fbpx
Categoria: Economia

Ministério das Comunicações entrega à Presidência projeto de privatização dos Correios

O texto final será encaminhado ao Congresso no ano que vem

Andreia Verdélio/Agência Brasil Publicado em 14/10/2020, às 12:47 • Atualizado em 14/10/20, às 12:47




Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, entregou nesta quarta-feira (14) à Presidência da República o projeto de lei (PL) que cria as condições para a privatização dos Correios. De acordo com ele, o texto final deve ser encaminhado ao Congresso no ano que vem e a expectativa é que seja aprovado até o final de 2021, para que seja iniciado o processo de venda da empresa à iniciativa privada.

“Esse projeto (entregue hoje) trata mais sobre princípios do que regras, até porque o Congresso deve se debruçar sobre esses tema e é lá a arena onde serão debatidos todos os requisitos necessários, sobre a universalização das entregas dos Correios e em relação aos funcionários, tudo isso será tratado com bastante cuidado no Congresso e o Ministério das Comunicação vai fazer o acompanhamento junto com deputados e senadores”, disse, após reunião no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro-chefe da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira.

Faria explicou que o texto inicial do projeto saiu do Ministério da Economia, passou pelas Comunicações, órgão ao qual o Correios está vinculado, e agora segue para análise da Subchefia de Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral. Depois, passa pela Casa Civil para, então, ser encaminhado ao Congresso.

Além disso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contratou a Accenture, empresa de consultoria que estuda o melhor modelo de negócio para privatização da empresa estatal. Segundo Faria, o trabalho começou a cerca de 30 dias e a consultoria tem até 120 dias para apresentar seus resultados, que também serão enviados ao Congresso para dar suporte ao estabelecimento de parâmetros e diretrizes da privatização.

“Tudo será debatido, ninguém vai fazer esse processo de maneira brusca. O projeto de privatização vem para melhorara a capacidade de entrega dos Correios”, disse, destacando que a universalização das entregas será mantida. “Quem recebe cartas, boletos, qualquer embalagem dos Correios, em qualquer lugar do país, essa parte da universalização será mantida, ninguém vai deixar de receber. Tenho certeza que o Congresso vai trabalhar nesse sentido”.

Em nota, o Ministério das Comunicações informou que o PL estabelece a nova organização e a manutenção do Sistema Nacional de Serviços Postais, para que sejam explorados em regime privado, “respeitando, porém, a Constituição Federal em seu artigo 21, que estabelece à União manter o serviço postal, o que será delegado ao Operador Postal Designado no decorrer do processo de privatização dos Correios”.

“As atividades dos serviços postais pela iniciativa privada serão baseadas nos princípios constitucionais da atividade econômica e terão por objetivo viabilizar o cumprimento das leis, em especial das relativas aos serviços postais, à ordem econômica e aos direitos dos consumidores”, diz a nota.

O projeto de Lei prevê ainda a criação da Agência Nacional de Comunicações, em substituição à atual Agência Nacional de Telecomunicações, que passará a regular também os serviços do Sistema Nacional de Serviços Postais, alterando a Lei nº 9.472 de julho de 1997.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Últimas noticias
Cidades, Mais Destaques

Governo de SP divulgará localização de todos os radares em rodovias do Vale do Paraíba

Foto: Agência Brasil
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) irá publicar em seu site a localização de todos os radares …

1 dia atrás
Esporte

Oitavas da Libertadores terá confrontos entre Brasil e Argentina

Foto: Twitter/Conmebol Libertadores
Três dos seis representantes brasileiros nas oitavas de final da Copa Libertadores da América terão pela frente adversários …

1 dia atrás
Esporte

Tite convoca seleção para Eliminatórias da Copa do Mundo em novembro

Foto: Lucas Figueredo/CBF
O técnico da seleção brasileira Tite divulgou nesta sexta-feira (23) a lista de convocados para os dois próximos jogos …

1 dia atrás
Economia

Contas externas têm em setembro sexto mês seguido de saldo positivo

Foto: Reuters
As contas externas registraram saldo positivo pelo sexto mês seguido em setembro, de US$ 2,320 bilhões, informou hoje (23) …

1 dia atrás
Cidades, Emprego

PAT’s de São José dos Campos e Jacareí oferecem 20 vagas de emprego nesta sexta-feira

Foto: Divulgação
Os PAT’s (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos e Jacareí disponibilizaram nesta sexta-feira (23) cerca …

1 dia atrás
Cidades, Destaque

São José dos Campos amplia funcionamento de bares, restaurantes, feiras de artesanato e parques

Parque Alberto Simões. Foto: Claudio Vieira / PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos anunciou nesta sexta-feira (22) a ampliação …

1 dia atrás
Cidades

Prefeito de Ubatuba adia feriado na cidade do dia 28 de outubro para o dia 30 de outubro

Foto: Divulgação
O prefeito de Ubatuba Délcio Sato (PSD) alterou nesta quinta-feira (22) o calendário municipal de 2020, adiando o feriado …

1 dia atrás
Economia, Mais Destaques

Conta de luz residencial sofre reajuste de 3,83% em 19 cidades do Vale do Paraíba

Foto: Claudio Vieira/ PMSJC
A conta de luz terá um reajuste, a partir desta sexta-feira (23), em 19 cidades do Vale …

1 dia atrás
Esporte, Mais Destaques

Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol

Foto: Ricardo Stuckert/CBF
O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A …

1 dia atrás
Cidades, Mais Destaques

Caraguatatuba pede novo apoio estadual para fiscalização no feriado de Finados

Foto: PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba encaminhou um novo ofício ao Governo do Estado de São Paulo pedindo reforço das polícias …

2 dias atrás