Categoria: Cidades, Saúde

TJ nega pedido do governo Felicio para suspender decisão sobre regras de transparência

Com a negativa do TJ, segue valendo a decisão de primeira instância que obriga a Prefeitura a divulgar, em um prazo de 10 dias, dados como preço unitário de itens e processo administrativo que antecedeu cada contratação relacionada à pandemia

Julio Codazzi/OVale Publicado em 2/07/2020, às 10:54 • Atualizado em 2/07/20, às 10:54




Foto: Claudio Vieira/PMSJC

O Tribunal de Justiça rejeitou o pedido do governo Felicio Ramuth (PSDB) para suspender a decisão da Justiça de São José dos Campos que determinou que a Prefeitura passe a cumprir integralmente as leis e diretrizes sobre transparência dos contratos emergenciais de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

A decisão de negar o efeito suspensivo foi tomada pelo desembargador Antonio Celso Faria, que irá relator o recurso da Prefeitura no TJ. A apelação será julgada posteriormente pela 8ª Câmara de Direito Público, que é composta por três desembargadores. Ainda não há data marcada para o julgamento.

Com a negativa do TJ, segue valendo a decisão tomada no último dia 23 pela juíza Laís Helena de Carvalho Scamilla Jardim, da 2ª Vara da Fazenda Pública, após ação popular movida contra o município por um morador – o comerciante Eduardo Sivinski.

Pela decisão de primeira instância, a Prefeitura deve comprovar o cumprimento integral das diretrizes estabelecidas na Lei de Acesso à Informação; nas previstas na lei sancionada em fevereiro pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que estabeleceu medidas de combate ao vírus; e nas definidas pelo TCU (Tribunal de Contas da União), especificamente para o enfrentamento da pandemia.

Em caso de descumprimento, o município poderá ser multado – o valor ainda não foi definido.

Sem transparência

A decisão de primeira instância seguiu parecer do Ministério Público, que apontou que a prefeitura não divulga quatro dados importantes na página específica das despesas relacionadas à Covid-19: valor por unidade do item adquirido; descritivo, quantidade e tipo de bem ou serviço adquirido; íntegra do processo administrativo que antecedeu a contratação; e a íntegra do contrato.

Antes da decisão da Justiça de São José, o governo Felicio chegou a alegar que o Portal da Transparência da Prefeitura “tem todas as informações disponíveis”, e que “a divulgação de dados relativos às compras e contratos realizados durante a pandemia do coronavírus” atende às diretrizes do TCE (Tribunal de Contas do Estado), da lei sancionada em fevereiro por Bolsonaro e da Lei de Licitações.

No entanto, na defesa à Justiça, na primeira instância, a gestão tucana reconheceu que parte dos dados citados pelo MP não estavam disponíveis na página específica das despesas relacionadas à Covid-19. Por exemplo: os contratos podiam ser localizados apenas em outra área do Portal da Transparência. E os processos administrativos que antecederam as contratações não eram disponibilizados em nenhuma parte do site da prefeitura: para consultá-los era preciso fazer uma solicitação eletrônica com base na Lei de Acesso à Informação – nesse caso, a administração tem prazo de 20 dias para responder. Já os preços unitários dos itens adquiridos eram divulgados pela Prefeitura no início, mas depois deixaram de ser publicados.

Recurso

Questionada pela reportagem após a decisão do TJ, a gestão tucana voltou a alegar que a divulgação de dados no site da Prefeitura atende às diretrizes do TCE, da lei sancionada em fevereiro por Bolsonaro e da Lei de Licitações.

No recurso ao TJ, no entanto, o governo Felicio sustenta que não existe nenhuma regra que obrigue o município a divulgar a íntegra dos processos de contratação.

Após a decisão de primeira instância, a Prefeitura começou a reformular a página que reúne essas informações em seu site. A “nova ferramenta de transparência” ainda está em implantação, mas já é possível perceber adequações. Em algumas das consultas já disponíveis podem ser conferidas informações como valor unitário e íntegra do contrato, que até então não eram divulgadas. Mas a íntegra do processo administrativo que antecedeu cada contratação ainda não é publicada.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade:
Últimas noticias
Esporte

Série A do Campeonato Brasileiro começa neste sábado

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O jogo entre Fortaleza e Athletico-PR, às 19h (de Brasília) deste sábado (7) na Arena Castelão, abre a …

4 horas atrás
Economia, Mais Destaques

Caixa abre 770 agências hoje para beneficiários do auxílio emergencial

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Caixa abrirá 770 agências neste sábado (8), das 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do …

4 horas atrás
Economia, Mais Destaques

Taubaté anuncia início da fase amarela a partir deste sábado

Foto: Caique Toledo/OVALE
A Prefeitura de Taubaté anunciou que irá antecipar a reabertura das atividades da fase amarela para este sábado …

22 horas atrás
Economia, Mais Destaques

Jacareí decreta reabertura de atividades da fase amarela a partir de sábado

Foto: Sergio Nascimento
A Prefeitura de Jacareí publicou um decreto nesta sexta-feira (7) liberando a reabertura de bares, restaurantes, salões de …

24 horas atrás
Economia, Mais Destaques

Inflação oficial fica em 0,36% em julho, diz IBGE

Foto: Marcello Casal Júnior/Agência Brasil
A inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou …

1 dia atrás
Esporte

Liga dos Campeões da Europa retorna com jeito de Copa do Mundo

Foto: Reuters/Phil Noble
Torneio de tiro curto, com jogo quase todo dia, delegações concentradas em um único lugar e verdadeiras seleções …

1 dia atrás
Economia

Caixa credita hoje auxílio emergencial para nascidos em junho

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil
A Caixa credita hoje (7) auxílio emergencial para 3,9 milhões de beneficiários nascidos em junho. O …

1 dia atrás
Cidades

Prefeitura de Taubaté inicia hoje obras em vias da cidade

Foto: Divulgação/PMT
A Prefeitura de Taubaté programou com a concessionária Sabesp, interdições viárias, para a execução de obras na cidade a …

1 dia atrás
Economia

Embraer prorroga lançamento do novo jato E175-E2

Foto: Divulgação
A Embraer informou que está reprogramando a entrada em operação do jato E175-E2 para 2023. A mudança será devida …

1 dia atrás
Cidades

Zona azul retorna no dia 8 de setembro em São José

Zona azul em São José dos Campos – Foto: Divulgação
Paralisada cerca de quatro meses a Zona Azul de São José …

1 dia atrás