29 de março de 2024
São José dos Campos 21° C
Neblina
Dollar R$ 5,016
29/03
SJC 21° C
R$ 5,016


Categoria: Geral

Marinha diz que manchas de óleo no Nordeste se concentram em Pernambuco

Redação SPRIO+ • Publicado em 21/10/2019, às 8:26 • Atualizado em 21/10/19, às 8:26

Marinha diz que manchas de óleo no Nordeste se concentram em Pernambuco

Fonte: Agência Brasil

As manchas de óleo que atingiram os nove estados da Região Nordeste estão agora concentradas em Pernambuco, disse neste domingo (20), o almirante Leonardo Puntel, comandante de Operações Navais e que coordena as operações relacionadas ao desastre ambiental.

“Hoje, o que nós temos registros é que existem aqui em Pernambuco manchas de óleo na região de Suape, Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, e Praia do Cupe”, disse o almirante durante coletiva para apresentar o balanço das ações no Recife. “No início da tarde, na praia de Atalaia, em Aracaju, voltou a aparecer algum óleo e que já está sendo limpo também. De maneira que no restante dos estados do Nordeste, não há registro [de manchas de óleo] no momento”, acrescentou.

As manchas de óleo já atingiram 201 localidades de 74 municípios no litoral do Nordeste desde que apareceram no final de agosto. Já foram encontradas manchas de óleo desde a Reserva Extrativista (Resex) Cururupu, no Maranhão, a 157 km de São Luís até a Baia de Todos os Santos, em Salvador, lugar mais ao sul do Nordeste. Os dados constam do último balanço divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Alagoas, realizado na noite de sábado(19). De acordo com o Ibama até o momento, 35 animais foram conhecidamente afetados: 17 tartarugas marinhas que morreram, 11 vivas; duas aves com óbito e duas vivas; e um peixe morto.

O óleo pode afetar os animais marinhos de diferentes maneiras – alguns podem ingerir a substância ou ter a locomoção comprometida pelo contato do óleo com a pele. De acordo com o Ibama, como medida preventiva, 2.190 filhotes de tartarugas marinhas foram capturadas preventivamente na Bahia e 624, em Sergipe. Esses animais ficarão em observação.

As primeiras manchas de óleo no litoral Nordestino apareceram no final do mês de agosto, nas praias de Tambaba e Gramame, no município de Conde, e na Praia Bela, em Pitimbu, na Paraíba. Em setembro, manchas foram localizadas nas cidades de Ipojuca e Olinda, em Pernambuco.

Limpeza

No fim de semana, um grupo de mais de 550 pessoas, entre voluntários, servidores estaduais e técnicos municipais públicos, retirou mais de 30 toneladas de óleo em sete praias de quatro municípios de Pernambuco.

A operação para retirada de óleo das praias mobilizou cerca de 200 pessoas do governo de Pernambuco e de outros órgãos. Além de mais de 350 pessoas, entre voluntários e técnicos das prefeituras litorâneas, envolvidas nas ações de limpeza das praias.

De acordo com o governo do estado, a operação envolveu ainda a utilização de três helicópteros para rastrear possíveis manchas de óleo na costa pernambucana. Além de 30 viaturas, sete caminhões, duas lanchas, um navio-patrulha da Marinha e seis barcos, dos quais dois são equipados com mantas e barreiras de contenção.

A ação foi realizada nas praias do Reduto, em Rio Formoso; Boca da Barra, em Tamandaré; Barra de Sirinhaém, em Sirinhaém; Mamucabinhas, em Barreiros; Pontal de Maracaípe, Cupe e Muro Alto, em Ipojuca. O governo contratou ainda barcos que removeram material em alto-mar, nas imediações da praia de Muro Alto, em Ipojuca.

A prefeitura de Ipojuca, onde ficam as praias de Porto de Galinhas e Maracaípe, disse, em nota, que a operação do sábado retirou mais de quatro toneladas de óleo do litoral. “Além do Pontal de Maracaípe, também identificamos óleo nas praias de Camboa, Toquinho, Merepe, Enseadinha, Cupe, Muro Alto e Serrambi. A Praia de Porto de Galinhas, até as 15h30, não havia recebido nenhuma mancha de óleo, mas o monitoramento está sendo feito de forma ostensiva nos 33km da orla ipojucana”, disse a prefeitura.

Segundo o governo do estado, também foram observadas manchas de óleo ainda nos estuários dos rios Formoso (Tamandaré); Persinunga (São José da Coroa Grande); Mamucabas (Barreiros) e Maracaípe (Ipojuca). Foram instaladas barreiras de contenção para impedir a entrada de óleo na foz dos rios Persinunga (São José da Coroa Grande); Maracaípe (Ipojuca); Mamucabas e Una, os dois últimos em Barreiros.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade













Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.

+ noticias

Branded SP RIO+

Defesa Civil faz integração de sistemas com Cemaden

A Prefeitura de São José dos Campos assinou um protocolo de intenções com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e …

22 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Páscoa 2024 deve ter crescimento de até 15% nas vendas, afirma ACI

Com a chegada da Páscoa de 2024, a expectativa de movimentação comercial ganha destaque, e segundo projeções da Associação Comercial …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Semana Santa: confira o que abre e fecha em São José

Durante a celebração da Semana Santa, diversas repartições funcionarão em horários diferentes em São José dos Campos. Na quinta (28) …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Anhanguera Taubaté arrecada chocolates para crianças carentes até amanhã; veja como doar

A Faculdade Anhanguera Taubaté receberá até esta quinta-feira (28) doações de chocolates para distribuir à crianças carentes de projetos sociais …

2 dias atrás
Esporte, Mais Destaques

Depois de vitória, Vôlei São José reencontra o Joinville nas quartas da Superliga

Classificado na vice-liderança da primeira fase da Superliga, o Farma Conde Vôlei São José vai reencontrar o Joinville nas quartas …

2 dias atrás
Branded SP RIO+

São José comemora a Semana da Água com programação especial

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, a Prefeitura de São José dos Campos …

2 dias atrás
Esporte, Mais Destaques

Pelo top 4 da A2, São José precisa vencer o Velo Clube em casa nesta quarta

O São José entra em campo nesta quarta (27), contra o Velo Clube, para defender sua permanência na disputa pelo …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

São Francisco Xavier deve ganhar câmeras inteligentes e base da Polícia Civil

O distrito de São Francisco Xavier, que pertence à cidade de São José dos Campos, têm sido pauta das autoridades …

3 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Homem morre prensado por carreta na Gestamp, em Taubaté

A Polícia Civil investiga a morte de um homem de 59 anos em um acidente com uma carreta na manhã …

3 dias atrás
Branded SP RIO+

S. José é premiada como destaque em Alfabetização pelo Estado

São José dos Campos se destaca entre as cidades do Estado de São Paulo com mais de 500 mil habitantes …

3 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - SP RIO+ 2024 © Todos os direitos reservados