Categoria: Destaque, Política

253 anos de São José dos Campos: aniversário é marcado por preocupações com o futuro; veja respostas do prefeito

A SP RIO +, entrevistou o prefeito Felicio Ramuth (PSDB) em uma edição especial do Jornal Abre Aspas

Redação SP RIO + Publicado em 27/07/2020, às 10:55 • Atualizado em 27/07/20, às 14:43




253 anos de São José: aniversário é marcado por preocupações com o futuro; veja respostas do prefeitoPrefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB) e jornalista Douglas Cruz – Foto: Reprodução/Abre Aspas

São José dos Campos completa 253 anos nesta segunda-feira (27). A ‘Capital do Vale do Paraíba’, título simbólico ostentado por seus moradores, é a cidade com maior número de habitantes da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) com cerca de 721 mil cidadãos, segundo censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além de populosa, a cidade tem como um dos pontos fortes a economia, setor que em 2020 está seriamente afetado pela pandemia do coronavírus.

A ‘Capital da Aviação’, outro título simbólico por sediar a Embraer e demais empresas do setor, viu as festividades tradicionais de aniversário ficarem em segundo plano. No grande foco a pergunta, ‘quando essa pandemia de coronavírus vai acabar?’, os cientistas afirmam que a vacina é a solução, e enquanto ela não chega, o distanciamento social é necessário. Para uma cidade que tem 54% das receitas oriundas de fontes externas, esse distanciamento social pode impactar duramente os cofres públicos e privados.

Os empresários tentam ‘dar seu jeito’, já o poder público tem a missão de responder o questionamento da população, por isso, a SP RIO +, entrevistou o prefeito Felicio Ramuth (PSDB) em uma edição especial do Jornal Abre Aspas. Confira as principais respostas do chefe do Executivo municipal.

Qual é o atual momento da cidade?

– É uma situação atípica. Eu não imaginava ser prefeito, tão pouco ser prefeito em um momento de pandemia. É um grande desafio, é uma missão dentro de uma missão […]

[…] A gente tem mais responsabilidade ainda, porque a gente está lidando com vidas, é uma doença nova, onde a gente precisa estar sempre buscando informações, para poder oferecer o melhor serviço para a cidade e ao mesmo tempo preservar a vida das pessoas. Então têm sido um grande desafio, assim como para cada cidadão. Essa comemoração de 253 anos eu posso dizer que a resiliência, a determinação tem sido as palavras chaves para a gente poder conviver neste novo jeito de se viver.

– Como o senhor vê o futuro econômico da cidade?

– Essa é a grande tarefa para o próximo prefeito, preparar a cidade para ter a retomada mais rápida do que as outras cidades. Essa crise atingiu a todos, todo mundo, e São José dos Campos, claro, não é diferente. Ninguém vive numa ilha, a gente precisa e a gente está conectado com o mundo, ainda mais com as grandes empresas que a gente tem aqui, como a Embraer, por exemplo, que fornece para o mundo. Nós somos a sétima maior exportadora do Brasil, portanto, o que atinge o mundo atinge São José dos Campos.

O foco é no setor de serviços, onde a gente tem investido bastante. O fortalecimento das nossas indústrias deve ser a meta para o futuro de São José. Eu não tenho dúvida que nós vamos conseguir, até por conta do trabalho que a gente já vinha realizando, se recuperar com mais rapidez do que outras cidades do Brasil e com certeza que muitas cidades do mundo. Para isso, a gente conta com esse jeito empreendedor do cidadão de São José, com a capacidade de conseguir atrair grandes negócios pra cá. É isso que eu espero poder comemorar o aniversário de número 254.

– Como o senhor avalia a qualidade de vida na cidade?

– Nosso IDH é muito alto. Isso vai nos colocar, agora nesse momento, com um grande diferencial em relação às outras cidades. […]

[…] Todo mundo quer agora ter uma qualidade de vida melhor e isso sem dúvida o cidadão de São José sabe que encontra em São José. Quem é de fora a gente precisa divulgar isso, mas quem é de São José sabe o que é de fato a nossa infraestrutura.

Para fechar, dê um recado aos joseenses

– O momento é delicado, mas eu tenho certeza que o cidadão de São José vai poder, mais uma vez, mostrar como a cidade é diferente, está preparada para encarar os momentos difíceis e para poder depois colher os frutos desse esforço, dessa determinação, dessa dedicação. É sempre está aliado, está próximo, dessa história do joseense. Uma história de dedicação ao trabalho, de esforço empreendedorismo, é gente que gosta de fazer as coisas do jeito certo e é isso que vai fazer com que a nossa cidade, nos próximos meses e anos, possa sair dessa situação delicada e mostrar, mais uma vez, que nós somos resilientes, que temos uma das melhores cidades do mundo para se viver.

Confira a íntegra da edição especial do Jornal Abre Aspas

Jornal Abre Aspas – Edição especial ‘253 anos de São José dos Campos’

Confira o Jornal Abre Aspas ‘edição especial ‘253 anos de São José dos Campos’, que nesta segunda-feira (27) traz uma entrevista especial com o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), uma parceria entre o Jornal OVALE e SPRIO+.

Publicado por SP RIO + em Segunda-feira, 27 de julho de 2020

 



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade:
Últimas noticias
Cidades, Mais Destaques

São José dos Campos amplia medidas de segurança para o transporte por aplicativo

Foto: PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos anunciou nesta terça-feira (4) que ampliou as medidas de segurança do decreto …

2 horas atrás
Economia, Mais Destaques

Produção industrial cresce 8,9% de maio para junho

Foto: Washington Alves/Reuters
A produção industrial brasileira cresceu 8,9% em junho deste ano, na comparação com maio. Essa é a segunda …

2 horas atrás
Cidades

Prefeitura de São José impediu cinco fluxos do funk neste final de semana

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos, através do serviço de inteligência da Guarda Civil Municipal, impediu a …

3 horas atrás
Cidades

Pindamonhangaba sorteia 236 apartamentos do CDHU

Foto: Divulgação/PMI
A Prefeitura de Pindamonhangaba sorteou nesta segunda-feira (3) 236 apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O …

3 horas atrás
Cidades, Esporte

Inscrições para Lei de Incentivo Fiscal 2021 terminam neste domingo em São José

Palestra presencial foi realizada para esclarecer dúvidas sobre a LIF – Foto: Divulgação/PMSJC
O prazo para inscrição de projetos na LIF …

3 horas atrás
Economia

ACI de São José dos Campos abre cadastro para auxilio financeiro

Foto: Sergio Nascimento
A Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos abriu um cadastro para interessados em receber o auxílio …

3 horas atrás
Cidades, Saúde

Prefeitura de Caraguatatuba autua Praiamar por lotação e falta de limpeza de nos ônibus

Agente de trânsito do município – Foto: Divulgação/ PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba aplicou na empresa Praiamar, concessionária que opera o …

3 horas atrás
Economia

Balança comercial tem superávit recorde de US$ 8,06 bilhões em julho

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Pelo segundo mês consecutivo, a balança comercial brasileira bateu recorde. Em julho, o país exportou US$ 8,06 bilhões …

21 horas atrás
Economia

Caixa aprova mais 805 mil beneficiários para receber auxílio emergencial

App Auxílio Emergencial – Foto: Agência Brasil
A Caixa Econômica Federal aprovou hoje (3) a inclusão de 805 mil novos beneficiários do auxílio …

21 horas atrás
Economia

Postos já podem vender gasolina com novo padrão

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A gasolina para carros e motos já pode ser vendida a partir desta segunda-feira (3) com o …

24 horas atrás