fbpx
Categoria: Social

“Doenças modernas estão relacionadas ao que a gente come”, diz Rodrigo Oliveira durante aula-show no Viva Mantiqueira

Durante participação no festival Viva Mantiqueira, no distrito de São Francisco Xavier, o chef Rodrigo Oliveira falou sobre desafios que envolvem a alimentação.

DegustaVale - Publicado em 11/09/2019, às 10:41 • Atualizado em 11/09/19, às 10:41




Foto: Muriqui Criativo/Divulgação

Cozinheiro afirma que no momento em que temos maior diversidade de alimentos, estamos mais doentes; convidado ainda afirma que é preciso valorizar produtor, elo entre a cultura e a natureza.

Durante participação no festival Viva Mantiqueira, realizado no último fim de semana, no distrito de São Francisco Xavier, o chef Rodrigo Oliveira falou sobre desafios que envolvem a alimentação. Entre a preparação de uma receita e outra, o cozinheiro falou sobre brasilidade, alertando para o risco da escassez de alimentos, o aumento de problemas de saúde e a importância da conexão entre produtores rurais e cozinheiros diante deste cenário.

“Enfrentamos uma série de dilemas e um deles é: vamos ter comida para todo mundo daqui a poucos anos? E mais, vamos ter boa comida e saúde? Porque no momento que temos mais recurso, mais conhecimento e menos escassez, estamos mais doentes. Em grande maioria, as doenças modernas estão relacionadas ao que a gente come. Então, é hora de questionar como a gente come, o que a gente come e aos interesses de quem a gente serve”, disse.

Segundo Rodrigo Oliveira, o restaurante e o chef de cozinha são poderosos difusores de ideias, tendo a responsabilidade de apoiar o homem do campo. “O cozinheiro tem muitas condições e deveria entender como uma obrigação dar suporte ao produtor. Poucos lugares são mais sociais e diversos que um restaurante. Todo mundo come e frequenta restaurantes. Então, é um meio poderosíssimo para apresentar as ideias certas, pois não temos mais tempo para ficar jogando com a natureza. E o produtor é peça fundamental nisso”, explicou.

Foto: Muriqui Criativo/Divulgação

Brasilidade

Para o cozinheiro dos restaurantes Mocotó e Balaio, estamos em um momento decisivo e histórico, onde é fundamental evoluir, entendendo que diversidade é riqueza. Rodrigo defendeu que tradições culinárias devem ser respeitadas, aproveitando o momento em que dispomos de mais recursos e conhecimento para favorecer inovações na cozinha.

“Deveríamos olhar para a tradição como uma inovação que deu certo. Vocês já comeram dadinho de tapioca? É uma receita nascida na Vila Medeiros, há mais ou menos 11 anos, que hoje está no Brasil inteiro, em vários lugares do mundo, sendo tido como um prato tradicional.”

Ao se despedir do púbico do Viva Mantiqueira, festival gastronômico que tem o objetivo de promover o turismo gastronômico a partir da valorização de ingredientes e produtores locais, Rodrigo Oliveira afirmou que há um caminho longo a ser percorrido.

“Temos muito a desenvolver, muito a aprender e muito a mostrar ao mundo. E precisamos entender que a gente não tem a cozinha brasileira. Nós temos inúmeras cozinhas brasileiras, com muitos sotaques diferentes. Diversidade é riqueza.”



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade
Últimas noticias
Cidades

Defesa Civil intensifica monitoramento em áreas de risco em São Sebastião

Foto: Divulgação/PMSS
A Prefeitura de São Sebastião informou, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) e Defesa Civil, que intensificou …

3 horas atrás
Cidades

Sorteio do Cajuru 2 será feito no dia 28 de março em São José dos Campos

Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
O governo Felicio Ramuth (PSDB) marcou para o dia 28 de março o sorteio das unidades do conjunto …

3 horas atrás
Cidades, Destaque

Após chuvas, Tamoios corre risco de interdição nesta quinta-feira

Foto: Divulgação/Tamoios
O sistema de monitoramento meteorológico da Concessionária Tamoios aponta risco de fechamento do trecho de Serra, por conta do …

2 horas atrás
Cidades, Política

Vereadores de Taubaté somaram 62 faltas não justificadas em 2019

Foto: Divulgação
Os vereadores de Taubaté somaram 62 faltas não justificadas nas sessões realizadas em 2019. Os dados foram publicados no …

2 horas atrás
Cidades

Projeto para drenagem do Tanquinho fica para junho em Jacareí

Foto: PMJ
Encarada pelo prefeito Izaias Santana (PSDB) como ‘grande desafio’ para conter inundações, a drenagem do córrego do Tanquinho tem …

1 hora atrás
Cidades

Carro cai em buraco na obra da Charles Schneider em Taubaté

Foto: Giovanna Vaz
Durante as fortes chuvas registradas na região nesta terça-feira (25), um carro caiu dentro de um buraco no …

20 horas atrás
Cidades

Chuvas causam alagamentos e o registro de 63 ocorrências em Jacareí

Foto: Corpo de Bombeiros
As fortes chuvas que tiveram início no final da tarde de terça-feira (25) deixaram alagamentos, pessoas ilhadas …

20 horas atrás
Cidades, Destaque

Tamoios deve receber movimento intenso no retorno do Carnaval

Foto: Divulgação/ Tamoios
A Rodovia dos Tamoios deve receber um movimento intenso de veículos até a tarde desta Quarta-feira de Cinzas …

2 dias atrás
Cidades, Meio Ambiente

Marinha alerta para frente fria e ventos fortes no Litoral Norte

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alertou para formação de uma frente fria …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Secretário de Transportes vistoria a Rio-Santos para operação de retorno do Carnaval

Foto: Divulgação/ PMSS
O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, realizou vistoria nesta segunda-feira (24) na rodovia …

2 dias atrás