Categoria: Social

“Doenças modernas estão relacionadas ao que a gente come”, diz Rodrigo Oliveira durante aula-show no Viva Mantiqueira

Durante participação no festival Viva Mantiqueira, no distrito de São Francisco Xavier, o chef Rodrigo Oliveira falou sobre desafios que envolvem a alimentação.

DegustaVale - Publicado em 11/09/2019, às 10:41 • Atualizado em 11/09/19, às 10:41




Foto: Muriqui Criativo/Divulgação

Cozinheiro afirma que no momento em que temos maior diversidade de alimentos, estamos mais doentes; convidado ainda afirma que é preciso valorizar produtor, elo entre a cultura e a natureza.

Durante participação no festival Viva Mantiqueira, realizado no último fim de semana, no distrito de São Francisco Xavier, o chef Rodrigo Oliveira falou sobre desafios que envolvem a alimentação. Entre a preparação de uma receita e outra, o cozinheiro falou sobre brasilidade, alertando para o risco da escassez de alimentos, o aumento de problemas de saúde e a importância da conexão entre produtores rurais e cozinheiros diante deste cenário.

“Enfrentamos uma série de dilemas e um deles é: vamos ter comida para todo mundo daqui a poucos anos? E mais, vamos ter boa comida e saúde? Porque no momento que temos mais recurso, mais conhecimento e menos escassez, estamos mais doentes. Em grande maioria, as doenças modernas estão relacionadas ao que a gente come. Então, é hora de questionar como a gente come, o que a gente come e aos interesses de quem a gente serve”, disse.

Segundo Rodrigo Oliveira, o restaurante e o chef de cozinha são poderosos difusores de ideias, tendo a responsabilidade de apoiar o homem do campo. “O cozinheiro tem muitas condições e deveria entender como uma obrigação dar suporte ao produtor. Poucos lugares são mais sociais e diversos que um restaurante. Todo mundo come e frequenta restaurantes. Então, é um meio poderosíssimo para apresentar as ideias certas, pois não temos mais tempo para ficar jogando com a natureza. E o produtor é peça fundamental nisso”, explicou.

Foto: Muriqui Criativo/Divulgação

Brasilidade

Para o cozinheiro dos restaurantes Mocotó e Balaio, estamos em um momento decisivo e histórico, onde é fundamental evoluir, entendendo que diversidade é riqueza. Rodrigo defendeu que tradições culinárias devem ser respeitadas, aproveitando o momento em que dispomos de mais recursos e conhecimento para favorecer inovações na cozinha.

“Deveríamos olhar para a tradição como uma inovação que deu certo. Vocês já comeram dadinho de tapioca? É uma receita nascida na Vila Medeiros, há mais ou menos 11 anos, que hoje está no Brasil inteiro, em vários lugares do mundo, sendo tido como um prato tradicional.”

Ao se despedir do púbico do Viva Mantiqueira, festival gastronômico que tem o objetivo de promover o turismo gastronômico a partir da valorização de ingredientes e produtores locais, Rodrigo Oliveira afirmou que há um caminho longo a ser percorrido.

“Temos muito a desenvolver, muito a aprender e muito a mostrar ao mundo. E precisamos entender que a gente não tem a cozinha brasileira. Nós temos inúmeras cozinhas brasileiras, com muitos sotaques diferentes. Diversidade é riqueza.”



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Últimas noticias
Cidades, Saúde

Prefeitura de Caraguatatuba realiza ações para reforçar o uso de máscara

Foto: Divulgação/PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba criou uma força-tarefa para reforçar ações de conscientização do uso de mascas nas ruas e …

2 horas atrás
Economia, Mais Destaques

Inscrições no Cadastro Único crescem quase 43% no mês de junho em São José

Em junho, as 11 unidades do Cras fizeram 1.701 novas inscrições do Cadastro Único – Foto: Lucas Cabral/PMSJC
A Prefeitura de …

2 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Prefeitura de São José irá leiloar materiais usados; cerca de 50 carros estão na lista

Serão aproximadamente 50 veículos, entre carros e motos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos informou, nesta …

1 hora atrás
Esporte

CBF publica calendário revisado do Brasileirão 2020

Foto: Divulgação/CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou nesta quinta-feira (9) o calendário revisado de competições profissionais masculinas para a …

2 horas atrás
Cidades

Motoristas do transporte escolar e professores protestam por auxílio em São José

Foto: Arquivo Pessoal
Um protesto conjunto reúne professores eventuais da rede de ensino, professores temporários da Fundhas e motoristas do transporte escolar …

2 horas atrás
Cidades, Educação

Guaratinguetá abre inscrições para cursos de aperfeiçoamento profissional online nesta quinta-feira

Foto: Divulgação/Agência Brasil
A Prefeitura de Guarantinguetá em parceria com o Senai, através da Secretaria da Educação abrirá nesta quinta-feira (9) …

2 horas atrás
Cidades

‘Cata Treco’ da Prefeitura de Taubaté recolhe mais de 100 toneladas de materias em seis meses

Foto: Divulgação/PMT
Um balanço semestral divulgado pelo Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) de Taubaté, indicou que a Prefeitura recolheu cerca de …

3 horas atrás
Cidades

Ong ‘Santuário de Cavalos’ cria vaquinha virtual para manter funcionamento

Foto: Divulgação
O Santuário Filhos de Shanti, conhecido como ‘Santuário de Cavalos’, em Pindamonhangaba, ONG (Organização Não-Governamental) que resgata animais vítimas …

3 horas atrás
Cidades, Polícia

Polícia tenta identificar autores do assassinato de jovem em São Sebastião

Foto: Arquivo Pessoal
A Polícia Civil usa de sistemas de captura e registro de imagens para tentar chegar ao autor do …

3 horas atrás
Cidades

Funcionário da Embraer que morreu de Covid-19 é homenageado em São José

Foto: Sindicato dos Metalúrgicos SJC
Um ato realizado na tarde desta quarta-feira (8) buscou homenagear um trabalhador de 53 anos, que …

3 horas atrás