba

Foto: Fernanda Pasqualetto
A fim de conquistar mais uma vitória na Liga Paulista, o São José Futsal recebeu o Sorocaba, na …

13 horas atrás
Economia

Paulo Skaf participará de evento com empresários do Vale do Paraíba

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O encontro ‘Diálogos pelo Brasil’ terá a participação do presidente da FIESP e do CIESP, Paulo Skaf, …

20 horas atrás