fbpx
Categoria: Justiça

Força Nacional vai atuar na prevenção e combate ao novo coronavírus

A medida vai vigorar por 60 dias, mas poderá ser prorrogada

Alex Rodrigues/Agência Brasil Publicado em 31/03/2020, às 13:48 • Atualizado em 31/03/20, às 13:48




Equipes da Força Nacional de Segurança Pública vão participar das ações de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19) em todo o país. A autorização do Ministério da Justiça e Segurança Pública para que parte do efetivo da tropa seja empregada no apoio às ações do Ministério da Saúde foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (30).  A Portaria nº 151 estabelece que a Força Nacional poderá ajudar os profissionais da área de saúde para que possam atender, com segurança, as pessoas com suspeita de estarem infectadas pela covid-19. Os agentes também poderão reforçar, nos estados e no Distrito Federal, as medidas policiais de segurança, que garantam o funcionamento dos centros de saúde (hospitais, UPAs etc), a distribuição e o armazenamento de insumos médicos e farmacêucos e de gêneros alimentícios e de produtos de higiene.

Foto: Reuters

Equipes da Força Nacional de Segurança Pública vão participar das ações de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19) em todo o país. A autorização do Ministério da Justiça e Segurança Pública para que parte do efetivo da tropa seja empregada no apoio às ações do Ministério da Saúde foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (30).

A Portaria nº 151 estabelece que a Força Nacional poderá ajudar os profissionais da área de saúde para que possam atender, com segurança, as pessoas com suspeita de estarem infectadas pela covid-19. Os agentes também poderão reforçar, nos estados e no Distrito Federal, as medidas policiais de segurança, que garantam o funcionamento dos centros de saúde (hospitais, UPAs etc), a distribuição e o armazenamento de insumos médicos e farmacêucos e de gêneros alimentícios e de produtos de higiene.

“Em caráter episódico”, a Força Nacional também poderá ser utilizada para auxiliar no controle sanitário em portos, aeroportos, rodovias e centros urbanos; para evitar saques e vandalismos e protegendo os locais onde estejam sendo realizados testes rápidos para a detecção da doença, bem como na aplicação das medidas coercivas previstas em lei.

As ações deverão ser sempre planejadas juntamente com o Ministério da Saúde e coordenadas com as autoridades responsáveis dos governos estaduais e do Distrito Federal. Caberá à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, definir o total de agentes a ser empregado nessas ações.

Inicialmente, a medida vai vigorar por 60 dias – ou seja, até o dia 28 de maio-, mas poderá ser prorrogada, de acordo com a necessidade. Durante esse prazo, os agentes que estejam atuando em outras missões de apoio aos estados e ao Distrito Federal poderão ser realocados.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Últimas noticias
Cidades, Mais Destaques

Governo de SP divulgará localização de todos os radares em rodovias do Vale do Paraíba

Foto: Agência Brasil
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) irá publicar em seu site a localização de todos os radares …

8 horas atrás
Esporte

Oitavas da Libertadores terá confrontos entre Brasil e Argentina

Foto: Twitter/Conmebol Libertadores
Três dos seis representantes brasileiros nas oitavas de final da Copa Libertadores da América terão pela frente adversários …

10 horas atrás
Esporte

Tite convoca seleção para Eliminatórias da Copa do Mundo em novembro

Foto: Lucas Figueredo/CBF
O técnico da seleção brasileira Tite divulgou nesta sexta-feira (23) a lista de convocados para os dois próximos jogos …

11 horas atrás
Economia

Contas externas têm em setembro sexto mês seguido de saldo positivo

Foto: Reuters
As contas externas registraram saldo positivo pelo sexto mês seguido em setembro, de US$ 2,320 bilhões, informou hoje (23) …

11 horas atrás
Cidades, Emprego

PAT’s de São José dos Campos e Jacareí oferecem 20 vagas de emprego nesta sexta-feira

Foto: Divulgação
Os PAT’s (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos e Jacareí disponibilizaram nesta sexta-feira (23) cerca …

12 horas atrás
Cidades, Destaque

São José dos Campos amplia funcionamento de bares, restaurantes, feiras de artesanato e parques

Parque Alberto Simões. Foto: Claudio Vieira / PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos anunciou nesta sexta-feira (22) a ampliação …

13 horas atrás
Cidades

Prefeito de Ubatuba adia feriado na cidade do dia 28 de outubro para o dia 30 de outubro

Foto: Divulgação
O prefeito de Ubatuba Délcio Sato (PSD) alterou nesta quinta-feira (22) o calendário municipal de 2020, adiando o feriado …

13 horas atrás
Economia, Mais Destaques

Conta de luz residencial sofre reajuste de 3,83% em 19 cidades do Vale do Paraíba

Foto: Claudio Vieira/ PMSJC
A conta de luz terá um reajuste, a partir desta sexta-feira (23), em 19 cidades do Vale …

13 horas atrás
Esporte, Mais Destaques

Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol

Foto: Ricardo Stuckert/CBF
O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A …

14 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Caraguatatuba pede novo apoio estadual para fiscalização no feriado de Finados

Foto: PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba encaminhou um novo ofício ao Governo do Estado de São Paulo pedindo reforço das polícias …

1 dia atrás