Presidente Jair Bolsonaro em reunião ministerial no dia 22 de abril. Foto: Marcos Correa/ PR
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, autorizou nesta sexta-feira (22) a divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, cuja gravação foi apontada pelo ex-ministro Sergio Moro como prova na investigação de suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal.
O ministro liberou o vídeo na íntegra, quanto da transcrição da reunião. Celso de Mello somente não permitiu a divulgação de “passagens do vídeo e da respectiva degravação nas quais há referência a determinados Estados estrangeiros”.
O ministro determinou que a decisão seja encaminhada imediatamente à Procuradoria Geral da República, à Advocacia-Geral da União e à chefe do Serviço de Inquéritos da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal (Sinq/Dicor), Christiane Correa Machado.
No dia 24 de abril, Bolsonaro demitiu o então diretor-geral da PF Maurício Valeixo. Moro, em desacordo, deixou o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública no mesmo dia, acusando Bolsonaro de tentar interferir na corporação.
Bolsonaro nomeou Alexandre Ramagem para comandar a corporação no lugar de Valeixo, mas a nomeação foi barrada pelo STF. No lugar de Ramagem, Bolsonaro nomeou Rolando de Souza. Logo que assumiu a diretoria-geral da PF, Souza trocou diversos superintendentes regionais da corporação, inclusive o do estado do Rio de Janeiro, berço eleitoral da família Bolsonaro.
Trechos transcritos do vídeo mostram Bolsonaro “preocupado” com segurança da família.
“Já tentei trocar gente da segurança nossa no Rio de Janeiro oficialmente e não consegui. Isso acabou. Eu não vou esperar fud… minha família toda de sacanagem, ou amigo meu, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence à estrutura. Vai trocar; se não puder trocar, troca o chefe dele; não pode trocar o chefe, troca o Ministro. E ponto final. Não estamos aqui para brincadeira”, afirmou Bolsonaro na ocasião.
Em outro trecho divulgado, Bolsonaro disse aos auxiliares que não pode ser “surpreendido com notícias”. “Pô, eu tenho a PF que não me dá informações; eu tenho as inteligências das Forças Armadas que não têm informações; a ABIN tem os seus problemas, tem algumas informações, só não tem mais porque tá faltando realmente… temos problemas… aparelhamento, etc. A gente não pode viver sem informação”, disse Bolsonaro.
“Quem é que nunca ficou atrás da porta ouvindo o que o seu filho ou a sua filha tá comentando? Tem que ver pra depois que ela engravida não adianta falar com ela mais. Tem que ver antes. Depois que o moleque encheu os cornos de droga, não adianta mais falar com ele: já era. E informação é assim. [referências a Nações amigas]. Então essa é a preocupação que temos que ter: ‘a questão estratégia’. E não estamos tendo. E me desculpe o serviço de informação nosso – todos – é uma vergonha, uma vergonha, que eu não sou informado, e não dá para trabalhar assim, fica difícil. Por isso, vou interferir. Ponto final. Não é ameaça, não é extrapolação da minha parte. É uma verdade”, afirmou Bolsonaro.
Fiscais da Prefeitura – Foto: Charles de Moura/ PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos informou que durante o primeiro …
Foto: Divulgação/Grupo Ocorrências 24h
Um grupo de empresários e comerciantes realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (19) contra a regressão …
Assinatura das escrituras do bairro Nosso Teto em 2019 – Foto: PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos informou, nesta …
Foto: REUTERS/Ibraheem Al Omari
O representante sul-americano na edição 2020 do Mundial de Clubes, seja Santos ou Palmeiras, terá pela frente …
Foto: Divulgação/PMT
A Prefeitura de Taubaté inicia a partir desta terça-feira (19) as obras de melhoria no sistema de captação de …
Foto: Divulgação
O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Caraguatatuba iniciou a semana, com 110 oportunidades de emprego disponíveis em …
Foto: Divulgação
O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos disponibilizou nesta terça-feira (19), 55 vagas de …
Foto: Charles de Moura/PMSJC
Por conta das obras da Linha Verde, duas vias serão interditadas a partir desta terça-feira (19) na …
Aeroporto de São José dos Campos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos lançou nesta terça-feira (19) o …
Foto: Agência Brasil
A Defesa Civil Estadual emitiu alerta para a previsão de fortes chuvas a partir desta terça-feira (19) no …