fbpx
Categoria: Justiça, Política

Contestada no Supremo, lei de abuso de autoridade entra em vigor

Atendendo a alguns apelos, Bolsonaro chegou a vetar 33 pontos da nova lei, mas 18 desses vetos acabaram derrubados no Congresso

Felipe Pontes/Agência Brasil Publicado em 3/01/2020, às 11:33 • Atualizado em 3/01/20, às 11:33




Contestada no Supremo, lei de abuso de autoridade entra em vigor

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A lei de abuso de autoridade, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em setembro, entra em vigor nesta sexta-feira (3), tornando crime, a partir de agora, uma série de condutas por parte, por exemplo, de policiais, juízes e promotores.

Associações de magistrados, de membros do Ministério Público, de policiais e de auditores fiscais foram ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir uma liminar (decisão provisória) para tentar suspender a lei antes que entrasse em vigor, mas não foram atendidas a tempo pelo ministro Celso de Mello, relator de ao menos quatro ações diretas de constitucionalidade (ADI) que foram abertas contra a norma. Não há prazo definido para que o assunto seja julgado.

Atendendo a alguns apelos, Bolsonaro chegou a vetar 33 pontos da nova lei, mas 18 desses vetos acabaram derrubados no Congresso. Dessa maneira, a nova lei de abuso de autoridade passou a prever punição de multa ou até mesmo prisão para condutas com negar habeas corpus quando manifestamente cabível (um a quatro anos de prisão, mais multa) e negar o acesso aos autos do processo ao interessado ou seu defensor (seis meses a dois anos de prisão, mais multa).

Além de penas de prisão e multa, diversos pontos preveem ainda sanções administrativas, como a perda ou afastamento do cargo, e cíveis, como indenização. Para incorrer em crime, a lei prevê que as condutas sejam praticadas com a finalidade de beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou com o objetivo de prejudicar alguém, ou ainda “por mero capricho ou satisfação pessoal”.

Confira abaixo outros pontos que passam a ser crime, de acordo com a nova lei de abuso de autoridade:

–   Invadir ou adentrar imóvel à revelia da vontade do ocupante sem determinação judicial. Pena: de um a quatro anos de prisão, mais multa.

–  Decretar a condução coercitiva de testemunha ou investigado sem prévia intimação de comparecimento ao juízo. Pena: de um a quatro anos de prisão, mais multa.

– Dar início ou proceder à persecução penal, civil ou administrativa sem justa causa fundamentada ou contra quem sabe inocente. Pena: de um a quatro anos de prisão, mais multa.

– Grampear telefone, interceptar comunicações de informática ou quebrar segredo de Justiça sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei. Pena: de dois a quatro anos de prisão, mais multa.

– Divulgar gravação ou trecho de gravação sem relação com a prova que se pretenda produzir, expondo a intimidade ou a vida privada ou ferindo a honra ou a imagem do investigado ou acusado. Pena: de um a quatro anos de prisão, mais multa.

– Estender injustificadamente a investigação, procrastinando-a em prejuízo do investigado ou fiscalizado. Pena: de seis meses a dois anos de prisão, mais multa.

– Insistir em interrogatório de quem tenha optado por ficar em silêncio ou pedido assistência de um advogado. Pena: de um a quatro anos de prisão, mais multa.

– Manda prender em manifesta desconformidade com a lei ou não soltar alguém quando a prisão for manifestamente ilegal. Pena: de um a quatro anos de prisão, mais multa.

– Manter presos de ambos os sexos na mesma cela ou espaço de confinamento. Pena: de um a quatro anos de prisão, mais multa.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Últimas noticias
Cidades, Mais Destaques

Governo de SP divulgará localização de todos os radares em rodovias do Vale do Paraíba

Foto: Agência Brasil
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) irá publicar em seu site a localização de todos os radares …

7 horas atrás
Esporte

Oitavas da Libertadores terá confrontos entre Brasil e Argentina

Foto: Twitter/Conmebol Libertadores
Três dos seis representantes brasileiros nas oitavas de final da Copa Libertadores da América terão pela frente adversários …

9 horas atrás
Esporte

Tite convoca seleção para Eliminatórias da Copa do Mundo em novembro

Foto: Lucas Figueredo/CBF
O técnico da seleção brasileira Tite divulgou nesta sexta-feira (23) a lista de convocados para os dois próximos jogos …

10 horas atrás
Economia

Contas externas têm em setembro sexto mês seguido de saldo positivo

Foto: Reuters
As contas externas registraram saldo positivo pelo sexto mês seguido em setembro, de US$ 2,320 bilhões, informou hoje (23) …

10 horas atrás
Cidades, Emprego

PAT’s de São José dos Campos e Jacareí oferecem 20 vagas de emprego nesta sexta-feira

Foto: Divulgação
Os PAT’s (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos e Jacareí disponibilizaram nesta sexta-feira (23) cerca …

11 horas atrás
Cidades, Destaque

São José dos Campos amplia funcionamento de bares, restaurantes, feiras de artesanato e parques

Parque Alberto Simões. Foto: Claudio Vieira / PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos anunciou nesta sexta-feira (22) a ampliação …

11 horas atrás
Cidades

Prefeito de Ubatuba adia feriado na cidade do dia 28 de outubro para o dia 30 de outubro

Foto: Divulgação
O prefeito de Ubatuba Délcio Sato (PSD) alterou nesta quinta-feira (22) o calendário municipal de 2020, adiando o feriado …

12 horas atrás
Economia, Mais Destaques

Conta de luz residencial sofre reajuste de 3,83% em 19 cidades do Vale do Paraíba

Foto: Claudio Vieira/ PMSJC
A conta de luz terá um reajuste, a partir desta sexta-feira (23), em 19 cidades do Vale …

12 horas atrás
Esporte, Mais Destaques

Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol

Foto: Ricardo Stuckert/CBF
O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A …

13 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Caraguatatuba pede novo apoio estadual para fiscalização no feriado de Finados

Foto: PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba encaminhou um novo ofício ao Governo do Estado de São Paulo pedindo reforço das polícias …

1 dia atrás