fbpx
Categoria: Economia

Pesquisa aponta retomada na intenção de compra de imóveis

Da Redação SPRIO+ Publicado em 14/10/2020, às 21:41 • Atualizado em 14/10/20, às 21:50




A intenção de compra de imóveis no país retomou ao nível pré-pandemia. É o que aponta uma pesquisa da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Em agosto, 40% dos consumidores afirmaram que pretendem fazer a aquisição de uma unidade.

Esse índice está próximo do patamar de fevereiro, quando 43% dos consumidores disseram ter intenção de comprar um imóvel. O indicador chegou a cair para 20% em abril, por conta dos reflexos da pandemia.

Em agosto, dos 40% que sinalizaram a intenção de compra, 13% já estão visitando imóveis e 27% apontaram que estão em fase de pesquisa. “Isso representa concretamente uma recuperação do ânimo das famílias brasileiras”, afirmou Fábio Araújo, diretor da Brain Inteligência Estratégica, durante a apresentação dos resultados.

O levantamento da CBIC é feito mensalmente por amostragem. Foram entrevistadas 689 pessoas nas cinco regiões do Brasil. Os resultados são apresentados em lives nos canais da CBIC e da Brain, empresa responsável pelas sondagens.

Além da retomada na intenção de compra, outros indicadores apontam que o setor mostrou resistência na pandemia. Segundo a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), os financiamentos superaram R$ 54 bilhões no primeiro semestre deste ano. Uma alta de 34% em relação ao mesmo período de 2019.

Para os especialistas, um dos motivos para esse volume é a redução da taxa básica de juros. A Selic está em 2% ao ano, o menor patamar já registrado na história. Como ela é a referência para o restante da economia, também há impacto no crédito imobiliário.

Desse modo, mesmo com a pandemia, as vendas de imóveis ficaram estáveis nos primeiros seis meses de 2020. Segundo a CBIC, foram comercializadas 71.109 unidades de janeiro a junho em todo país. Esse número ficou apenas 2,2% abaixo do registrado no primeiro semestre de 2019, quando foram vendidas 72.710. unidades.

Vale do Paraíba. Os indicadores positivos do mercado tem sido notados pelas construtoras do Vale do Paraíba. Os noivos Angélica Pereira e Patrick Machado estão entre os clientes que compraram um apartamento neste ano. Escolheram o Residencial Dumont em Jacareí.

“É o nosso primeiro apartamento, então procurei uma construtora que já tinha referências. O atendimento foi um diferencial, já que tivemos toda orientação em pontos importantes como a comprovação de renda”, explica Angélica. Segundo ela, localização do empreendimento e preço também foram fatores importantes na decisão da compra.

O Residencial Dumont, a futura casa da Angélica, foi lançado pela construtora Sousa Araujo em março, bem no início da quarentena. Após seis meses, 50% dos 247 apartamentos do empreendimento já foram vendidos, com as obras sendo iniciadas em agosto.

“Estamos confiantes nessa retomada porque existe uma sinalização do mercado. Precisamos entender as pessoas que nos procuram para oferecer segurança e apresentar as oportunidades de financiamento, de prazos, de subsídios, da utilização do FGTS e outros benefícios que aumentam o poder de compra do cliente”, explica Magno Alexandre Magalhães, gestor de incorporações da Sousa Araujo.

Com os indicadores apontando para uma retomada do mercado, a construtora prepara uma nova etapa de expansão de negócios na região. As próximas áreas escolhidas pela Sousa Araujo para investir ficam em São José dos Campos: uma na região do CenterVale Shopping e Anel Viário e outra no distrito de Eugênio de Melo. No total, a Sousa Araujo planeja lançar 5 mil unidades nos próximos dois anos, sendo 1.500 no Vale do Paraíba.

Os noivos Angélica e Patrick escolheram o Residencial Dumont para comprar seu primeiro apartamento. Foto: divulgação.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Últimas noticias
Cidades, Mais Destaques

Governo de SP divulgará localização de todos os radares em rodovias do Vale do Paraíba

Foto: Agência Brasil
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) irá publicar em seu site a localização de todos os radares …

24 horas atrás
Esporte

Oitavas da Libertadores terá confrontos entre Brasil e Argentina

Foto: Twitter/Conmebol Libertadores
Três dos seis representantes brasileiros nas oitavas de final da Copa Libertadores da América terão pela frente adversários …

1 dia atrás
Esporte

Tite convoca seleção para Eliminatórias da Copa do Mundo em novembro

Foto: Lucas Figueredo/CBF
O técnico da seleção brasileira Tite divulgou nesta sexta-feira (23) a lista de convocados para os dois próximos jogos …

1 dia atrás
Economia

Contas externas têm em setembro sexto mês seguido de saldo positivo

Foto: Reuters
As contas externas registraram saldo positivo pelo sexto mês seguido em setembro, de US$ 2,320 bilhões, informou hoje (23) …

1 dia atrás
Cidades, Emprego

PAT’s de São José dos Campos e Jacareí oferecem 20 vagas de emprego nesta sexta-feira

Foto: Divulgação
Os PAT’s (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos e Jacareí disponibilizaram nesta sexta-feira (23) cerca …

1 dia atrás
Cidades, Destaque

São José dos Campos amplia funcionamento de bares, restaurantes, feiras de artesanato e parques

Parque Alberto Simões. Foto: Claudio Vieira / PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos anunciou nesta sexta-feira (22) a ampliação …

1 dia atrás
Cidades

Prefeito de Ubatuba adia feriado na cidade do dia 28 de outubro para o dia 30 de outubro

Foto: Divulgação
O prefeito de Ubatuba Délcio Sato (PSD) alterou nesta quinta-feira (22) o calendário municipal de 2020, adiando o feriado …

1 dia atrás
Economia, Mais Destaques

Conta de luz residencial sofre reajuste de 3,83% em 19 cidades do Vale do Paraíba

Foto: Claudio Vieira/ PMSJC
A conta de luz terá um reajuste, a partir desta sexta-feira (23), em 19 cidades do Vale …

1 dia atrás
Esporte, Mais Destaques

Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol

Foto: Ricardo Stuckert/CBF
O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A …

1 dia atrás
Cidades, Mais Destaques

Caraguatatuba pede novo apoio estadual para fiscalização no feriado de Finados

Foto: PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba encaminhou um novo ofício ao Governo do Estado de São Paulo pedindo reforço das polícias …

2 dias atrás