Categoria: Economia, Mais Destaques

Veja o que pode abrir em São José dos Campos com a fase amarela

Redação SPRIO+ Publicado em 31/07/2020, às 13:05 • Atualizado em 31/07/20, às 15:13




Foto: Sergio Nascimento

O prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), manteve, nesta sexta-feira (31), o decreto de reabertura parcial da economia, em fase ‘amarela’ de flexibilização da quarentena, de acordo com o Plano SP. A medida permite a reabertura, com restrições, de setores como: academias, bares, restaurantes, salões de beleza e similares. 

A decisão foi anunciada durante coletiva de imprensa no Paço Municipal. Ramuth apresentou dados e números da cidade, apontando falhas no sistema estadual, que vê a RMVale na fase laranja. 

Felicio disse que a cidade está usando o método estadual do Plano SP, mas com números atualizados e reais da pandemia da Covid-19.

Os serviços considerados essenciais continuam funcionando, como: saúde (hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, lavanderias e pet shops), alimentação (supermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres), abastecimento (cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção), logística (empresas de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos), serviços gerais (lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários, serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais, segurança, comunicação social (meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens), construção civil e indústrias.

Regras em geral 

Todos os estabelecimentos, com exceção dos setores essenciais, não poderão abrir aos finais de semana. Além disso eles devem seguir as seguintes regras: obrigatório a utilização de máscara por todos os funcionários e clientes; disponibilização de álcool em gel 70% na entrada e saída do estabelecimento; higienização frequente das superfícies de toque, como máquinas de cartão e outros; limpeza e desinfecção frequente dos sistemas de ar condicionado; garantia de circulação de ar com, no mínimo, uma porta ou janela aberta; funcionários e proprietários com mais de 60 anos, gestantes, lactantes ou portadores de doenças crônicas, preferencialmente, não trabalhem no local.

O descumprimento das regras deve implicar em aplicação de multa de R$ 5 mil, além de outras medidas de natureza civil, administrativa e penal.

Confira as regras de reabertura por setor:

Bares, restaurantes e similares: Distanciamento de 2m entre as mesas; mesas com até seis lugares; atendimento limitado a 40%; estão vetados os self-service e rodízios; proibida utilização de mesa bistrô e consumo em balcão; está liberado o consumo em área externa, desde que mantida a distância mínima de 1,10m; atendimento máximo de seis horas diárias,  consecutivas ou não e continua permitido  o sistema drive-thru e delivery, não podendo o serviço de atendimento no local ocorrer após às 21h.

Salões de beleza, barbearias e similares: Atendimento individual, está vetada a espera de clientes no local ou com fila externa; cadeiras e demais equipamentos devem ser higienizados após cada atendimento; troca obrigatória de avental após cada atendimento; uso obrigatório de luvas; funcionamento liberado apenas em horário comercial.

Academias, centro de ginásticas e similares: Obrigatório a utilização de EPI (máscaras, luvas e similares) por todos os funcionários, terceirizados e usuários; permitido o controle de entrada com identificação, desde que as catracas estejam liberadas; em caso de biometria, obrigatória a disponibilização de álcool em gel 70%; permanência máxima de uma pessoa para cada 10 metros quadrados; distanciamento mínimo de 2m entre os equipamentos; vestiários e saunas fechadas, sendo autorizado somente o uso dos sanitários; bebedouros devem estar disponíveis somente para o abastecimentos de recipientes individuais; proibida alimentação dentro do estabelecimento; disponibilização de álcool em gel 70% em todas as áreas do estabelecimento; higienização dos equipamentos individuais, como colchonetes e halteres; proibidas aulas em grupos e funcionamento permitido apenas em horário comercial.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade:
Últimas noticias
Cidades

Caminhão tomba na alça de acesso a viaduto na zona oeste de São José dos Campos

Um caminhão de grande porte tombou na alça de acesso do viaduto Pastor Liberato Colombani – próximo da Johnson & …

6 minutos atrás
Cidades

Reforma do telhado do Mercadão de São José dos Campos deve ser concluída até o fim de agosto

Foto: Charles Moura/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos informou nesta terça-feira (11) que a reforma do telhado do Mercado …

11 minutos atrás
Cidades, Mais Destaques

Prefeitura de São José dos Campos pede a inclusão de taxistas nos aplicativos de transporte

O pedido foi feito à Prefeitura por um grupo de taxistas – Foto: PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos …

19 minutos atrás
Cidades

Trabalhadoras da Blue Tech entram em greve por aumento do PLR

Foto: Sindicato dos Metalúrgicos
As trabalhadoras da Blue Tech, em Caçapava, entraram em greve nesta terça-feira (11) após rejeitarem a proposta …

28 minutos atrás
Esporte

FPF define data para discutir a volta do Campeonato Paulista da Segunda Divisão

Foto: Fábio Moraes/Equipe futebol show
A Federação Paulista de Futebol (FPF) se reuniu na manhã desta terça-feira (11) com os clubes …

2 horas atrás
Esporte

CBF anuncia novas datas de confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil

Foto: Divulgação/CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) remarcou datas e horários dos jogos de volta dos confrontos pela terceira fase …

4 horas atrás
Cidades, Emprego

PAT de Caraguatatuba abre 13 vagas de emprego nesta terça-feira

Foto: Divulgação
O PAT de Caraguatatuba iniciou a terça-feira (11), com 13 vagas de emprego abertas para diferentes áreas e grau …

4 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Ilhabela firma parceria com cidade mineira para fortalecer a promoção turística

Foto: Divulgação/PMI
As prefeituras de Ilhabela e Camanducaia, município que abriga distrito a cidade de Monte Verde, no sul de Minas …

4 horas atrás
Esporte

Palmeiras e Corinthians dominam seleção do Campeonato Paulista 2020

Foto: Divulgação/FPF
A Federação Paulista de Futebol (FPF) premiou na noite desta segunda-feira (10) os melhores jogadores da edição do Campeonato …

5 horas atrás
Cidades, Emprego

PAT’s de São José dos Campos e Jacareí oferecem 21 vagas de emprego nesta terça-feira

Foto: Divulgação
Os PAT’s (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos e Jacareí disponibilizaram nesta terça-feira (11) cerca …

5 horas atrás