18 de abril de 2024
São José dos Campos 18° C
Tempo nublado
Dollar R$ 5,242
18/04
SJC 18° C
R$ 5,242




Categoria: Internacional

Boris Johnson tenta nova votação de acordo do Brexit

Agência Brasil • Publicado em 21/10/2019, às 9:08 • Atualizado em 21/10/19, às 9:08

Boris Johnson tenta nova votação de acordo do Brexit

Fonte: Agência Brasil

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pressiona o Parlamento para que debata e vote o acordo para o Brexit nesta segunda-feira (21). Depois de ser obrigado, por lei, a pedir novo adiamento à União Europeia (UE) no sábado (19), Boris Johnson quer que a Câmara dos Comuns tome uma decisão final sobre o acordo firmado com Bruxelas.

Apenas a 10 dias para a data de saída do Reino Unido da UE, o processo está novamente suspenso. Sem a ratificação do acordo entre Londres e Bruxelas, o primeiro-ministro solicitou novo adiamento até o final de janeiro de 2020, obrigado pela chamada Lei de Benn.

Ele vai tentar apelar a uma “votação decisiva” do acordo, enfrentando os parlamentares e o presidente da Câmara dos Comuns. John Bercow pode, no entanto, impedir que a votação ocorra hoje, alegando que o acordo já foi votado no sábado e que iriam discutir o mesmo assunto duas vezes.

O primeiro-ministro quer que os deputados digam “sim” ou “não” claro ao acordo, de forma a evitar que “a carta do Parlamento leve a um atraso”. Numa segunda carta à UE, Johnson disse que um novo adiamento seria “corrosivo”.

“Uma nova extensão prejudicaria os interesses do Reino Unido e dos nossos parceiros da UE, assim como a nossa relação”, diz a carta.

O governo britânico garantiu, nesse domingo, que o Reino Unido vai sair da UE em 31 de outubro e, por isso, pretende levar o acordo à votação novamente nesta segunda-feira.

“O Parlamento precisa de uma votação decisiva do acordo, ou eles querem impedir e cancelar o Brexit por completo?”, questionou Boris no fim de semana.

O “número dois” do governo britânico, Michael Gove, reiterou o compromisso do Executivo e assegurou que o governo mantém a “determinação” de materializar o “Brexit” no calendário estabelecido.

“Sabemos que a UE quer que saiamos. Sabemos que temos um acordo que nos permite sair. Vamos sair em 31 de outubro. Temos os meios e a capacidade para fazer isso”, afirmou Gove.

A decisão, no entanto, está nas mãos do presidente da Câmara dos Comuns, que pode permitir ou não a realização de nova votação. John Bercow disse aos deputados que o “objetivo aparente” do pedido de nova votação é “invalidar ou impedir” o efeito da emenda apresentada no sábado, que impede um Brexit sem acordo.

A emenda diz que os deputados devem segurar a aprovação do acordo de Johnson, até que o primeiro-ministro aprove toda a legislação necessária para a implementarção. Isto é, a emenda é uma tentativa de impedir um Brexit sem acordo.

Adiamento

A Câmara dos Comuns não ratificou no último sábado o acordo para o Brexit, estabelecido na semana passada entre o Reino Unido e a União Europeia. E mesmo com a pressão do primeiro-ministro para que se realize uma “votação decisiva” nesta segunda-feira, o processo continua comprometido e pode nem ser permitido haver outra votação tão cedo.

A oposição diz que o acordo que Boris Johnson negociou com a Europa não é bom e que deixará o país vulnerável. O Partido Trabalhista já manifestou a intenção de impedir a nova votação e apresentar emendas para um novo referendo e uma união aduaneira com a UE.

Embora Boris Johnson tenha sido forçado a pedir adiamento, o presidente do Conselho Europeu considerou válido o novo pedido. Os 27 Estados-membros devem analisar e responder ainda esta semana ao pedido do Parlamento britânico.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade













Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.



+ noticias

Cidades, Mais Destaques

TJ atende pedido de desistência do Estado em ação para demolições de casas na Vila Sahy, em São Sebastião

O Tribunal de Justiça de São Paulo atendeu ao pedido do Governo do Estado, de desistência do processo para demolições …

5 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

São José inicia campanha de vacinação contra brucelose, raiva e manquinha

A Prefeitura de São José dos Campos anunciou que a campanha de vacinação contra brucelose, raiva e manquinha, começará nesta …

6 horas atrás
Cidades, Destaque

Além de cerimônia na capela, noivos poderão fazer festa de casamento no Vicentina Aranha

A Capela Sagrado Coração de Jesus, dentro do Parque Vicentina Aranha, sem dúvidas é um dos lugares mais charmosos para …

8 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Chegada de frente fria derruba temperaturas no Vale do Paraíba

Uma massa de ar frio de origem polar chegou ao Brasil e vai derrubar as temperaturas no Vale do Paraíba …

10 horas atrás
Esporte, Mais Destaques

Nicholas renova com o São José até o final do Paulista A2 de 2025

O São José Esporte Clube concluiu a renovação de contrato do meia-atacante Nicholas Ienczczak até o final do Paulista A2 …

11 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Taubaté negocia prorrogar contrato com SPDM para administração do HMUT

A Prefeitura de Taubaté negocia a prorrogação do contrato com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), atual …

1 dia atrás
Colunas, Esporte, Mais Destaques

Franco, destaque da Portuguesa Santista, é o novo reforço do São José

O São José Esporte Clube anunciou a contratação do meio-campista Franco, de 31 anos, com o intuito de reforçar a …

1 dia atrás
Cidades, Mais Destaques

Câmara de Taubaté abre processo seletivo para estágio de Direito

A Câmara de Taubaté abre nesta quinta-feira (18) processo seletivo para vaga de estágio do curso de Direito.
Está disponível uma …

1 dia atrás
Destaque, Especiais, Esporte, Mais Destaques

Talento e base familiar podem dar a São José um novo grande skatista

As Olimpíadas de Tóquio apresentaram o skate para muita gente. A estreia da modalidade na maior competição esportiva do planeta …

2 dias atrás
Cidades

Mulheres com criança pulam do segundo andar de prédio após incêndio em Taubaté

Duas mulheres com uma criança, pularam de um apartamento no terceiro andar de um prédio no bairro Parque Aeroporto, na …

2 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - SP RIO+ 2024 © Todos os direitos reservados