Categoria: Saúde

Liberação do uso da maconha medicinal tramitará como projeto de lei no Senado

Karine Mello/Agência Brasil - Publicado em 30/09/2019, às 9:42 • Atualizado em 30/09/19, às 11:19




Liberação do uso da maconha medicinal tramitará como projeto de lei no Senado

Foto: Divulgação

A liberação da maconha para uso medicinal deu um pequeno, mas importante passo na última semana no Senado. Em meio a muita polêmica, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) acatou uma sugestão legislativa sobre uso da cannabis medicinal e do cânhamo industrial – variante da cannabis com menor concentração de tetraidrocanabinol e sem ação psicoativa relevante. A proposta vai tramitar como projeto de lei na Casa.

Uma espécie de marco regulatório para o uso medicinal dessas substâncias foi sugerido pela Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos (Reduc). O documento enviado pela entidade ao Senado detalhava, em 133 artigos, normas procedimentais e regulamentares sobre métodos de pesquisa, produção, registro, rotulagem, padronização, certificação, licenciamento, comercialização, circulação, tributação, publicidade, inspeção, controle e fiscalização da maconha medicinal e do cânhamo.

Apesar do voto favorável à sugestão, o relator, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), apresentou uma nova redação à proposta, muito mais sucinta. Segundo Vieira, o texto mais enxuto tornará mais fácil contornar problemas de inconstitucionalidade e injuridicidade da redação original, principalmente sobre competências e atribuições de órgãos do Poder Executivo, que não devem ser definidas pelo Congresso.

Com a nova redação, o projeto passa a ter apenas seis artigos que tratam dos produtos, dos processos e dos serviços relacionados à maconha medicinal e ao cânhamo industrial. Um deles submete a produção, a distribuição, o transporte e a comercialização da cannabis medicinal à vigilância sanitária, com monitoramento da cadeia produtiva e do mercado.

O texto prevê ainda que normas relacionadas ao plantio, à cultura e colheita do cânhamo industrial sejam de responsabilidade de uma autoridade agrícola do estado. Também devem ser fomentados pelo Poder Público o desenvolvimento científico e tecnológico sobre medicamentos derivados da cannabis e sobre a produção do cânhamo industrial. Segundo Vieira, a proposta não libera o plantio caseiro a famílias com pacientes de doenças nas quais está provada a ação terapêutica da cannabis.

A Mesa do Senado ainda vai numerar a proposta e definir por quais comissões o texto vai passar. Se avançar no Senado, ele terá de ser enviado à Câmara dos Deputados. Se, por um lado, a sugestão com uma proposta sobre uso medicinal avançou, outra sobre uso recreativo, apreciada há duas semanas pela comissão, foi arquivada pelos senadores.

Outro lado

Autor de um projeto de lei (PL 5.158/19) que prevê a distribuição do canabidiol (CBD) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas que não contempla outras substâncias medicinais produzidas a partir da maconha, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) defendeu que o assunto não pode ser tratado apenas com emoção, mas com responsabilidade. Girão destacou que a ciência tem demonstrado que, para algumas pessoas, a maconha medicinal causa a piora da saúde. O senador também apontou vícios de inconstitucionalidade e problemas de juridicidade para votar contra a SUG 6/2016, que, de acordo com ele, já está contemplada no ordenamento jurídico brasileiro.

Apioada por vários senadores, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), usuária de um medicamento a base de cannabis, fez um apelo emocionado para que o senador não impedisse a votação da sugestão. Segundo ela, rejeitar a proposta seria virar as costas para as famílias que precisam da maconha medicinal e estão sofrendo. A parlamentar falou da própria situação.

“Se a gente aprovar um projeto permitindo só o canabidiol, o medicamento que eu tomo vai ser proibido. Isso vai fazer com que eu perca a minha força laboral. E, poxa, alguém aqui já me viu alucinando em algum canto do Congresso? Alguém aqui já me viu falando besteira? Alguém aqui tem algum senão quanto à minha dedicação, à minha seriedade no meu trabalho?”, questionou Mara.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Esporte

São José fecha contratação de zagueiro campeão da Série A3

Foto: Divulgação
A diretoria do São José Esporte Clube acertou nesta quinta-feira (21) a contratação do zagueiro Glauco Nabor para a …

7 horas atrás
Destaque, Economia

Aneel reajusta tarifa de energia da EDP São Paulo; concessionária atende o Vale do Paraíba

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quinta-feira (21) o reajuste das tarifas de …

9 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Justiça mantém Praiamar no transporte público de Caraguatatuba

Foto: PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu na tarde desta quarta-feira (20) uma liminar judicial mantendo a empresa Praiamar Transportes no …

15 horas atrás
Cidades

Trecho da rua Orós muda de sentido em São José dos Campos

Foto: PMSJC
Um trecho da rua Orós, no bairro Palmeiras de São José, na região sul de São José dos Campos, …

15 horas atrás
Economia, Mais Destaques

Shibata inaugura loja com previsão de 235 vagas de emprego em São José dos Campos

Foto: Adenir Britto/PMSJC
O Grupo Shibata vai inaugurar nesta sexta-feira (22) uma nova loja com previsão de gerar 235 vagas diretas …

15 horas atrás
Cidades

Serra da Tamoios permanece interditada devido alto volume de chuva

Foto: Divulgação/Twitter Tamoios
O trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios segue interditada em ambos os sentidos de tráfego devido alto …

1 dia atrás
Esporte

São José EC anuncia contratação do meio Léo Aquino

Foto: Rafael Nascimento/Clube Atlético Votuporanguense
A diretoria do São José Esporte Clube anunciou na tarde desta quarta-feira (20) a contratação do …

1 dia atrás
Economia

Boletim Braúna Investimentos – Edição 20/10/2021

O Assessor de investimentos, Thales Manetti trouxe as informações do mercado financeiro desta quarta-feira (20), através do boletim Braúna Investimentos. …

1 dia atrás
Cidades, Mais Destaques

São José dos Campos registra queda de 37,5% no número de mortes no trânsito, aponta Infosiga

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos anunciou nesta quarta-feira (20) que o município registrou queda de 37,5% …

1 dia atrás
Cidades

Chuvas ultrapassaram a média do mês de outubro na região, aponta meteorologista Caio Souza

Foto: Pedro Bavuso/SP RIO+
As temperaturas baixas e a chuva seguem em toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba nesta …

1 dia atrás