Vice-presidente, Hamilton Mourão, foi questionado por jornalistas – Foto: Agência Brasil
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta sexta-feira (20) que no Brasil “não existe racismo”. Ele deu a declaração ao ser questionado por jornalistas, em Brasília, a comentar o caso de João Alberto Silveira Freitas, 40 anos, homem negro espancado e morto por dois seguranças de um supermercado na noite desta quinta (19) em Porto Alegre.
“Lamentável, né? Lamentável isso aí. Isso é lamentável. Em princípio, é segurança totalmente despreparada para a atividade que ele tem que fazer […] para mim, no Brasil não existe racismo. Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil. Isso não existe aqui”, afirmou Mourão.
Questionado repetidas vezes pelos jornalistas, o vice-presidente negou que o crime possa ter sido motivado por questões raciais.
“Não, eu digo para você com toda a tranquilidade: não tem racismo aqui”, repetiu.
Mourão alegou ainda que o Racismo existe em países como os Estados Unidos e negou novamente que o crime exista no Brasil.
“Eu digo para vocês o seguinte, porque eu morei nos EUA: racismo tem lá. Eu morei dois anos nos EUA, e na escola em que eu morei lá, o ‘pessoal de cor’ andava separado. Eu nunca tinha visto isso aqui no Brasil. Saí do Brasil, fui morar lá, era adolescente e fiquei impressionado com isso aí. Isso no final da década 60. Mais ainda, o pessoal de cor sentava atrás do ônibus, não sentava na frente do ônibus. Isso é racismo. Aqui não existe isso. Aqui você pode pegar e dizer é o seguinte: existe desigualdade. Isso é uma coisa que existe no nosso país”, prosseguiu Mourão.
O soldador João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, negro, foi espancado até a morte por dois seguranças em uma unidade do supermercado Carrefour, em Porto Alegre, na noite desta quinta-feira (19).
As imagens da agressão foram gravadas e circulam nas redes sociais.
Os dois suspeitos, um de 24 anos e outro de 30 anos, foram presos em flagrante.
Um deles é o policial militar Giovani Gaspar da Silva e foi levado para um presídio militar. O outro é o segurança da loja Magno Braz Borges e está em um prédio da Polícia Civil.
A investigação trata o crime como homicídio qualificado. O Carrefour e a polícia não divulgaram os nomes dos agressores.
Andreia de Fátima Gonçalves foi a primeira vacinada – Foto: PMC
A Prefeitura de Caçapava deu início nesta quarta-feira (20) a …
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Pindamonhangaba abriu 18 vagas para bolsas de estudo em curso superior reconhecidos pelo MEC (Ministério da …
Foto: Divulgação/PMJ
O Procon de Jacareí suspendeu o atendimento presencial na cidade por conta da reclassificação do município na fase laranja …
Foto: Ricardo Duarte / SC Internacional
Pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo recebe o Internacional, às 21h30, no …
8 horas atrásFoto: Divulgação
Uma empresa do ramo de Indústria química e produtos de limpeza de São José dos Campos abriu vaga para …
Foto: Divulgação/PMT
A Prefeitura de Taubaté informou nesta quarta-feira (20) que sete estabelecimentos foram multados por descumprirem as regras do toque …
Fiscais da Prefeitura – Foto: Charles de Moura/ PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos informou que durante o primeiro …
Foto: Divulgação/Grupo Ocorrências 24h
Um grupo de empresários e comerciantes realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (19) contra a regressão …
Assinatura das escrituras do bairro Nosso Teto em 2019 – Foto: PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos informou, nesta …
Foto: REUTERS/Ibraheem Al Omari
O representante sul-americano na edição 2020 do Mundial de Clubes, seja Santos ou Palmeiras, terá pela frente …