Categoria: Destaque, Política

Ministro retira sigilo do vídeo de reunião que Moro diz ser prova da interferência de Bolsonaro na PF

“É uma vergonha, uma vergonha, que eu não sou informado, e não dá para trabalhar assim, fica difícil. Por isso, vou interferir. Ponto final.” Diz Bolsonaro em vídeo da reunião ministerial

Redação SP RIO + Publicado em 22/05/2020, às 17:34 • Atualizado em 22/05/20, às 17:34




Ministro retira sigilo do vídeo de reunião que Moro diz ser prova da interferência de Bolsonaro na PFPresidente Jair Bolsonaro em reunião ministerial no dia 22 de abril. Foto: Marcos Correa/ PR

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, autorizou nesta sexta-feira (22) a divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, cuja gravação foi apontada pelo ex-ministro Sergio Moro como prova na investigação de suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal.

O ministro liberou o vídeo na íntegra, quanto da transcrição da reunião. Celso de Mello somente não permitiu a divulgação de “passagens do vídeo e da respectiva degravação nas quais há referência a determinados Estados estrangeiros”.

O ministro determinou que a decisão seja encaminhada imediatamente à Procuradoria Geral da República, à Advocacia-Geral da União e à chefe do Serviço de Inquéritos da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal (Sinq/Dicor), Christiane Correa Machado.

O caso

No dia 24 de abril, Bolsonaro demitiu o então diretor-geral da PF Maurício Valeixo. Moro, em desacordo, deixou o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública no mesmo dia, acusando Bolsonaro de tentar interferir na corporação.

Bolsonaro nomeou Alexandre Ramagem para comandar a corporação no lugar de Valeixo, mas a nomeação foi barrada pelo STF. No lugar de Ramagem, Bolsonaro nomeou Rolando de Souza. Logo que assumiu a diretoria-geral da PF, Souza trocou diversos superintendentes regionais da corporação, inclusive o do estado do Rio de Janeiro, berço eleitoral da família Bolsonaro.

O que disse Bolsonaro durante a reunião

Trechos transcritos do vídeo mostram Bolsonaro “preocupado” com segurança da família.

“Já tentei trocar gente da segurança nossa no Rio de Janeiro oficialmente e não consegui. Isso acabou. Eu não vou esperar fud… minha família toda de sacanagem, ou amigo meu, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence à estrutura. Vai trocar; se não puder trocar, troca o chefe dele; não pode trocar o chefe, troca o Ministro. E ponto final. Não estamos aqui para brincadeira”, afirmou Bolsonaro na ocasião.

Em outro trecho divulgado, Bolsonaro disse aos auxiliares que não pode ser “surpreendido com notícias”. “Pô, eu tenho a PF que não me dá informações; eu tenho as inteligências das Forças Armadas que não têm informações; a ABIN tem os seus problemas, tem algumas informações, só não tem mais porque tá faltando realmente… temos problemas… aparelhamento, etc. A gente não pode viver sem informação”, disse Bolsonaro.

“Quem é que nunca ficou atrás da porta ouvindo o que o seu filho ou a sua filha tá comentando? Tem que ver pra depois que ela engravida não adianta falar com ela mais. Tem que ver antes. Depois que o moleque encheu os cornos de droga, não adianta mais falar com ele: já era. E informação é assim. [referências a Nações amigas]. Então essa é a preocupação que temos que ter: ‘a questão estratégia’. E não estamos tendo. E me desculpe o serviço de informação nosso – todos – é uma vergonha, uma vergonha, que eu não sou informado, e não dá para trabalhar assim, fica difícil. Por isso, vou interferir. Ponto final. Não é ameaça, não é extrapolação da minha parte. É uma verdade”, afirmou Bolsonaro.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Últimas noticias
Economia

Caixa paga auxílio a informais, MEI, autônomos e desempregados

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Caixa Econômica Federal continua nesta quarta-feira (27) pagando o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 …

2 horas atrás
Cidades

Campos do Jordão registra -0,4ºC e amanhece coberta por geada

Foto: Sandra Mara
Os moradores de Campos do Jordão tiveram nesta quarta-feira (27) o registro da temperatura mais baixa do ano, …

2 horas atrás
Cidades, Meio Ambiente

Desmatamento em áreas de Mata Atlântica cresceu 27,2% em 2019

Foto: Divulgação
O desmatamento em áreas de Mata Atlântica aumentou 27,2% nos anos de 2018 e 2019, em comparação com o …

2 horas atrás
Cidades, Destaque, Saúde

Doze cidades do Vale do Paraíba não atingem o critério para flexibilização

Foto: Divulgação
Doze cidades do Vale do Paraíba não atingiram todos os critérios do governo estadual para permitir a flexibilização, ao …

12 minutos atrás
Cidades, Economia

ACI de Taubaté diz que 65% dos associados demitiram durante pandemia

Foto: Governo de SP
Uma pesquisa realizada pela Acit (Associação Comercial e Industrial de Taubaté) apontou que 65% das empresas associadas …

27 minutos atrás
Cidades, Destaque, Saúde

São José dos Campos vai à Justiça para construir hospital de retaguarda no Teatrão

Foto: PMSJC
No pedido, a prefeitura aponta que no início de maio, em uma reunião do Comitê da Crise da Pandemia, …

16 horas atrás
Esporte

Corinthians se posiciona oficialmente contra o retorno do futebol

Foto: Bruno Teixeira/Corinthians
O Corinthians se posicionou oficialmente nesta terça-feira (26) contra o retorno do futebol brasileiro, paralisado em decorrência da …

18 horas atrás
Cidades, Destaque

Santuário de Aparecida questiona isolamento e quer reabrir as portas

Foto: Divulgação
Na capital da fé, o Santuário Nacional de Aparecida questionou a eficácia da adoção de isolamento social contra o …

18 horas atrás
Cidades

Cras e Creas disponibilizam atendimento por telefone em São José

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Abertos durante a quarentena, os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e os Creas (Centros de Referência Especializado …

22 horas atrás
Esporte

FPF convoca nova videoconferência sobre a 4ª divisão do Paulista

Foto: Divulgação/FPF
A Federação Paulista de Futebol tem videoconferência agendada com os clubes que disputam o Campeonato Paulista da Quarta Divisão …

22 horas atrás