Categoria: Cidades, Economia

Shoppings voltam a funcionar com horário reduzido e com medidas sanitárias na RMVale

Todos shoppings estão proibidos de abrirem aos finais de semana

OVale Publicado em 1/06/2020, às 11:26 • Atualizado em 1/06/20, às 11:26




Shoppings voltam a funcionar com horário reduzido e com medidas sanitárias na RMValeDrive-Thru no CenterVale Shopping, em São José dos Campos. Foto: Divulgação

Com a flexibilização da quarentena anunciada pelo governo do estado de São Paulo, a partir desta segunda-feira, dia 1º de junho, os shoppings centers poderão voltar a funcionar nas cidades da RMVale, após dois meses e meio fechados. Porém, a abertura será gradual, em horário reduzido e com um rígido controle sanitário por parte dos centros de compra, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Cada shopping anunciou seus horários específicos de funcionamento. Todos, porém, estão proibidos de abrirem aos finais de semana – apenas de segunda à sexta-feira; nos feriados, também seguirão fechados. As áreas de alimentação e lazer, além dos cinemas, também vão permanecer fechadas, para evitar aglomeração. Todos vão disponibilizar álcool em gel para os clientes e a entrada será controlada.

Os serviços de alimentação serão permitidos apenas por delivery e Drive Thru, como já vinha ocorrendo durante a quarentena. O uso de máscaras é obrigatório em todos os shoppings.

Em São José dos Campos, o CenterVale Shopping, que vai funcionar das 12h às 20h, seguirá apostando também no serviço de drive thru de forma permanente, pois considerou um sucesso no Dia das Mães. No sistema drive-thru, o cliente retira suas compras sem precisar sair do carro. Antes de serem entregues ao consumidor, todos os produtos são rigorosamente higienizados pelo vendedor, que efetua a entrega utilizando máscara de proteção. O local da retirada está devidamente identificado por uma comunicação visual e a carência do estacionamento é de três horas.

Por meio dos canais de comunicação do empreendimento – site, Instagram e Facebook – o consumidor pode consultar as marcas que estão trabalhando com vendas on-line, solicitar o catálogo, selecionar os produtos, combinar a forma de pagamento e agendar a retirada, que é feita no bolsão da Portaria G.

O empreendimento está se preparando para a retomada com um amplo protocolo de segurança que contempla medidas de biossegurança e prevenção com procedimentos de sanitização e desinfecção com produtos de higiene regulamentos pela Anvisa, controle de fluxo do shopping, obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individuais, além de pontos de álcool em gel e distanciamento social.

No Shopping Colinas, também em São José, a reabertura irá seguir todas as normas e diretrizes especificadas pelas autoridades, com medidas extras de proteção à saúde que serão adotadas. O funcionamento será de segunda à sexta-feira, das 12h às 20h. Por enquanto, não irá funcionar aos finais de semana.

Entre as ações previstas, estão medidas como controle de entrada e saída – por portas diferentes –, aferição de temperatura e uso de tapetes antibacterianos, entre outras. Além disso, o shopping já mantém torneiras, papeleiras e dispensers de sabão e álcool em gel automatizados. No estacionamento, o plano adotado prevê a utilização de vagas alternadas, mantendo uma distância segura entre os automóveis.

O ValeSul Shopping também vai funcionar das 12h às 20h, apenas nos dias de semana. Das mais de 4.000 vagas de estacionamento, apenas as que se localizam na avenida Andrômeda estarão à disposição dos clientes. Todos os portões de entrada ao shopping ficarão abertos, mas as vagas da avenida Cidade Jardim e do estacionamento coberto (incluindo o Valet) ficarão fechadas.

O Shopping Jardim Oriente, também em São José vai funcionar das 11h às 19h, de segunda a sexta-feira. Entre as diretrizes estão isolamento de 50% das vagas de estacionamento, limite de número de clientes por loja e incentivo para a continuação da venda online, demarcação no chão para orientar o distanciamento, medição de temperatura; obrigatoriedade do uso de máscara por lojistas, colaboradores, fornecedores e clientes, dispenseres de álcool em gel nos corredores e higienização permanente do prédio, móveis, corrimãos.

Além das várias medidas práticas o shopping que fica na região sul de São José desenvolveu uma cartilha de orientação para lojistas e colaboradores e está sendo feito um material de comunicação de cuidados e informações complementares também para os clientes.

Jacareí

O Jacareí Shopping vai funcionar em horário ainda mais reduzido, das 14h às 18h, com aferição de temperatura na entrada dos clientes. Será uma porta específica para entrada e outra para saída, com controle de número de pessoas. O álcool em gel será disponibilizado em todos os corredores do shopping.

