Categoria: Economia

Banco Central projeta crescimento da economia em 0,9% este ano e 1,8% em 2020

De acordo com o documento, o resultado melhor que o esperado para o PIB do segundo trimestre de deste ano favoreceu o ajuste na estimativa para 2019.

Kelly Oliveira/ Agência Brasil Publicado em 26/09/2019, às 10:48 • Atualizado em 26/09/19, às 10:48




Banco Central projeta crescimento da economia em 0,9% este ano e 1,8% em 2020

Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

O Banco Central (BC) aumentou ligeiramente a previsão de crescimento da economia para este ano e prevê, ainda com “elevado grau de incerteza”, melhora no ritmo de expansão em 2020.

A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passou de 0,8% para 0,9% em 2019, de acordo com o Relatório de Inflação, divulgado hoje (26), em Brasília.

“Para o PIB de 2020, ainda com elevado grau de incerteza, projeta-se crescimento de 1,8%. Ressalte-se que essa perspectiva está condicionada ao cenário de continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira e pressupõe que o ritmo de crescimento subjacente da economia, que exclui os efeitos de estímulos temporários, será gradual”, disse o relatório, divulgado trimestralmente.

De acordo com o documento, o resultado melhor que o esperado para o PIB do segundo trimestre de deste ano favoreceu o ajuste na estimativa para 2019.

“A projeção ora apresentada considera ritmo de crescimento ainda lento no terceiro trimestre, em linha com indicadores coincidentes divulgados até o momento, e aceleração no quarto trimestre, para a qual deve contribuir o impulso das liberações extraordinárias de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Programa de Integração Social (PIS)/Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep)”, afirma o Relatório de Inflação.

Setores

A previsão para o crescimento da agropecuária passou de 1,1% para 1,8%. Segundo o BC, essa revisão é compatível com o resultado mais recente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aumentou a estimativa de safra para alguns produtos com elevada participação no setor da agricultura, como soja e milho.

A projeção para o desempenho da indústria apresentou ligeira redução de 0,2% para 0,1%, com recuo na estimativa para a indústria extrativa e elevação ou estabilidade nos demais setores.

“A redução na projeção para a indústria extrativa, de 1,5% para -1,6%, reflete diminuição no prognóstico da Petrobras para produção de petróleo em 2019 e a expectativa de que a recuperação da produção de minério de ferro, após o rompimento da barragem de mineração em Brumadinho, ocorra de forma mais gradual”, afirma o documento.

Em sentido oposto, acrescenta, após o resultado do segundo trimestre, as estimativas para a indústria de transformação e para a construção civil foram revisadas de -0,3% para -0,2% e de -1,0% para 0,1%, respectivamente.

A previsão de crescimento para produção e distribuição de eletricidade, gás e água foi mantida em 2,8%.

A estimativa de crescimento para o setor de serviços em 2019 foi mantida em 1%. “Há, contudo, mudança relevante na composição, com aumentos nas estimativas para comércio (reflexo da ligeira melhora na previsão para a indústria de transformação e dos efeitos das liberações extraordinárias de recursos), serviços de informação, atividades imobiliárias e aluguel e outros serviços; compensados por reduções nas estimativas para os setores de transporte, armazenagem e correio, intermediação financeira e serviços relacionados e administração, saúde e educação públicas”, explica o relatório.

Consumo e investimentos

Já a previsão para o crescimento do consumo das famílias foi revista de 1,4% para 1,6%, incorporando impacto da liberação extraordinária de recursos do FGTS e do PIS/Pasep.

A projeção para o crescimento da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) – investimentos – recuou de 2,9% para 2,6%. A estimativa para o consumo do governo passou de crescimento de 0,3% para queda 0,3%, repercutindo o resultado do segundo trimestre.

