Categoria: Internacional

Governo de transição começa nesta segunda-feira no Uruguai

Posse de Lacalle Pou será no dia 20 de março de 2020

Marieta Cazarré/Agência Brasil Publicado em 2/12/2019, às 12:27 • Atualizado em 2/12/19, às 12:33




Governo de transição começa hoje no Uruguai

Foto: Mariana Greif

O processo de transição de governo no Uruguai começa nesta segunda-feira (2). Inicialmente, estava marcado para a segunda-feira da semana passada (25). No entanto, como a apuração das eleições do domingo (24) apontava para um empate técnico, com uma diferença de pouco mais de 1% entre os candidatos, a divulgação foi adiada. No último sábado (30), a Corte Eleitoral do país anunciou oficialmente a vitória de Lacalle Pou.

O resultado dessas eleições, vencidas pelo candidato de centro-direita Luis Lacalle Pou, deixaram exposta a divisão do país. Entre os 2,4 milhões de cidadãos uruguaios que compareceram às urnas, 1.189.313 votaram em Lacalle Pou e 1.152.271 optaram por Daniel Martínez, da coalizão de esquerda Frente Ampla, há 15 anos no poder. A diferença entre os dois candidatos foi de pouco mais de 37 mil votos.

Lacalle Pou venceu a eleição em 17 dos 19 estados do país. Ele perdeu apenas em Montevidéu e Canelones, dois estados vizinhos que concentram cerca de 52% da população.

Seu primeiro compromisso nesta semana é o encontro com o atual presidente, Tabaré Vázquez, às 10h. Após a reunião, às 11h, Lacalle é esperado no Diretório do Partido Nacional.

Ministros

O futuro presidente já anunciou que levará alguns dias para definir todos os seus ministros. No entanto, há quatro cargos que já decididos: Azucena Arbeleche, no Ministério da Economia; Pablo da Silveira na Educação; Pablo Bartol no Ministério do Desenvolvimento Social; e Ernesto Talvi, nas Relações Exteriores.

Ernesto Talvi, o próximo chanceler, também disputou a presidência neste ano, pelo Partido Colorado, e recebeu cerca de 12% dos votos. Após as eleições em primeiro turno, Lacalle Pou se aliou a Talvi e a Guido Manini Rios, candidato pelo partido Cabildo Abierto, conformando o que chamam no Uruguai, de uma aliança multicolorida, devido às cores das bandeiras dos três partidos.

Este, inclusive, será um desafio para o próximo presidente: negociar com os representantes dos partidos aliados e distribuir cargos no próximo governo.

Alguns ministérios ainda não foram anunciados oficialmente, mas a imprensa no Uruguai já adianta nomes como Javier García, que deve assumir a Defesa; Jorge Larrañaga, para o Ministério do Interior; Luis Alberto Heber, no do Transporte; e Pablo Mieres para o Trabalho.

Relações Exteriores

Em uma entrevista concedida ao periódico uruguaio El País, Ernesto Talvi, o futuro chanceler, afirmou que apostará em um Mercosul moderno e flexível, e disse acreditar que o Uruguai, como um país pequeno entre dois gigantes, pode mediar a relação entre Brasil e Argentina.

“Nós interagimos com os Estados e não com os governos; não por afinidades, mas por interesses”, disse Talvi, que espera que os vizinhos não personalizem os problemas.

Em relação ao Mercosul, Talvi afirmou que buscará conquistar flexibilidade para acordos bilaterais, ou seja, conseguir mudar as regras para que os países possam firmar acordos sem ter que necessariamente ter o aval de todos os países do bloco.

“O Brasil está adotando uma política que vemos com bons olhos. Embora o ritmo seja mais lento se feito como um bloco do que se fizermos individualmente. Espero que possamos fazê-lo”, disse Talvi, se referindo à flexibilização do tratado.

Talvi afirmou ainda que acredita que o Mercosul poderia iniciar negociações com os Estados Unidos e com a China. “Eu diria que, após 20 anos de fechamento, pela primeira vez estamos vendo a possibilidade de o bloco ser como foi originalmente concebido: um regionalismo aberto”.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade:
Últimas noticias
Economia

São Sebastião libera 100% da capacidade de lojas e salões de beleza

Foto: PMSS
A Prefeitura de São Sebastião anunciou nesta quarta-feira (12) novas regras de flexibilização da quarentena na cidade. As regras …

9 horas atrás
Esporte

Conmebol divulga jogos da Copa América e libera trocas para mata-mata

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Brasil começa a defender o título da Copa América no dia 13 de junho do ano …

10 horas atrás
Cidades, Destaque

Poupatempo inicia reabertura gradual a partir de 26 de agosto na RMVale

Foto: PMSJC
O Governo do Estado de São Paulo anunciou a reabertura gradual do Poupatempo em cidades que estão nas fases …

11 horas atrás
Cidades

Horto Florestal de Campos do Jordão será reaberto hoje

Foto: Divulgação
O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (13) a reabertura do Horto Florestal, em Campos do …

14 horas atrás
Esporte

Série A-2 do Campeonato Paulista volta a ser disputada na próxima quarta-feira

Foto: Caíque Toledo / EC Taubaté
Após cinco meses de paralisação por conta da pandemia do coronavírus, a bola vai voltar …

15 horas atrás
Destaque, Economia

GM apresenta propostas de PDV e pretende prorrogar layoff

Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini
A General Motors (MG) apresentou nesta quarta-feira (12) uma proposta para prorrogar o período de …

15 horas atrás
Economia

Caixa libera hoje saque de auxílio emergencial para 4 milhões de pessoas

Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil
A Caixa libera nesta quinta-feira (13) saques e transferências de parcelas do auxílio emergencial para 4 …

16 horas atrás
Cidades, Emprego

PAT’s de São José dos Campos e Jacareí oferecem 16 vagas de emprego nesta quinta-feira

Foto: Divulgação
Os PAT’s (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos e Jacareí disponibilizaram nesta quinta-feira (13) cerca …

16 horas atrás
Destaque, Economia

Fim do acordo com a Boeing é o principal motivo para prejuízo na Embraer, diz Sindicato

Foto: Divulgação
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, por meio de um estudo realizado pelo laese (Instituto Latino-Americano …

1 dia atrás
Economia

Bolsonaro defende privatizações e responsabilidade fiscal do Estado

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro defendeu hoje (12) a privatização de empresas públicas e disse que “os desafios …

1 dia atrás