Segundo o centro de compras, a higienização do local será feita a cada duas horas nas áreas de contato, como botoeiras de elevador, escadas rolantes. Cinema e setor de lazer continuarão fechados.

Taubaté

O Taubaté Shopping também anunciou funcionamento das 12h às 20h, com restrição de 40% de sua capacidade total, além da obrigatoriedade do uso de máscaras. Serviços como empréstimos de carrinhos e fraldários seguem suspensos. Os clientes também terão a temperatura aferida na entrada – haverá uma porta apenas para entrada e outra apenas para saída.

“Trabalhamos intensamente em um plano para essa reabertura e estamos adotando práticas que visam a essa retomada consciente do funcionamento dos setores econômicos”, disse a gerente geral do Taubaté Shopping, Ana Cristina Ribeiro.

Também com funcionamento das 12h às 20h, o Via Vale Garden Shopping reabre nesta segunda e uma das novidades é que o pagamento do estacionamento ficará por conta do centro de compras.

Outras cidades

Em Caraguatatuba, o Serramar Shopping, único do Litoral Norte, vai funcionar das 14h às 18h, também respeitando as normas de isolamento.

O Pátio Shopping, em Pindamonhangaba, mantém as vendas por Drive Thru e ainda não informou oficialmente qual será o horário de funcionamento durante a flexibilização. O Buriti Shopping, em Guaratinguetá, e o Eco Valle Shopping, em Lorena, ainda não informaram como será o funcionamento a partir desta segunda-feira. Porém, durante a quarentena, eles vinham mantendo serviços de drive thru para os clientes.

 



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Últimas noticias
Esporte, Política

Obra de cobertura do Teatrão vai atrasar, ao menos, dois meses em São José

Teatrão. Obra da cobertura ficou parada dois meses – Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A obra de demolição do telhado do Centro de …

1 dia atrás
Cidades, Política

Em recesso, Câmara dos Vereadores de Taubaté não terá sessões em julho

Plenário da Câmara de Taubaté – Foto: Divulgação/CMT
Após aprovação do projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) na última terça-feira …

1 dia atrás
Cidades, Destaque, Saúde

São José ultrapassa marca de 100 mortes pela Covid-19 e chega a 3.360 casos; zona sul lidera ranking

Pandemia em São José – Foto: Sergio Nascimento
São José dos Campos ultrapassou a marca de 100 mortes pela Covid-19 nesta …

2 dias atrás
Cidades

Fundo Social produz máscaras que permitem leitura labial em Ilhabela

Máscaras com visor permitem leitura de labial. Foto: PMI
O Fundo Social de Solidariedade confeccionou máscaras especiais para pacientes com deficiência …

2 dias atrás
Cidades, Esporte

Leticia Aguiar apresenta projeto para declarar São Bento do Sapucaí como ‘Capital do Esporte Radical’

Rapel na pedra. Foto: Prefeitura de São Bento do Sapucaí
A deputada estadual, Leticial Aguiar (PSL), apresentou na Assembleia Legislativa de …

2 dias atrás
Cidades

Justiça determina que secretário condenado por improbidade seja exonerado em Ilhabela

Foto: Divulgação/PMI
A Justiça determinou que a Prefeitura de Ilhabela exonere Luis Antônio dos Santos do cargo que comanda à frente …

2 dias atrás
Cidades, Emprego

PAT de Caraguatatuba abre 32 vagas de emprego nesta sexta-feira

Foto: Divulgação
O PAT de Caraguatatuba iniciou a sexta-feira (3), com 32 vagas de emprego abertas para diferentes áreas e grau …

2 dias atrás
Cidades, Saúde

São Sebastião volta a abrir praias para atividades esportivas individuais

Foto: Divulgação/PMSS
A Prefeitura de São Sebastião informou nesta quinta-feira (2) que irá voltar a reabrir as praias para a prática …

2 dias atrás
Cidades, Economia

Comércio ambulante de Taubaté terá retomada gradual a partir da próxima semana

Foto: Caique Toledo/OVale
A Prefeitura de Taubaté decidiu liberar gradualmente o retorno do comércio ambulante a partir da próxima segunda-feira (6).
Nessa …

2 dias atrás
Cidades, Esporte

Equipes esportivas fazem gincana para arrecadar alimentos em São José

Gincana quer arrecadar alimentos – Foto: Claudio Vieira/PMSJC
As equipes de basquete, rugby e voleibol que representam São José dos Campos …

2 dias atrás