Comércio Exterior

A estimativa de exportações de bens e serviços passou de crescimento de 1,5%, no relatório divulgado em junho, para queda de 0,5% e para as importações, de expansão de 3,8% para 1,9%. “O recuo na projeção para as exportações reflete redução no prognóstico para as vendas externas de petróleo e o aprofundamento da crise na Argentina, importante destino para bens industrializados.”

A diminuição na estimativa para as importações decorre do resultado abaixo do esperado no segundo trimestre. Nesse cenário, diz o relatório, as contribuições da demanda interna e do setor externo para a evolução do PIB em 2019 são estimadas em 1,2 ponto percentual e queda de 0,3 ponto percentual, respectivamente.

Estimativas para 2020

A previsão para 2020 é que as atividades da agropecuária, da indústria e de serviços avancem 2,6%, 2,2% e 1,4%, respectivamente. O Banco Central destacou a expectativa de aumento da produção de petróleo e de continuidade da recuperação da produção de minério de ferro.

As taxas de crescimento esperadas para o consumo das famílias e para a Formação Bruta de Capital Fixo são de 2,2% e de 2,9%, respectivamente. “Em cenário de restrição fiscal, o consumo do governo deve registrar expansão modesta, de 0,5%”, acentua o estudo.

Exportações e importações de bens e serviços devem crescer 1,7% e 1,6%. O BC só espera por contribuição da demanda interna para o crescimento do PIB, estimada em 1,8 ponto percentual.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade:
Últimas noticias
Economia

Caixa credita hoje saque emergencial do FGTS para nascidos em junho

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Cerca de 5 milhões de trabalhadores nascidos em junho começam a receber nesta segunda-feira (3) o …

3 horas atrás
Esporte

EC Taubaté registra dois casos positivos de Covid-19

Foto: Bruno Castilho/ EC Taubaté
O EC Taubaté informou na manhã desta segunda-feira (3) que duas pessoas testaram positivo para o …

3 horas atrás
Cidades, Saúde

Prefeitura de Ubatuba e órgãos de segurança intensificam fiscalização durante a pandemia

Foto: Divulgação/PMU
A Prefeitura de Ubatuba realizou uma operação de fiscalização na noite de sexta-feira (31), com o objetivo de intensificar …

2 horas atrás
Cidades

São José dos Campos inicia cadastramento arbóreo nos bairros da cidade

Foto: Charles Moura/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou o cadastramento do patrimônio arbóreo público existente em calçadas, canteiros, …

2 horas atrás
Cidades, Emprego

PAT’s de São José dos Campos e Jacareí oferecem 19 vagas de emprego nesta segunda-feira

Foto: Divulgação
Os PAT’s (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos e Jacareí disponibilizaram nesta segunda-feira (3) cerca …

2 horas atrás
Economia, Mais Destaques

Mercado financeiro prevê redução da Selic para 2% ao ano nesta semana

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O mercado financeiro espera que a taxa básica de juros, a Selic, seja reduzida de 2,25% …

9 minutos atrás
Cidades

Caraguatatuba aposta em iluminação LED para aumentar a segurança

Iluminação do trecho da Serra do Massaguaçu – Foto: Divulgação/PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba informou nesta sexta-feira (31) que contabilizou 24.573 …

2 dias atrás
Destaque, Economia

Lojistas apostam em queda nas vendas de Dia dos Pais, diz pesquisa

Foto: Agência Brasil
Uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP) mostra um …

2 dias atrás
Destaque, Economia, Saúde

Justiça suspende decreto de flexibilização da quarentena em São José dos Campos

Foto: Charles Moura/PMSJC
A juíza Laís Helena Jardim, da 2ª Vara da Fazenda Pública de São José dos Campos, determinou em …

3 dias atrás
Cidades

Agendamento para vacinação antirrábica pode ser feito a partir de segunda-feira em Jacareí

Foto: PMJ
A Prefeitura de Jacareí divulgou que o agendamento para a vacinação contra raiva de cães e gatos será retomado …

3 dias atrás