Categoria: Educação

MEC lança identidade estudantil digital

De acordo com o o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o custo do documento será de R$ 0,15 por unidade para o governo, mas será gratuito para o estudante

Pedro Peduzzi/Agência Brasil Publicado em 26/11/2019, às 12:27 • Atualizado em 26/11/19, às 12:27




Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Educação lançou nesta terça-feira (25) o aplicativo ID Estudantil, carteira de estudante virtual que, a exemplo da fornecida pelas entidades representativas dos alunos, dá direito a benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

Para obter o documento é necessário, antes de tudo, que a instituição de ensino à qual o estudante está vinculado insira os dados dele no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Caso a instituição já tenha feito o cadastramento, caberá ao aluno baixar o aplicativo ID Estudantil no celular e fazer seu cadastro pessoal. “Os alunos que não conseguirem se cadastrar devem procurar suas instituições de ensino e pedir que elas se cadastrem junto ao MEC”, disse o presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Lopes, durante a cerimônia de lançamento do ID Estudantil.

Segundo Lopes, 10.804 instituições já se cadastraram. Destas, 1.966 já começaram a enviar ao SEB as informações de seus alunos. As informações disponibilizadas constituirão um banco de dados nacional que subsidiará algumas das políticas públicas a serem implementadas pelo governo no setor da educação.

De acordo com o o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o custo do documento será de R$ 0,15 por unidade para o governo, mas será gratuito para o estudante. “Não cobraremos porque a estruturação dessa cobrança sairia mais cara do que o custo por unidade”, disse o ministro.

Ainda segundo Weintraub, documentos similares poderão ser fornecidos pelas instituições de ensino ou até mesmo grêmios estudantis. “Se for o caso, podem inclusive cobrar por isso. O que fizemos foi acabar com o monopólio e a exclusividade daqueles que sempre forneceram esse documento”, disse. “Se, ideologicamente, o estudante quiser, ele pode pagar quanto for pela carteirinha”, acrescentou.

A abertura para que outras entidades – além da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) – emitam esse tipo de documento está prevista na Medida Provisória 895, enviada pelo governo ao Congresso Nacional em setembro.

Desde então, tanto a MP como a ID Estudantil têm sido criticadas pelas entidades representativas dos estudantes. Segundo o presidente da UNE, Iago Montalvão, trata-se de uma retaliação ao movimento estudantil. Montalvão disse que a principal  intenção do governo com essas medidas é “prejudicar o movimento estudantil, que fez as maiores manifestações contrárias a ele”.

A fim de prevenir fraudes, o MEC informou que fará cruzamento dos dados fornecidos por meio de aplicativos com as informações da Carteira Nacional de Habilitação e, no caso de estudantes que não têm CNH, com os dados fornecidos para o documento de identidade (RG).

“Inclusive a foto [inserida no cadastro via aplicativo] passará por uma checagem junto ao banco de dados do Denatran [Departamento Nacional de Trânsito]. Quem não tem CNH terá de tirar uma foto do RG, frente e verso. Um algoritmo então vai comparar as fotos, de forma a dificultar fraudes”, explicou o diretor de Tecnologia da Informação do MEC, Daniel Rogério. “Pensamos também nos empresários: para eles, criamos o aplicativo ID Validade, que averiguará se o aluno está apto para receber os benefícios”, acrescentou.

O MEC alerta que, no caso de estudantes menores de idade, será necessária a autorização de um responsável legal, que deverá instalar o ID Estudantil no celular para, então, fazer o cadastro no qual informa os dados do menor.

Ainda de acordo com o o MEC, eventuais dúvidas sobre os aplicativos podem ser elucidadas por meio do site wwwidestudantil.mec.gov.br.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade:
Últimas noticias
Economia

São Sebastião libera 100% da capacidade de lojas e salões de beleza

Foto: PMSS
A Prefeitura de São Sebastião anunciou nesta quarta-feira (12) novas regras de flexibilização da quarentena na cidade. As regras …

8 horas atrás
Esporte

Conmebol divulga jogos da Copa América e libera trocas para mata-mata

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Brasil começa a defender o título da Copa América no dia 13 de junho do ano …

8 horas atrás
Cidades, Destaque

Poupatempo inicia reabertura gradual a partir de 26 de agosto na RMVale

Foto: PMSJC
O Governo do Estado de São Paulo anunciou a reabertura gradual do Poupatempo em cidades que estão nas fases …

10 horas atrás
Cidades

Horto Florestal de Campos do Jordão será reaberto hoje

Foto: Divulgação
O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (13) a reabertura do Horto Florestal, em Campos do …

13 horas atrás
Esporte

Série A-2 do Campeonato Paulista volta a ser disputada na próxima quarta-feira

Foto: Caíque Toledo / EC Taubaté
Após cinco meses de paralisação por conta da pandemia do coronavírus, a bola vai voltar …

14 horas atrás
Destaque, Economia

GM apresenta propostas de PDV e pretende prorrogar layoff

Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini
A General Motors (MG) apresentou nesta quarta-feira (12) uma proposta para prorrogar o período de …

14 horas atrás
Economia

Caixa libera hoje saque de auxílio emergencial para 4 milhões de pessoas

Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil
A Caixa libera nesta quinta-feira (13) saques e transferências de parcelas do auxílio emergencial para 4 …

14 horas atrás
Cidades, Emprego

PAT’s de São José dos Campos e Jacareí oferecem 16 vagas de emprego nesta quinta-feira

Foto: Divulgação
Os PAT’s (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos e Jacareí disponibilizaram nesta quinta-feira (13) cerca …

15 horas atrás
Destaque, Economia

Fim do acordo com a Boeing é o principal motivo para prejuízo na Embraer, diz Sindicato

Foto: Divulgação
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, por meio de um estudo realizado pelo laese (Instituto Latino-Americano …

1 dia atrás
Economia

Bolsonaro defende privatizações e responsabilidade fiscal do Estado

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro defendeu hoje (12) a privatização de empresas públicas e disse que “os desafios …

1 dia atrás