fbpx
Categoria: Destaque, Saúde

Estudo mostra mudança de hábitos alimentares durante a pandemia

Flávia Albuquerque/Agência Brasil - São Paulo Publicado em 17/10/2020, às 16:27 • Atualizado em 17/10/20, às 16:27




Estudo mostra mudança de hábitos alimentares durante a pandemia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As primeiras análises de um dos maiores estudos em alimentação e saúde do país mostraram um aumento generalizado na frequência de consumo de frutas, hortaliças e feijão (de 40,2% para 44,6%) durante a pandemia da covid-19. Ao mesmo tempo, indicou que nas regiões Norte e Nordeste e entre pessoas de escolaridade mais baixa houve aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, produtos industrializados que contêm adição de muitos ingredientes, como açúcares, sais, adoçantes, corantes, aromatizantes e conservantes.

Para os pesquisadores do NutriNet Brasil, o estudo feito pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), que envolveu os primeiros 10 mil participantes da pesquisa, os resultados sugerem desigualdades sociais na resposta do comportamento alimentar à pandemia. Esses resultados são o recorte do estudo que começou em janeiro de 2020 e pretendem conhecer o impacto da pandemia da covid-19 sobre o comportamento alimentar da população no período da pandemia.

Para essa análise, o NutriNet Brasil aplicou o mesmo questionário alimentar em dois momentos: entre 26 de janeiro e 15 de fevereiro (antes da pandemia) e entre 10 e 19 de maio (durante a pandemia). Foi questionado o consumo de uma série de alimentos no dia anterior ao preenchimento do formulário. A amostra é representada, em sua maioria, por jovens adultos, de 18 a 39 anos (51,1%), mulheres (78%), residentes da região Sudeste do Brasil (61%) e com nível de escolaridade superior a 12 anos de estudo (85,1%).

O coordenador do NutriNet Brasil, o professor Carlos Monteiro, ressaltou que o aumento do consumo dos ultraprocessados pode ser resultado da intensificação da publicidade neste período, e que esse tipo de produto favorece doenças crônicas que aumentam a letalidade da covid-19. Já o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados fortalece os mecanismos de defesa do organismo.

“A mudança positiva no comportamento alimentar poderia ser explicada por alguns fatores. As novas configurações causadas pela pandemia na rotina das pessoas podem ter as estimulado a cozinharem mais e a consumirem mais refeições dentro de casa. Além disso, uma eventual preocupação em melhorar a alimentação e, consequentemente, as defesas imunológicas do organismo poderiam ser consideradas”, disse o professor.

Segundo a professora Renata Bertazzi Levy, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP e pesquisadora do estudo, no segundo período de coleta de dados, grande parte do país havia mudado completamente a rotina no meio da pandemia e o aumento do consumo de ultraprocessados é uma diferente resposta das pessoas à pandemia em extratos menos ou mais favoráveis.

“Esses alimentos são preocupantes porque estão associados a vários desfechos em saúde já constatados, como obesidade diabetes, aumento da pressão cardiovascular que são doenças que agravam o quadro de covid, então precisamos ficar atentos para reverter essa situação São sabemos o motivo da alteração da alimentação mas acreditamos que, no caso da melhoria, isso ocorreu porque as pessoas começaram a comer mais dentro de casa, então as pessoas começaram a cozinhar mais dentro de casa e menos expostos aos ultraprocessados e a busca da melhor imunidade para defesa contra  o vírus”, disse.

Renata reforçou ainda que a pesquisa tem duração de dez anos com o acompanhamento de 200 mil voluntários. Até o momento são 80 mil participantes. Para ser voluntário basta acessar o site do NutriNet Brasil e preencher o formulário de participação. O objetivo geral do estudo objetivo investigar a relação entre padrões de alimentação e o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil.



A matéria continua após a publicidade
Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Últimas noticias
Cidades, Mais Destaques

Governo de SP divulgará localização de todos os radares em rodovias do Vale do Paraíba

Foto: Agência Brasil
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) irá publicar em seu site a localização de todos os radares …

1 dia atrás
Esporte

Oitavas da Libertadores terá confrontos entre Brasil e Argentina

Foto: Twitter/Conmebol Libertadores
Três dos seis representantes brasileiros nas oitavas de final da Copa Libertadores da América terão pela frente adversários …

1 dia atrás
Esporte

Tite convoca seleção para Eliminatórias da Copa do Mundo em novembro

Foto: Lucas Figueredo/CBF
O técnico da seleção brasileira Tite divulgou nesta sexta-feira (23) a lista de convocados para os dois próximos jogos …

1 dia atrás
Economia

Contas externas têm em setembro sexto mês seguido de saldo positivo

Foto: Reuters
As contas externas registraram saldo positivo pelo sexto mês seguido em setembro, de US$ 2,320 bilhões, informou hoje (23) …

1 dia atrás
Cidades, Emprego

PAT’s de São José dos Campos e Jacareí oferecem 20 vagas de emprego nesta sexta-feira

Foto: Divulgação
Os PAT’s (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos e Jacareí disponibilizaram nesta sexta-feira (23) cerca …

1 dia atrás
Cidades, Destaque

São José dos Campos amplia funcionamento de bares, restaurantes, feiras de artesanato e parques

Parque Alberto Simões. Foto: Claudio Vieira / PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos anunciou nesta sexta-feira (22) a ampliação …

1 dia atrás
Cidades

Prefeito de Ubatuba adia feriado na cidade do dia 28 de outubro para o dia 30 de outubro

Foto: Divulgação
O prefeito de Ubatuba Délcio Sato (PSD) alterou nesta quinta-feira (22) o calendário municipal de 2020, adiando o feriado …

2 dias atrás
Economia, Mais Destaques

Conta de luz residencial sofre reajuste de 3,83% em 19 cidades do Vale do Paraíba

Foto: Claudio Vieira/ PMSJC
A conta de luz terá um reajuste, a partir desta sexta-feira (23), em 19 cidades do Vale …

2 dias atrás
Esporte, Mais Destaques

Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol

Foto: Ricardo Stuckert/CBF
O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Caraguatatuba pede novo apoio estadual para fiscalização no feriado de Finados

Foto: PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba encaminhou um novo ofício ao Governo do Estado de São Paulo pedindo reforço das polícias …

2 dias atrás