Categoria: Geral

Quatro mil toneladas de óleo já foram retiradas de praias nordestinas

Agência Brasil Publicado em 3/11/2019, às 9:21 • Atualizado em 3/11/19, às 9:21




Quatro mil toneladas de óleo já foram retiradas de praias nordestinas

Desde o início do aparecimento de manchas de óleo nas praias nordestinas, mais de 4 mil toneladas de resíduos já foram retirados desses locais, informou neste sábado (2) o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O descarte desse material é feito pelas secretarias de Meio Ambiente dos estados.

Em nota, o GAA informou também que “foram detectados e removidos pequenos fragmentos de óleo em Ponta da Baleia, em Caravelas e na Ilha de Santa Bárbara, em Abrolhos-BA, por equipes e navios da Marinha, juntamente com o ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade]”.

De acordo com o grupo, de maneira a incrementar a prevenção da chegada do óleo a Abrolhos, os seguintes navios da Marinha permanecem atuando e monitorando a região: fragatas Independência e Constituição, Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, Navio Varredor Atalaia, Navio Oceanográfico Antares, Navio-Tanque Almirante Gastão Motta, Corveta Caboclo e Navios OSRV Viking Surf e Mar Limpo IV da Petrobras.

No dia 31 de outubro, de acordo com a nota, o GAA solicitou à Petrobras a transferência da área monitorada pelo satélite CosmoSkymed, da Bacia de Campos (Rio de Janeiro) para a região de Abrolhos, com objetivo de incrementar o monitoramento.

A notícia positiva, de acordo com o GAA, é que estão limpas as praias do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. As localidades que ainda permanecem com vestígios de óleo e com ações de limpeza em andamento são as seguintes: Maragogi, Japaratinga, Barra de São Miguel, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu, em Alagoas; Artista, em Sergipe; Arembepe, Berlinque, Barra Grande, Cueira, Pratigi, Alcobaça, Mar Moreno e Piracanga, na Bahia.

Neste sábado, de acordo com a nota, foram empregados nos trabalhos de limpeza das praias e observação marítima 15 navios, quatro aeronaves, três drones e mais de 2.350 militares e 85 servidores do Ibama e ICMBio.

A nota faz um levantamento dos equipamentos e de pessoas até o momento empregados na prevenção e limpeza do óleo que chega às praias nordestinas: mais de 3.370 militares da Marinha, 26 navios, sendo 22 da Marinha e quatro da Petrobras, 14 aeronaves, sendo três da Marinha, seis da Força Aérea Brasileira (FAB), três do Ibama e dois da Petrobras. Também foram mobilizados 5 mil militares e 140 viaturas do Exército Brasileiro, 140 servidores do Ibama, 40 do ICMBio e 440 funcionários da Petrobras.

De acordo com a nota, a Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida, em fase final de planejamento, terá início a partir da próxima semana. A Marinha realizará, em conjunto com o Exército e a FAB, ações humanitárias relacionadas ao meio ambiente, cooperação na recuperação de áreas marítimas atingidas e monitoramento das águas jurisdicionais brasileiras.

A nota afirma, por último, que a “gravidade, a extensão e o ineditismo desse crime ambiental exigem constante avaliação da estrutura e dos recursos materiais e humanos empregados, no tempo e na quantitade que for necessária”.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Últimas noticias
Cidades, Saúde

Prefeitura de Caraguatatuba realiza ações para reforçar o uso de máscara

Foto: Divulgação/PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba criou uma força-tarefa para reforçar ações de conscientização do uso de mascas nas ruas e …

3 horas atrás
Economia, Mais Destaques

Inscrições no Cadastro Único crescem quase 43% no mês de junho em São José

Em junho, as 11 unidades do Cras fizeram 1.701 novas inscrições do Cadastro Único – Foto: Lucas Cabral/PMSJC
A Prefeitura de …

2 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Prefeitura de São José irá leiloar materiais usados; cerca de 50 carros estão na lista

Serão aproximadamente 50 veículos, entre carros e motos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos informou, nesta …

2 horas atrás
Esporte

CBF publica calendário revisado do Brasileirão 2020

Foto: Divulgação/CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou nesta quinta-feira (9) o calendário revisado de competições profissionais masculinas para a …

55 minutos atrás
Cidades

Motoristas do transporte escolar e professores protestam por auxílio em São José

Foto: Arquivo Pessoal
Um protesto conjunto reúne professores eventuais da rede de ensino, professores temporários da Fundhas e motoristas do transporte escolar …

1 hora atrás
Cidades, Educação

Guaratinguetá abre inscrições para cursos de aperfeiçoamento profissional online nesta quinta-feira

Foto: Divulgação/Agência Brasil
A Prefeitura de Guarantinguetá em parceria com o Senai, através da Secretaria da Educação abrirá nesta quinta-feira (9) …

1 hora atrás
Cidades

‘Cata Treco’ da Prefeitura de Taubaté recolhe mais de 100 toneladas de materias em seis meses

Foto: Divulgação/PMT
Um balanço semestral divulgado pelo Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) de Taubaté, indicou que a Prefeitura recolheu cerca de …

2 horas atrás
Cidades

Ong ‘Santuário de Cavalos’ cria vaquinha virtual para manter funcionamento

Foto: Divulgação
O Santuário Filhos de Shanti, conhecido como ‘Santuário de Cavalos’, em Pindamonhangaba, ONG (Organização Não-Governamental) que resgata animais vítimas …

2 horas atrás
Cidades, Polícia

Polícia tenta identificar autores do assassinato de jovem em São Sebastião

Foto: Arquivo Pessoal
A Polícia Civil usa de sistemas de captura e registro de imagens para tentar chegar ao autor do …

2 horas atrás
Cidades

Funcionário da Embraer que morreu de Covid-19 é homenageado em São José

Foto: Sindicato dos Metalúrgicos SJC
Um ato realizado na tarde desta quarta-feira (8) buscou homenagear um trabalhador de 53 anos, que …

2 horas atrás