fbpx
Categoria: Mais Destaques, Política

“Queremos garantir tarifa zero para desempregados, pessoas de baixa renda e estudantes”, diz Marina do PSOL

A candidata destaca a participação popular como pilar central de seu governo

Da Redação SPRIO+ Publicado em 9/11/2020, às 16:37 • Atualizado em 9/11/20, às 16:37




“Queremos garantir tarifa zero para desempregados, pessoas de baixa renda e estudantes”, diz Marina do PSOLFoto: SP RIO+

A candidata à Prefeitura de São José dos Campos, Marina (PSOL), concedeu entrevista à SP RIO+ nesta sexta-feira (6) para apresentar suas propostas ao município. Marina Sassi é diretora do Sindicato dos Metalúrgicos e eletricista montadora da Embraer.

Marina destaca a participação popular como pilar central de seu governo. A candidata classifica a política como ‘seletista’, que funciona para os grandes empresários e não para a população.

“Hoje, infelizmente, a política é muito distante da população. O sistema favorece que a gente vote a cada quatro anos e não participe mais. Isso é muito ruim, porque a maioria das pessoas que estão no governo vive uma realidade muito distante da maioria”, disse.

Como solução, Marina propõe reuniões em bairros e locais de trabalho, além de criar e facilitar meios para que a população possa opinar e intervir junto à prefeitura.

Mobilidade Urbana

A tarifa zero, uma de suas principais bandeiras de campanha, é definida por Marina como “um projeto ousado”, mas possível após rever as licitações atuais.

“De forma imediata queremos abaixar o preço da tarifa e garantir tarifa zero para desempregados, pessoas que recebem o auxílio emergencial e estudantes”, disse a candidata complementando a ideia de os ônibus de São José dos Campos são pouco vantajosos à população.

Em longo prazo, Marina propõe uma estratégia de criar uma empresa pública de transporte e, assim, zerar a tarifa para toda população.

“O lucro que vai para os acionistas dessas empregas [de transporte] seria investido diretamente para a população. Isso e um investimento de 5% do orçamento da cidade a gente conseguiria garantir. É um projeto ousado”, destaca.

Emprego e renda

Marina cita quatro pontos que considera essencial para gerar emprego e renda. São eles: renda básica emergencial para as pessoas que vivem abaixo da linha da miséria; projetos de fortalecimento dos serviços públicos, com a construção de novas escolas e hospitais; plano de empréstimo a juros zero aos pequenos e médios empreendedores; e uma luta pela manutenção dos empregos,contra o processo de desindustrialização que, segundo a candidata, afeta muito São José dos Campos.

Servidor público

A psolista critica o novo plano de carreira para os servidores que, em sua visão, gera um abismo entre os mais antigos e os mais novos, além de não dar previsão de promoção ou progressão na carreira.

“Eu sempre falo que valorizar o servidor público, é valorizar o serviço que é prestado à população”, afirma Marina, que complementa afirmado que esse abismo é um “verdadeiro absurdo”.

Marina afirma que o município precisar dar salários dignos e direitos plenos a todos servidores. Ela também propõe a regovação da reforma da Previdência municipal.

“Não podemos aceitar que as pessoas que serviram a cidade a vida inteira sejam penalizadas”, completa.

Segurança

Marina destaca a necessidade de aproximar as polícias Militar e Civil e a Guarda Civil Municipal da população. A candidata acredita que existe um distanciamento muito forte, principalmente nos bairros mais pobres.

“Precisamos humanizar o treinamento e criar possibilidade da população participar das decisões de seus bairros. Hoje, infelizmente, há uma lógica militarizada que trouxe situações gravíssimas”, disse a candidata, citando assassinatos de jovens no Campo dos Alemães, zona sul da cidade.

A candidata também critica a forma na qual são tratados os fluxos em São José dos Campos, destacando a necessidade de lazer e cultura para as periferias.

“Hoje é tratado com ‘tiro, porrada e bomba’. A gente precisa entender que o fluxo é uma demanda real dos jovens por espaços de lazer”, afirma Marina.

A psolista diz que a prefeitura precisa garantir que os fluxos sejam instaurados em locais apropriados, como grandes casas de show, com isolamento acústico. Precisa investir na cultura popular, sem criminalizá-las.

Para analisar todas as propostas de Marina (PSOL), candidata à Prefeitura de São José dos Campos, basta assistir a entrevista completa.



Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Economia

Embraer vende à Aerodata jato Praetor 600 para inspeções em voo

Jato Praetor 600 – Foto: Divulgação/ Embraer
A Embraer anunciou nesta terça-feira (11) a assinatura de um contrato com a Aerodata …

3 minutos atrás
Esporte, Saúde

Governo anuncia plano de vacinação para atletas olímpicos

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (11) a vacinação contra a covid-19 de toda a …

1 hora atrás
Cidades

Centro da Juventude de São José dos Campos recebe revitalização

Foto Claudio Vieira/PMSJC
O Centro da Juventude, localizado na região sul de São José dos Campos, está passando por revitalização e deve …

1 hora atrás
Cidades, Emprego

PAT de Pindamonhangaba oferece 18 vagas de emprego nesta terça-feira

Foto: Divulgação
O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Pindamonhangaba está oferecendo nesta terça-feira (11), um total de 18 oportunidades …

3 horas atrás
Cidades, Emprego

PAT de Guaratinguetá oferece 9 vagas de emprego nesta terça-feira

Foto: Divulgação
O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Guaratinguetá, divulgou nesta terça-feira (11), cerca de 9 vagas de emprego.
De …

3 horas atrás
Cidades, Emprego

PAT de Caraguatatuba está com 31 vagas de emprego nesta terça-feira

Foto: Divulgação/PMC
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba divulgou, nesta terça-feira (11), mais de 31 vagas de emprego na cidade.
Os …

4 horas atrás
Cidades, Emprego

PAT de Jacareí oferece 63 vagas de emprego nesta terça-feira

Foto: Divulgação/PMJ
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Jacareí está oferecendo nesta terça-feira (11), cerca de 63 vagas de emprego …

4 horas atrás
Cidades

Primeira-dama de São Sebastião apresenta Casa PodeRosa ao deputado federal Junior Bozzella

Deputado conhece a equipe do Casa PodeRosa – Foto: Divulgação/ PMSS
A Primeira-dama de São Sebastião, Michelli Veneziani, recebeu na última …

23 horas atrás
Cidades

Prefeitura de Caraguatatuba retoma aulas presenciais na rede municipal de ensino

Foto: Divulgação/PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba retomou nesta segunda-feira (10), as atividades presenciais nas escolas da rede municipal.
Segundo a Secretaria de …

24 horas atrás
Cidades

Estacionamento da Arena Poliesportiva de São José dos Campos está em fase final de obras

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Após a construção dos acessos da Arena Poliesportiva, no Jardim das Indústrias, zona oeste de São José dos …

1 dia atrás