fbpx
Categoria: Cidades, Educação

Após retorno às escolas, professores de São José denunciam casos de coronavírus entre servidores

O Sindserv encaminhou nesta segunda-feira (15) um ofício à prefeitura de São José, em que cobra um mapeamento de servidores infectados pelo coronavírus

OVALE Publicado em 16/06/2020, às 15:45 • Atualizado em 16/06/20, às 15:45




Após retorno às escolas, professores de São José denunciam casos de coronavírus entre servidoresSecretaria de Educação e Cidadania, em São José dos Campos. Foto: Google Maps

De voltas às escolas desde o início do mês, professores da rede de ensino de São José dos Campos têm denunciado casos de servidores contaminados pelo novo coronavírus. Eles alegam que o trabalho desenvolvido nas unidades poderia, com segurança, ser realizado de forma remota.

Em lista atualizada com denúncias recebidas pelo Sindserv (Sindicato dos Servidores de São José dos Campos), aparecem ao menos oito casos de servidores já confirmados com a Covid-19 até essa terça-feira (16), além de outros quatro suspeitos. Os registros foram detectados em escolas na região sul, norte, central e leste.

Coordenador jurídico do Sindicato, Flávio Júnior explica que a situação tem trazido aflição para os professores que precisam deixar suas casas todos os dias. O Sindserv chegou a tentar uma liminar na Justiça para manter os professores em trabalho remoto, mas não obteve sucesso.

“Os professores que estão nas escolas ficam em pânico porque o vírus é altamente transmissível. Nós gostaríamos que todos fossem testados, porque só assim teríamos uma estatística real do que está acontecendo. Essa insegurança é que causa o pavor dos professores”, disse.

Segundo ele, as reivindicações incluem ainda os riscos que os servidores correriam utilizando de transporte público para ir à escola diariamente.

O Sindserv encaminhou nesta segunda-feira (15) um ofício à prefeitura de São José, em que cobra um mapeamento de servidores infectados pelo coronavírus.

Outro lado

Em nota, a Secretaria de Educação informou que a prefeitura divulga diariamente o balanço epidemiológico e que os casos não são separados por profissão. Segundo o município, as escolas têm sido higienizadas por protocolo específico pela empresa responsável e recebem serviço de sanitização.

“Lembrando que é preciso seguir as recomendações de uso de máscara, higienização das mãos constantemente, usando álcool gel 70% na impossibilidade de lavar as mãos. A observância a essas medidas deve ser sempre mantida, independentemente de qualquer circunstância”, disse a Secretaria. A pasta reforçou também que os docentes devem usar salas separadas e que o HTC (Horário de Trabalho Coletivo) e as horas atividades são cumpridas em casa.

O município ainda defendeu que com a obrigatoriedade da realização de atividades pelos alunos, é necessário garantir o monitoramento dos registros de acesso, execução e atividades dos estudantes, diretrizes que só poderiam ser cumpridas com a presença de servidores nas unidades.

Entre os exemplos da necessidade de serviço presencial, a prefeitura aponta garantia de condições de trabalho com acesso à internet, computadores, câmeras, máquina de reprodução de cópias, telefone para o planejamento e elaboração das atividades sem custo pessoal, otimização de recursos já existentes e suporte técnico pedagógico da equipe gestora, da coordenadoria pedagógica e do LEDI (Laboratório de Educação Digital) no processo de planejamento e publicação das atividades.




Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades

Centro da Juventude de São José dos Campos recebe revitalização

Foto Claudio Vieira/PMSJC
O Centro da Juventude, localizado na região sul de São José dos Campos, está passando por revitalização e deve …

11 minutos atrás
Cidades, Emprego

PAT de Pindamonhangaba oferece 18 vagas de emprego nesta terça-feira

Foto: Divulgação
O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Pindamonhangaba está oferecendo nesta terça-feira (11), um total de 18 oportunidades …

2 horas atrás
Cidades, Emprego

PAT de Guaratinguetá oferece 9 vagas de emprego nesta terça-feira

Foto: Divulgação
O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Guaratinguetá, divulgou nesta terça-feira (11), cerca de 9 vagas de emprego.
De …

2 horas atrás
Cidades, Emprego

PAT de Caraguatatuba está com 31 vagas de emprego nesta terça-feira

Foto: Divulgação/PMC
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba divulgou, nesta terça-feira (11), mais de 31 vagas de emprego na cidade.
Os …

3 horas atrás
Cidades, Emprego

PAT de Jacareí oferece 63 vagas de emprego nesta terça-feira

Foto: Divulgação/PMJ
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Jacareí está oferecendo nesta terça-feira (11), cerca de 63 vagas de emprego …

3 horas atrás
Cidades

Primeira-dama de São Sebastião apresenta Casa PodeRosa ao deputado federal Junior Bozzella

Deputado conhece a equipe do Casa PodeRosa – Foto: Divulgação/ PMSS
A Primeira-dama de São Sebastião, Michelli Veneziani, recebeu na última …

22 horas atrás
Cidades

Prefeitura de Caraguatatuba retoma aulas presenciais na rede municipal de ensino

Foto: Divulgação/PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba retomou nesta segunda-feira (10), as atividades presenciais nas escolas da rede municipal.
Segundo a Secretaria de …

22 horas atrás
Cidades

Estacionamento da Arena Poliesportiva de São José dos Campos está em fase final de obras

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Após a construção dos acessos da Arena Poliesportiva, no Jardim das Indústrias, zona oeste de São José dos …

23 horas atrás
Cidades, Emprego

PAT de Ilhabela abre semana com 35 vagas de emprego

Foto: Divulgação
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Ilhabela iniciou a semana com mais de 35 vagas de emprego disponíveis …

23 horas atrás
Esporte

Filipe Toledo e Tati Webb vencem circuito mundial de surfe em Margaret River

Foto: Cait Miers/WSL
No ano da estreia olímpica do surfe, o Brasil vive grande fase na modalidade. Nesta segunda-feira (10), o …

23 horas atrás