fbpx
Categoria: Economia

Brasil precisa capacitar 10,5 milhões de trabalhadores até 2023

Profissões ligadas à tecnologia terão maior crescimento

Agência Brasil Publicado em 30/09/2019, às 12:06 • Atualizado em 30/09/19, às 12:06




Brasil precisa capacitar 10,5 milhões de trabalhadores até 2023

Fonte: Agência Brasil

O Brasil precisará qualificar 10,5 milhões de trabalhadores industriais até 2023 para suprir a demanda de profissões ligadas à tecnologia. A conclusão consta do Mapa do Trabalho Industrial 2019–2023, lançado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para orientar a oferta de cursos da instituição nos próximos anos.

Segundo o levantamento, a maior parte desses 10,5 milhões de profissionais ligados à indústria precisará passar por cursos de reciclagem ou de aperfeiçoamento, tanto para dar conta da modernização de postos existentes como para repor vagas existentes de trabalhadores que se aposentarão ou se desligarão dos serviços. O estudo, no entanto, detectou o potencial de criação de 33.453 vagas relacionadas às mudanças tecnológicas.

Em números absolutos, as maiores gerações de emprego ocorrerão nas ocupações de instaladores e reparadores de linhas e cabos elétricos, telefônicos e de comunicação de dados (14.367), operadores de máquinas de usinagem (5.356) e técnicos mecânicos na manutenção de máquinas, sistemas e instrumentos (3.560). Essas funções exigem nível técnico ou qualificação de mais de 200 horas.

Em taxas percentuais, o maior crescimento no número de empregados nos próximos quatro anos deverá beneficiar o mercado de condutores de processos robotizados (22,9%), de nível superior. Em seguida, vêm técnicos em mecânica veicular (19,9%) e mais duas ocupações de nível superior: engenheiros ambientais e afins (19,4%) e pesquisadores de engenharia e tecnologia (17,9%). Os desempenhos são superiores à estimativa de 8,5% de crescimento dos empregos na indústria entre 2019 e 2023.

Transversalidade

Em relação à necessidade total de capacitação de trabalhadores (empregados atuais e novos), o Senai constatou que as funções transversais, que permitem ao profissional trabalhar em indústrias de qualquer área exigirão a maior demanda de formação profissional. Dos 10,5 milhões de trabalhadores que precisam ser qualificados, 1,7 milhão atuam nessa categoria, que abrange profissionais de pesquisa e desenvolvimento, técnicos de controle da produção e desenhistas industriais, entre outras carreiras.

As demais ocupações que demandarão formação profissional nos próximos anos são metalmecânica (1,6 milhão), construção (1,3 milhão), logística e transporte (1,2 milhão), alimentos (754 mil), informática (528 mil), eletroeletrônica (405 mil) e energia e telecomunicações (359 mil). Embora essas funções se caracterizem por conhecimentos de base industrial, esses trabalhadores podem atuar tanto na indústria quanto em outros setores.

Apenas nos empregos de nível superior, as áreas que mais precisarão de profissionais qualificados até 2023 são informática (368 mil), gestão (254,8 mil), construção (81 mil), metalmecânica (56,4 mil) e produção (40,3 mil). No nível técnico, as demandas se concentram nos segmentos de logística e transporte (495,2 mil), metalmecânica (217,7 mil), energia e telecomunicações (181,4 mil), eletroeletrônica (160,4 mil), informática (160 mil) e construção (120,9 mil).



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Últimas noticias
Cidades, Mais Destaques

Ilhabela desmente informação sobre limitação de turistas na cidade

Foto: PMI
A Prefeitura de Ilhabela informou nesta quarta-feira (25) que é falsa a notícia sobre um abaixo-assinado para limitar os …

13 horas atrás
Cidades

São José Dos Campos recebe nesta quinta-feira a caravana de Natal da Coca-Cola

Caminhões ‘iluminados’ da Coca-Cola – Foto: Divulgação
As caravanas iluminadas de Natal da Coca-Cola passam por São José dos Campos nesta …

13 horas atrás
Destaque, Economia

Trabalhadores do Vale do Paraíba podem ter redução no 13º salário

Foto: Agência Brasil
O 13º salário é conhecido por ser pago no final do ano pelas empresas. No entanto, medidas impostas …

14 horas atrás
Cidades, Emprego

Loja Estrela do Lar abre 70 vagas de emprego em Jacareí

Fachada da loja Estrela do Lar – Foto: Divulgação
A loja Estrela do Lar abriu 70 vagas de emprego em Jacareí. …

14 horas atrás
Destaque, Esporte

Diego Maradona morre aos 60 anos

Foto: Divulgação
Um dos maiores nomes do futebol mundial em todos os tempos, Diego Armando Maradona faleceu nesta quarta-feira (25), aos 60 …

17 horas atrás
Cidades

Travessia da balsa de Ilhabela a São Sebastião tem preços congelados pelo segundo ano seguido

Foto: Divulgação
A travessia de balsa que cruza Ilhabela a São Sebastião, administradas pelo Departamento Hidroviário, não terão suas tarifas reajustadas …

18 horas atrás
Cidades

Vazamento de adutora forma ‘chafariz’ em ponte do Urbanova em São José dos Campos

Foto: Arquivo Pessoal/Fabiana Pupio
O rompimento de uma adutora na manhã desta quarta-feira (25) formou um ‘chafariz’, na ponte que dá acesso …

18 horas atrás
Cidades, Cultura

Caçapava terá festival cultural online

Foto: PMC
A Prefeitura de Caçapava, por meio do Governo de SP, vai apresentar no domingo, dia 29, a partir das …

19 horas atrás
Cidades

GCM de Aparecida recebe novas motocicletas

Foto: Luis Felipe Pereira/PMA
A Prefeitura de Aparecida anunciou que a Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu cinco novas motocicletas equipadas.
De acordo …

19 horas atrás
Economia

Especialistas alertam sobre saques em cartões de crédito consignados

Foto: Agência Brasil
Especialistas que participaram nesta terça-feira (24) da palestra Crédito Consignado e o Superendividamento, promovida pela Secretaria Nacional do …

2 dias atrás