fbpx
Categoria: Cidades, Destaque, Polícia

Pesquisa Jornal OVALE/Paraná Pesquisas aponta Felicio em primeiro com 40,8% na disputa a Prefeitura de São José

Foram ouvidos 740 eleitores entre os dias 8 e 12 de junho. Devido às regras de isolamento social, as entrevistas foram feitas por telefone

Jornal OVALE Publicado em 13/06/2020, às 12:14 • Atualizado em 13/06/20, às 12:14




Pesquisa Jornal OVALE/Paraná Pesquisas aponta Felicio em primeiro com 40,8% na disputa a Prefeitura de São JoséPaço Municipal de São José dos Campos Foto: Charles de Moura/PMSJC

A menos de quatro meses da data oficial para a eleição municipal de 2020 (a Justiça Eleitoral ainda avalia adiar o pleito, devido à pandemia do novo coronavírus), o prefeito Felicio Ramuth (PSDB) lidera com grande folga a intenção de votos em São José dos Campos.

O levantamento feito pelo Jornal OVALE foi encomendado à Parana Pesquisas, instituto que tem suas pesquisas publicadas por grandes veículos brasileiros, como ‘Veja’ e ‘O Estado de S. Paulo’, por exemplo.

Na pesquisa com cenário estimulado, em que os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, o tucano registra intenção de votos superior à soma do resultado dos outros nove prováveis postulantes ao Paço Municipal – as convenções partidárias, em que serão oficializados os nomes, serão realizadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, a princípio.

Foram ouvidos 740 eleitores entre os dias 8 e 12 de junho. Devido às regras de isolamento social, as entrevistas foram feitas por telefone.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n º SP 04455 2020.

Cenário

Pesquisa Jornal OVALE/Paraná Pesquisas aponta Felicio em primeiro com 40,8% na disputa a Prefeitura de São José

No cenário estimulado, Felicio Ramuth aparece com 40,8% das intenções de voto. Na sequência aparece Wagner Balieiro (PT), com 10,3%. Logo atrás vem Renata Paiva (PSD), com 9,5%. Pela margem de erro, Balieiro e Renata estão empatados tecnicamente.

Dr. Constantino Cury (PSB) aparece com 4,3%. Ele também está empatado tecnicamente com Balieiro (no limite da margem de erro) e com Renata. Atrás aparece Leticia Aguiar (PSL), com 4,2%. Pela margem de erro, ela está empatada tecnicamente com Renata e Dr. Cury.

Os demais pré-candidatos também estão empatados tecnicamente com Dr. Cury e Leticia, na margem de erro. São eles: Coronel Eliane Nikoluk (PL), com 3,2% das intenções de voto; Shakespeare Carvalho (Republicanos), com 2,7%; Agliberto Chagas (Novo), com 1,6%; Toninho Ferreira (PSTU), com 0,9%; e Luiz Carlos de Oliveira (PTC), com 0,3% das intenções de voto.

Ou seja, com exceção de Felicio, os demais nove pré-candidatos somaram 37% das intenções de voto. Esse cenário abre possibilidade para que a eleição seja decidida em primeiro turno, como ocorreu em 2016. Os eleitores que não souberam responder somaram 5,5%. Já os que disseram que não votariam em nenhum desses candidatos foram 16,6%.

Espontânea 

Na pesquisa espontânea, em que nenhum nome de pré-candidato é apresentado ao eleitor, 66,2% disseram não saber em quem votar. Já 11,1% afirmaram que não pretendem votar em nenhum postulante.

Felicio Ramuth foi citado por 17,4%. Wagner Balieiro por 2%. Renata Paiva por 0,7%. Dr. Constantino Cury e Leticia Aguiar tiveram 0,5% das citações. Coronel Eliane Nikoluk, 0,4%. O ex-prefeito Emanuel Fernandes, ex-PSDB, que está inelegível e não será candidato, também teve 0,4% das citações. Outros nomes citados somaram 0,7%.



Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades

Tribunal de Justiça concede liminar e mantém Ecobus operando o transporte público em São Sebastião

Foto: Divulgação
O Tribunal de Justiça do Estado concedeu uma liminar que mantém a Ecobus na operação do transporte coletivo, em …

32 minutos atrás
Destaque, Economia

Funcionárias de terceirizadas da LG aceitam proposta de indenização e encerram greve

Foto: Divulgação/Sindimetal
Funcionárias de três terceirizadas da LG encerraram a greve, na manhã desta quinta-feira (6), após aceitarem um acordo de …

37 minutos atrás
Cidades

Caraguatatuba altera linhas de ônibus na região norte

Foto: PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba informou que, a partir deste sábado (8), a empresa Praiamar Transportes alterará a operação das …

50 minutos atrás
Cidades, Emprego

Balcão de empregos de Taubaté oferece 29 vagas em diferentes áreas nesta quinta-feira

Foto: Divulgação/PMT
O Balcão de Empregos de Taubaté está oferecendo nesta quinta-feira (6), mais de 29 oportunidades em diferentes áreas de …

4 horas atrás
Cidades, Emprego

PAT de Caraguatatuba está com 106 vagas de emprego nesta quinta-feira

Foto: Divulgação/PMC
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba divulgou, nesta quinta-feira (6), mais de 106 vagas de emprego na cidade.
Os …

4 horas atrás
Cidades, Emprego

PAT de Jacareí oferece 64 vagas de emprego nesta quinta-feira

Foto: Divulgação/PMJ
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Jacareí está oferecendo nesta quinta-feira (6), cerca de 64 vagas de emprego …

4 horas atrás
Cidades, Emprego

PAT de São José dos Campos oferece 44 vagas de emprego nesta quinta-feira

Foto: Divulgação/PMSJC
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de São José dos Campos está oferecendo, nesta quinta-feira (6), cerca de 44 …

4 horas atrás
Cidades

São Sebastião realiza Feira de Adoção de Gatos na Rua da Praia

Foto: Divulgação
A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza no dia 15 de …

5 horas atrás
Cidades

Ilhabela realiza ação de controle de espécies vegetais invasoras na orla

Foto: PMI
A Prefeitura de Ilhabela informou nesta quinta-feira (6) vai realizar uma ação de controle de espécies vegetais invasoras existente …

5 horas atrás
Esporte

Boxeador joseense é convocado para o Pan-Americano

Foto: Divulgação
O boxeador joseense Felipe de Oliveira Ignácio, 17 anos, foi convocado pela Confederação Brasileira de Boxe para participar da …

5 horas atrás