fbpx
Categoria: Geral

Mais 4 navios gregos estão entre os investigados por vazamento de óleo

PF e Marinha tentam identificar responsáveis por derrame no litoral

Alex Rodrigues/Agência Brasil Publicado em 6/11/2019, às 14:43 • Atualizado em 6/11/19, às 14:43




Mais 4 navios gregos estão entre os investigados por vazamento de óleo

Fonte: Agência Brasil

Mais quatro navios de bandeira grega, além do Bouboulina, da empresa Delta Tankers, são alvo da investigação que a Marinha do Brasil e a Polícia Federal (PF) realizam para tentar identificar os responsáveis pelo derrame de óleo cru que, desde o fim de agosto, atingiu o litoral dos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).

Oficialmente, a Marinha não revela os nomes das cinco embarcações a respeito das quais pediu informações às autoridades marítimas da Grécia, mas, em nota, a Delta Tankers, responsável pelo Boubolina, revelou tratar-se dos navios-tanques Maran Apollo e Maran Libra (da Maran Tankers), Minerva Alexandra (Minerva Marine) e do Cap Pembroke (Euronav), além do Bouboulina.

Na mesma nota, a Delta Tankers informa que recebeu a notificação da Marinha brasileira somente nesta terça-feira (5). A empresa diz ainda que, no documento entregue pelo Ministério de Assuntos Marítimos da Grécia, os cinco navios gregos são tratados como suspeitos de derramamento do óleo que polui praias, mangues e a foz, ou desembocaduras, de rios na costa do Nordeste.

A Delta Tankers nega ter qualquer relação com o óleo encontrado no litoral nordestino e garante que pode comprovar a regularidade de suas operações. A empresa grega afirma que inspecionou os registros gravados por câmeras e sensores existentes no interior do Boubolina e não encontrou nenhum indício de que parte do produto que estava sendo transportado vazou.

“Este material será compartilhado de bom grado com as autoridades brasileiras, caso entrem em contato com a empresa nesta investigação. Até agora, esse contato não foi feito”, afirmou a empresa no comunicado divulgado ontem.

Trinta Suspeitos

A Marinha informou à Agência Brasil que o pedido para notificação dos cinco navios de bandeira grega foi apresentado às autoridades da Grécia no dia 12 de outubro. Segundo a Marinha, as investigações, feitas em conjunto com a Polícia Federal, com o apoio de instituições nacionais e estrangeiras, identificou 30 navios-tanque de várias nacionalidades que navegaram próximo à costa brasileira, na região de onde o óleo pode ter se espalhado. Segundo o Centro de Hidrografia da Marinha, esse ponto inicial fica cerca de 733 quilômetros a leste do estado da Paraíba.

Dos 30 navios-tanques sob investigação, o Bouboulina é apontado como o principal suspeito pelo provável derramamento de óleo. Os investigadores afirmam que, após carregar petróleo bruto na Venezuela, a embarcação grega contornou a costa nordestina brasileira e seguiu viagem rumo a Cingapura e à Malásia, onde teria transferido parte do material para outro navio.

A Delta Tankers confirma que o Bouboulina partiu da Venezuela em 19 de julho, carregado com petróleo, para Melaka, na Malásia, onde descarregou toda a carga embarcada em território venezuelano, “sem qualquer falta”.

Ainda de acordo com a Marinha, os investigadores também avaliaram a hipótese de o óleo ter vazado de um “navio pirata” ou dark ship (embarcação que navega com sistemas de localização desligados), mas imagens de satélite não revelam qualquer movimentação neste sentido.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade
Últimas noticias
Cidades, Destaque, Polícia

Jovens são filmados em cima de ônibus durante ‘fluxo’ na zona sul de São José

Foto: Grupo Ocorrência 24h
Um vídeo divulgado nas redes sociais flagrou jovens dançando em cima de um ônibus circular, na zona …

2 horas atrás
Cidades

Defesa Civil intensifica monitoramento em áreas de risco em São Sebastião

Foto: Divulgação/PMSS
A Prefeitura de São Sebastião informou, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) e Defesa Civil, que intensificou …

2 horas atrás
Cidades

Sorteio do Cajuru 2 será feito no dia 28 de março em São José dos Campos

Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
O governo Felicio Ramuth (PSDB) marcou para o dia 28 de março o sorteio das unidades do conjunto …

2 horas atrás
Cidades, Destaque

Após chuvas, Tamoios corre risco de interdição nesta quinta-feira

Foto: Divulgação/Tamoios
O sistema de monitoramento meteorológico da Concessionária Tamoios aponta risco de fechamento do trecho de Serra, por conta do …

2 horas atrás
Cidades, Política

Vereadores de Taubaté somaram 62 faltas não justificadas em 2019

Foto: Divulgação
Os vereadores de Taubaté somaram 62 faltas não justificadas nas sessões realizadas em 2019. Os dados foram publicados no …

50 minutos atrás
Cidades

Projeto para drenagem do Tanquinho fica para junho em Jacareí

Foto: PMJ
Encarada pelo prefeito Izaias Santana (PSDB) como ‘grande desafio’ para conter inundações, a drenagem do córrego do Tanquinho tem …

42 minutos atrás
Cidades

Carro cai em buraco na obra da Charles Schneider em Taubaté

Foto: Giovanna Vaz
Durante as fortes chuvas registradas na região nesta terça-feira (25), um carro caiu dentro de um buraco no …

21 horas atrás
Cidades

Chuvas causam alagamentos e o registro de 63 ocorrências em Jacareí

Foto: Corpo de Bombeiros
As fortes chuvas que tiveram início no final da tarde de terça-feira (25) deixaram alagamentos, pessoas ilhadas …

21 horas atrás
Cidades, Destaque

Tamoios deve receber movimento intenso no retorno do Carnaval

Foto: Divulgação/ Tamoios
A Rodovia dos Tamoios deve receber um movimento intenso de veículos até a tarde desta Quarta-feira de Cinzas …

2 dias atrás
Cidades, Meio Ambiente

Marinha alerta para frente fria e ventos fortes no Litoral Norte

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alertou para formação de uma frente fria …

2 dias atrás